EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
Pos-graduação
Online
Descrição
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Tipologia
Pos-graduação
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Metodologia
Online
-
Duração
2 Semanas
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Início
Datas a escolher
-
Campus online
Sim
-
Envio de material didático
Sim
-
Serviço de informação
Sim
-
Aulas virtuais
Sim
Este curso de Pós-Graduação da Universidade Fernando Pessoa permite obter habilitações para a
docência nos grupos de recrutamento da educação especial (910 no continente, 120 e 700 nos
açores, 100.EE, 110.EE e 700.EE na Madeira) e tem como principal objetivo responder aos desafios
colocados aos docentes e seus parceiros na aplicação direta do novo paradigma pedagógico no
desenvolvimento de uma prática eficaz para alunos com necessidades educativas especiais.
Com esta formação especializada nos termos do artigo 3º, alínea a, do Dec. Lei nº 95/97 de 23 de
Abril, pretende-se que os alunos atinjam o seguinte perfil de competências:
Saber adaptar atividades ao ritmo e às dificuldades dos alunos;
Dar resposta aos desafios colocados aos docentes face às Necessidades Educativas Especiais no
domínio Cognitivo e Motor;
Efetuar avaliações educacionais com base em medidas pedagógicas em variados contextos e
integrados em equipas multidisciplinares no âmbito da Educação Especial, tendo por base a
classificação Internacional da funcionalidade (CIF), e a sua aplicabilidade ao Dec. Lei 3/2008;
Desenvolver projetos com indicadores psicopedagógicos, cognitivos, emocionais e motivacionais
no âmbito da intervenção educativa inclusiva;
Conceber, selecionar e analisar materiais de aprendizagem inclusiva inovadora, tendo por base os
mais recentes estudos científicos;
Desenvolver e aplicar métodos específicos de observação, diagnóstico e avaliação em alunos com
necessidades educativas especiais;
Promover um sentido de comunidade, através da facilitação de contactos entre pessoas que
partilham valores e necessidades, de tal forma que criem interdependências mutuamente benéficas;
Mobilizar recursos e apoios, através da construção de sistemas e redes de apoio formais e,
sobretudo, informais que permitam encontrar respostas flexíveis e individualizadas às necessidades
de cada família;
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Docentes Licenciados do Pré-escolar e dos Ensinos Básico e Secundário;
Psicólogos, Técnicos de Serviço Social, Terapeutas e outros Profissionais interessados na área.
Acreditado de acordo com a legislação em vigor, pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua de Professores: 10 créditos para efeito de Formação Contínua.
Opiniões
Matérias
- Desenvolvimento
- Aprendizagem
- DIMENSÃO SOCIAL
- Especialização
- Educação Especial
- Prolongado
- ESPECIAIS
- Programação
- NUMA SALA
- Técnicas
- Informação
- Comunicação
- TIC
Programa
FORMAÇÃO GERAL EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
- EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
- EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E DIMENSÃO SOCIAL
- EDUCAÇÃO ESPECIAL
- NECESSIDADE EDUCATIVAS ESPECIAIS DE CARÁTER PROLONGADO
- AVALIAÇÃO, PROGRAMAÇÃO E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO NUMA SALA DE AULA INCLUSIVA
- COMPORTAMENTO ADAPTIVO E ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA
- AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC
- PERTURBAÇÕES DA LINGUAGEM, LEITURA E ESCRITA
- TEORIAS PSICOSSOCIAIS E REABILITATIVAS
- TVA - TRANSIÇÃO PARA A VIDA ADULTA NAS POPULAÇÕES ESPECIAIS
- METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO
- SEMINÁRIO DE PROJETO/PROJETO FINAL
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