Ciências da Educação: Educação Especial

Mestrado

Online

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Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Metodologia

    Online

  • Duração

    4 Semestres

  • Início

    Datas a escolher

  • Campus online

    Sim

  • Envio de material didático

    Sim

  • Serviço de informação

    Sim

  • Aulas virtuais

    Sim

O mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial tem a duração de dois anos letivos e está organizado em 4 semestres, fazendo uma gestão equilibrada entre saberes e práticas que visam promover a aquisição/ aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento/ aprimoramento de competências no domínio das Ciências da Educação, mais especificamente na área da educação especial.

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Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

O principal objetivo deste ciclo de estudos é o de preparar docentes ou outros profissionais ligados à área da educação para o exercício de funções em agrupamento de escolas ou escolas não agrupadas e em instituições particulares ou públicas de apoio à população em situação de desvantagem, com competências de análise crítica, de intervenção, de consultoria e de formação, supervisão e avaliação na área das ciências da educação em geral e da educação especial em particular.

Este curso tem como principais objetivos formar especialistas com conhecimentos teóricos e práticos, cujas metodologias e técnicas proporcionem bases sólidas para uma intervenção e investigação no campo educativo em função dos alunos com NEE nos diferentes Domínios. Em particular visa proporcionar aos mestrandos:

A aquisição de conhecimentos e competências científicas que permitam criar condições facilitadoras do desenvolvimento da criança com incapacidade ou em risco de atraso grave de desenvolvimento, promovendo a sua funcionalidade e participação nos diversos contextos de vida.
A capacidade de potenciar a melhoria das interações familiares e o reforço das competências familiares como suporte da sua progressiva capacitação e autonomia, face à problemática da incapacidade.

De acordo com o nº 1, do artigo 17.º, do Decreto-Lei nº 74/2006 , de 24 de março, na última redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei nº 65/2018, de 16 de Agosto, podem candidatar-se ao acesso e ingresso no ciclo de estudos conducente ao grau de mestre (2.º ciclo):

Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
Titulares de grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
Titulares de grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

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  • Psicología
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  • Educação Especial
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Programa

TRONCO COMUM

1º ANO   (1º SEMESTRE)
  • PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E DIMENSÃO SOCIAL
  • FUNDAMENTOS TEÓRICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO
  • AS TIC APLICADAS ÀS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
  • OPÇÃO I
  • METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA I
RAMO: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR

1º ANO   (2º SEMESTRE)
  • METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA II
  • DIFERENCIAÇÃO CURRICULAR, AVALIAÇÃO, PROGRAMAÇÃO E INTERVENÇÃO COM CRIANÇAS E JOVENS COM PERTURBAÇÕES NOS DOMÍNIOS COGNITIVO E MOTOR
  • PERTURBAÇÕES DA LINGUAGEM, LEITURA E ESCRITA NA CRIANÇA COM DÉFICE COGNITIVO E MOTOR
  • REABILITAÇÃO PSICOMOTORA
  • COMPORTAMENTO ADAPTATIVO E ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA
2º ANO   (1 e 2º SEMESTRE)
  • DISSERTAÇÃO
RAMO: DOMÍNIO EMOCIONAL E DA PERSONALIDADE

1º ANO   (2º SEMESTRE)
  • METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA II
  • PROBLEMAS EMOCIONAIS E DO COMPORTAMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
  • INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PROBLEMAS EMOCIONAIS
  • OPÇÃO II
2º ANO   (1º SEMESTRE)
  • DISSERTAÇÃO
RAMO: DOMÍNIO DA INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA

1º ANO   (2º SEMESTRE)
  • METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA II
  • MODELOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM INTERVENÇÃO PRECOCE
  • PRÁTICAS DE PREVENÇÃO EM INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA
  • OPÇÃO II
2º ANO   (1º SEMESTRE)
  • DISSERTAÇÃO

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