Pós-graduação em Educação Especial

Pos-graduação

Online

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Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Metodologia

    Online

  • Duração

    2 Semestres

  • Início

    Datas a escolher

  • Campus online

    Sim

  • Envio de material didático

    Sim

  • Serviço de informação

    Sim

  • Aulas virtuais

    Sim

Esta formação impõe-se num mundo em que cada vez se afirma como mais forte a explosão de formas de diversidade; um significativo número de crianças e jovens, de entre as populações escolares de qualquer nível de ensino, apresenta insucesso nas aprendizagens, traduzido muitas vezes, a certa altura do percurso, numa forma mais gravosa – a da desistência e abandono.
Esta Pós-graduação propõe-se oferecer um nível aprofundado de conhecimentos na área e domínios específicos da Educação Especial e promover a capacidade de investigação educacional. O Curso tem a duração de 2 semestres letivos e está organizado segundo o regime de unidades de crédito.

Instalações

Localização

Início

Online

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Proporcionar acesso aos paradigmas, enquadramento legal e conceptual das medidas e recursos de apoio educativo contemporâneas na organização escolar atual;
Promover conhecimentos teórico-práticos no âmbito de problemáticas diversas de que derivam de NEE, especialmente problemas de cognição e motores;
Desenvolver competências em questões gerais e específicas do currículo, em avaliação-diagnóstico e definição de perfis de competências dos alunos com NEE, diferenciação das respostas educativas, organização e gestão das medidas e recursos educativos específicos e em metodologias específicas de ensino-aprendizagem e diversificação de estratégias;
Qualificar para o trabalho em equipa e para uma ação dinâmica nas escolas no sentido do favorecimento de práticas inclusivas.

Educadores e Professores dos diferentes níveis de ensino, psicólogos, educadores sociais, terapeutas.

Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.o ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF;

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Opiniões

Matérias

  • Avaliação
  • Intervenção
  • Administração
  • Gestão
  • Educação Especial
  • Métodos
  • Técnicas
  • Pesquisa Educacional
  • Contexto Escolar
  • Comunicação
  • Profissional

Programa

1º SEMESTRE
  • Modelos de Avaliação e Intervenção nas Perturbações do Domínio Cognitivo
  • Perturbações da Aprendizagem Específicas
  • Administração e Gestão da Educação Especial
  • Currículo: Conceitos e Práticas
  • Métodos e Técnicas em Investigação Educacional
  • Problemas Graves de Comportamento em Contexto Escolar
2º SEMESTRE
  • Modelos de Avaliação e Intervenção nas Perturbações Motoras
  • Perturbações Associadas
  • Comunicação Aumentativa e Alternativa
  • Tecnologias da Informação e Comunicação em Contextos de Educação Inclusiva
  • Seminário de Projeto - Área de Problemas Cognitivos e Motores

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