Educação Literária e Literatura para a Infância e Juventude
Pos-graduação
Online
Descrição
-
Tipologia
Pos-graduação
-
Metodologia
Online
-
Duração
2 Semestres
-
Início
Datas a escolher
-
Campus online
Sim
-
Envio de material didático
Sim
-
Serviço de informação
Sim
-
Aulas virtuais
Sim
A Pós Graduação em Educação Literária e Literatura para a Infância e Juventude apresenta-se como uma resposta às necessidades de formação especializada na área sentidas no terreno: creches, jardins de infância, escolas básicas, bibliotecas escolares e bibliotecas públicas, ATLs, e outros espaços de intervenção pedagógica.
Com efeito, a proliferação editorial para a infância, aliada às recentes diretrizes governamentais no domínio da Educação literária, contrastam com a escassa oferta de formação de mediadores em geral, e de docentes em particular.
Esta pós graduação alia um conjunto diversificado de aproximações ao livro literário para a infância e juventude (género, ilustração, edição…) a uma componente prática de experimentação de técnicas de abordagem a este produto estético, sob o ponto de vista artístico, formativo e afetivo, constituindo, deste modo, um importante meio de formação para todos aqueles que, conscientes do poder da leitura, procuram respostas para aproximar o livro do seu leitor preferencial, numa perspetiva de formação não apenas leitora e literária, mas também de cidadania ativa.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Capacitar os estudantes para a criação de ambientes ricos e estimulantes em torno do livro literário, tendo por base o potencial temático, artístico e afetivo da Literatura Infantojuvenil, no sentido de associar experiências positivas à leitura;
Capacitar os estudantes para a elaboração de materiais de apoio à leitura orientada, tendo por base os princípios da educação literária;
Dotar os estudantes de ferramentas que lhes permitam criar e implementar projetos originais permeados pela literatura de potencial receção leitora infantil, em contextos diversos;
Contribuir, junto dos estudantes, para o desenvolvimento de uma postura ativa no seu papel de mediadores de leitura, através da criação da necessidade leitora;
Fornecer aos estudantes meios de atualização permanente no que respeita à investigação na área, bem como ferramentas de índole diversa que lhes permitam potenciar o livro e a leitura literária juntos dos seus destinatários preferenciais.
Opiniões
Matérias
- Educação Literária
- Temática
- Mediação
- Literatura
- Pesquisa
- Metodologias
- Expressão Artística
- Oficina
- Leitura Literária
- Meio ambiente
- Profissional
Programa
- Educação literária e tendências temáticas e discursivas da literatura para a infância e juventude6
- A mediação leitora e a pragmática do texto literário para a infância e juventude6
- Lugares e Gestos associados à Literatura para a Infância e Juventude6
- Metodologias de Investigação em Educação6
- Expressões Artísticas e Educação Literária6
- A Educação Literária na Era Digital6
- Da produção à receção: oficinas temáticas6
- Opção (cf. Quadro)4
- A Leitura Literária como Projeto8
- Educação Literária em ambiente familiar4
- Literatura Infantil e Património Popular4
Educação Literária e Literatura para a Infância e Juventude