Estratégias alternativas para a prática da expressão musical
Curso
Online
Descrição
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Tipologia
Curso
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Nível
Intermediário
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Metodologia
Online
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Horário de aulas
25h
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Duração
Flexível
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Início
Datas a escolher
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Campus online
Sim
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Envio de material didático
Sim
-
Serviço de informação
Sim
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Aulas virtuais
Sim
Face às dificuldades sentidas pelos educadores e professores de 1º ciclo em implementarem atividades musicais, esta ação de formação visa fornecer-lhes um conjunto de vivências, proporcionar uma mudança de práticas e de procedimentos dos mesmos e providenciar um contacto com diferentes ferramentas de trabalho que lhes permitam uma abordagem estruturada da Expressão Musical.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Adquirir vivências dinâmicas e criativas da música;
Tomar consciência das potencialidades inerentes à expressão musical;
Conseguir promover mudanças de práticas na utilização de instrumentos musicais, exploração do corpo e expressão corporal;
Adaptar os conhecimentos práticos, numa perspetiva pedagógica, ao desenvolvimento de atividades musicais elementares;
Desenvolver a capacidade de reagir esteticamente à música;
Elaborar projetos de inovação pedagógica com produção de materiais didáticos.
Opiniões
Matérias
- Musical
- Metodologias
- Ensino
- Aprendizagem
- Comunicação
- Operacional
- Teórico
- Prático
- Profissional
- Quantitativo
Programa
Conteúdos programáticos
- A Expressão Musical: perspetivas curriculares;
- O jogo na expressão musical;
- Metodologias de Ensino/ Aprendizagem da Expressão Musical;
- O Movimento como forma de comunicação e facilitador da compreensão musical;
- Obras didáticas para propostas de atividades musicais;
- Os instrumentos musicais: que utilidade? Propostas de exploração;
- A audição como elemento base das atividades musicais.
- Metodologias de realização da ação
Nesta ação será seguida uma metodologia participada por todos os intervenientes, através de sessões teóricas/práticas, visando a interiorização e domínio das atividades sugeridas através das propostas de trabalho, possibilitando a aquisição de vivências e competências musicais.
Avaliação dos formandos
Avaliação contínua. Terá em conta a sua participação nas diferentes tarefas realizadas no decorrer da ação (60% - participação ativa nas diferentes atividades e 40% - proposta de trabalho de uma atividade musical).
Tal como definido pelo Despacho n.º 4595/2015, de maio de 2015, os formandos serão avaliados quantitativamente numa escala de 1 a 10 valores.
Estratégias alternativas para a prática da expressão musical