Português como língua segunda e estrangeira

Licenciatura

Em Lisboa

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Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Lisboa

  • Início

    Datas a escolher

1) Aprofundar conhecimentos e competências de análise e comunicação em Língua Portuguesa adquiridos na licenciatura;
2) Adquirir competências de investigação e de reflexão crítica sobre problemáticas contemporâneas em educação e ensino de línguas, especialmente do Português;
3) Adquirir uma compreensão integrada da Educação no mundo contemporâneo;
4) Adquirir competências para participar em estratégias concertadas de cooperação para o desenvolvimento, no âmbito lusófono;
5) Desenvolver conhecimentos aprofundados sobre as problemáticas e os requisitos do ensino de línguas segundas ou estrangeiras, inclusive em contextos multilingues e, ou, multiculturais;
6) Adquirir competências de aplicação de instrumentos metodológicos de análise, produção e comunicação didáticas a situações de conceção e desempenho de estratégias de ensino/aprendizagem, adequadas ao ensino do Português como língua segunda ou língua estrangeira;
7) Desenvolver capacidade de análise, exposição e síntese na oralidade e na escrita, relativamente às temáticas em apreço;
8) Adquirir competências teóricas e metodológicas de investigação necessárias à produção de uma dissertação obedecendo aos padrões de qualidade académica.Consultar o edital de candidatura disponível em Duração: 3 semestres
Créditos totais: 93 créditos (60 em unidades curriculares + 33 na componente não letiva)
Modalidades de componente não letiva: Dissertação, Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.
Número de créditos em regime de opção livre: 20 créditos (o aluno pode realizar 20 créditos em regime de opção livre em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH/NOVA, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo.).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações

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Lisboa
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Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Duração: 3 semestres
Créditos totais: 93 créditos (60 em unidades curriculares + 33 na componente não letiva)
Modalidades de componente não letiva: Dissertação, Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.
Número de créditos em regime de opção livre: 20 créditos (o aluno pode realizar 20 créditos em regime de opção livre em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH/NOVA, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo.) ação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica...

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Opiniões

Programa

Nome
Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira - 1. semestre
Literaturas e Culturas dos Países de Língua Portuguesa - 2. semestre
Textualidade e Educação - 1. semestre
Nome
Análise e Produção de Materiais Didáticos - 2. semestre
Educação e Multiculturalismo - 1. e 2. semestre
Ensino à Distância: Teoria e Prática
Nome
Dissertação em Português como Língua Segunda e Estrangeira
Estágio com Relatório em Português como Língua Segunda e Estrangeira
Trabalho de Projeto em Português como Língua Segunda e Estrangeira

Informação adicional

Regulamento de Avaliação disponível na intranet. 1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da componente curricular do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação, ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.

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