Educação, Memória e Herança Cultural

Pos-graduação

Online

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Metodologia

    Online

  • Duração

    2 Semestres

  • Início

    Datas a escolher

  • Campus online

    Sim

  • Envio de material didático

    Sim

  • Serviço de informação

    Sim

  • Aulas virtuais

    Sim

O Norte de Portugal, nomeadamente o Alto Minho, proporciona a exploração de um vasto Património Cultural (Educativo, Religioso, Imaterial), cuja herança assume um caráter de elevado valor no âmbito regional. Assim, é importante a implementação de uma formação especializada, sustentada por um sólido quadro de investigação científica fundamental e aplicada, que apoie a inventariação exaustiva destes saberes, memórias e vestígios do passado. Não menos importantes são os protagonistas da recolha desses testemunhos, partindo de fontes escritas, cartográficas e orais, construindo e inventariando arquivos com memórias da educação, para a salvaguarda da Herança Cultural.

Pretende-se, desta forma, que a Pós-Graduação em Educação, Memória e Herança Cultural prepare agentes capazes de dialogar com parceiros das áreas da museologia, ciências da informação, patrimónios e heranças, memórias da educação, design, arquivos públicos e familiares e história oral. E também de intervir fundamentalmente e de forma construtiva no campo do património tangível e das memórias, perspetivando uma formação que potencie a Educação Cultural, Social e Histórica de excelência.

Instalações

Localização

Início

Online

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Promover uma consciência ativa no reconhecimento das heranças culturais, assim como uma formação integrada das áreas de museologia, ciências da informação, arquivos e heranças educativas;
Analisar as potencialidades documentais de memórias locais e regionais, habilitando os formandos para a recolha e tratamento de fontes escritas e orais, assim como potenciando o estudo de memórias educativas e patrimónios materiais e imateriais;
Problematizar, pela via da evolução diacrónica, as matrizes educacionais e conceptualizar projetos integrados para o desenvolvimento educativo e cultural.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Matérias

  • Medieval
  • Cultural moderno
  • Memória
  • Educação
  • Ciencia
  • Política
  • História
  • Culturas Contemporâneas
  • Administração
  • Profissional

Programa

1º Semestre
  • Heranças Culturais Medievas e Modernas6
  • História do Ensino e da Educação em Portugal6
  • Património, Memória e Educação I6
  • Fontes Escritas e Orais6
  • Seminário I (Museologia da Educação, Ciências da Informação e Patrimónios e Heranças)6
  • TOTAL30
2ºsemestre
  • Memória Educativa da História Política Contemporânea6
  • Sociedades e Culturas Contemporâneas6
  • Património, Memória e Educação II6
  • Seminário II (Memórias da Educação, Design, Arquivos Públicos e Familiares e História Oral)6
  • Opção 1: Administração e Sistemas Educativos 6
  • Opção 2: Alfabetização e Escolarização6
  • TOTAL30

Educação, Memória e Herança Cultural

Preço para verificar