Pos-graduação

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Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Metodologia

    Online

  • Duração

    9 Mêses

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  • Campus online

    Sim

  • Envio de material didático

    Sim

  • Serviço de informação

    Sim

  • Aulas virtuais

    Sim

A Fileira Vitivinícola em Portugal continua a colocar enormes desafios aos agentes económicos nela envolvidos, particularmente ao nível da valorização comercial dos vinhos produzidos. Fruto de um processo de reconversão vitícola que se vem desenvolvendo ao longo das últimas décadas, foi possível melhorar e consolidar as castas nacionais mais importantes, ao mesmo tempo que se introduziram castas de qualidade, oriundas de outros países, comercialmente vantajosas. A jusante da actividade agrícola, a modernização das estruturas de vinificação, a reestruturação orgânica de muitas empresas do sector, a introdução dos conhecimentos especializados de enólogos, a crescente assunção do vinho como alimento de elevado valor “estético” e funcional, e, finalmente, a aposta determinante em eficazes estratégias de marketing, são factores que vêm contribuindo para o fortalecimento da fileira. Assim, através da única via possível, a via da qualidade, procura-se consolidar o mercado interno, incrementar as vendas nos mercados tradicionais de exportação, e, finalmente, o maior e mais aliciante de todos os desafios, identificar e ocupar “espaços” crescentemente disponíveis, em mercados emergentes.

Apesar da situação globalmente positiva da fileira, atrás identificada, algumas valências devem ser melhoradas e fortalecidas. É nesse âmbito que se reconhece a necessidade de mais conhecimento e de mais investimento em “Marketing”, o que na prática significa que as empresas vitivinícolas devem introduzir o marketing no cerne das suas estruturas organizativas. É no sentido de dar um contributo para o acréscimo do conhecimento ao nível do mercado dos vinhos nacionais, que a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), sita em Refoios, Ponte de Lima, decide lançar a terceira edição da Pós-Graduação em “Marketing de Vinhos”.

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A ter em conta

contribuir para a resolução dos problemas de penetração dos vinhos nacionais em novos mercados, e consolidação nos actuais mercados; desenvolver valências e conhecimento que auxiliem na resolução de problemas específicos da comercialização dos vinhos; fornecer aos formandos um corpo conceptual relevante, que permita a constituição de uma robusta matriz de conhecimento na área do marketing; adquirir e/ou aprofundar competências em marketing de vinhos, particularmente ao nível do desenvolvimento de estudos de mercado, que permitam compreender as estruturas de distribuição e os processos de compra; analisar exemplos de marketing de vinhos, ocorridos em Portugal e noutros países, promovendo, designadamente, uma abordagem do tipo benchmarking; aproximar a comunidade académica, e a investigação em marketing, por si produzida, das empresas vitivinícolas nacionais; utilizar a ESA-IPVC como meio de aglutinar interesses e conhecimento, nomeadamente, favorecendo o encontro e a partilha de informação entre os agentes privados (os principais protagonistas) e as instituições públicas, ou de interesse público23consolidar, a curto prazo, um núcleo de conhecimento de excelência no âmbito do marketing de vinhos (envolvendo formadores, formandos e outros interessados), que possa dar respostas qualificadas a problemas e dificuldades do sector.

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