Organização e gestão de compras
Curso
Em Lisboa
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Nível
Intermediário
-
Local
Lisboa
-
Horário de aulas
18h
-
Duração
Flexível
A função de Gestão de Compras reveste-se de especial importância para uma empresa num contexto de concorrência crescente em mercados cada vez mais maduros. A economia de recursos e novos mecanismos de geração de valor, para além do preço de aquisição, são de importância primordial quando se trata
de eficiência e sustentabilidade futura das empresas. Tais mecanismos passam, necessariamente, por novos modelos de compras, por um relacionamento mais definido e por uma gestão mais exigente dos fornecedores. Deste modo, o objetivo deste curso é fazer com que os formandos adquiram ou melhorem conhecimentos sobre a organização e gestão de compras,
nomeadamente quanto às suas melhores práticas de gestão e execução, modelos de relacionamento com fornecedores e modelos de avaliação sistemática dos fornecedores.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
O conteúdo desta formação tem aplicação na contextualização da função de Gestão de Compras no âmbito da empresa, na seleção, gestão e avaliação de fornecedores e na execução do aprovisionamento. Como implementar um modelo de avaliação de fornecedores e desenvolver modelos de execução de aprovisionamento, com o objetivo de concretizar todo o potencial valor que o fornecedor pode aportar.
Pretende-se que no final da ação, os participantes tenham adquirido competências que lhes permitam:
− Estruturar e racionalizar as compras em estreita interligação com os outros sectores da organização
− Criar uma base de fornecedores eficaz, que potencie a redução de custos
− Analisar economicamente propostas de fornecedores e alcançar os objetivos da organização através de uma análise otimizada do mercado e de uma negociação e contratação eficazes
− Gestores de compras
− Profissionais que tenham necessidade de negociar com fornecedores ou de os avaliar
− Pessoas que pretendam adquirir novos conhecimentos sobre a matéria.
Opiniões
Matérias
- Estratégicas
- Tradicionais
- Gestão
- Gestão Escolar
- Gestão Fiscal
- Gestão Geral
- Gestão Liderança
- Gestão Hoteleira
- Gestão Marketing
- Gestão Moderna
- Gestão Online
Programa
Módulo 1 - A Envolvente da Gestão de Compras.
- A Evolução das Compras Tradicionais para as Compras Estratégicas
- Modelos Tradicionais e Modelos Futuros.
- A Conjuntura do Mercado
- A evolução da maturidade da função de compras e o conceito de Business Partner
- As Novas Ferramentas (e-Business, eProcurement, e-Purchasing e e Marketplace)
- O Enquadramento com as Políticas da Empresa
- Onde se encaixam as Compras na Estratégia da Empresa
- A importância das Compras no negócio
- A redução de custos das Compras e a inovação tecnológica
- O Novo Processo de Gestão de Compras
- Gestão de compras versus gestão de stocks
- Modelos de Aprovisionamento
- Elementos de gestão de aprovisionamentos
- Aprovisionamento contínuo e periódico
- Aprovisionamento de reposição
- A estrutura organizacional das Compras
- Factores que influenciam a posição das Compras; dentro da organização
- Níveis de tarefas, responsabilidades e autoridade
- Estrutura de recursos humanos nas Compras
- A relação com os mercados
- Identificar as especificações
- Selecionar fornecedores;
- A contratação
- Encomendar
- Recepção de bens e serviços
- "Follow-up" e avaliação do processo de Compras
- A relação com os mercados
- As Compras e o desenvolvimento de novos produtos
- Benefícios e riscos do envolvimento prévio das Compras
- As Compras e o Controle de Qualidade
- Assegurar a qualidade dos fornecedores
- Testar a qualidade do fornecedor: Métodos Diagnósticos
- Implementar processos para assegurar a qualidade dos fornecedores: Consequências para as Compras.
- Orientações e desenvolvimentos no sector dos Serviços
- Compra de serviços: Definições e tipologia
- Rumo a Compras mais eficazes
- Service Level Agreements (SLA's.)
- Fatores que influenciam a medição de performance das Compras
- Porquê medir a performance das Compras; Problemas na medição e avaliação da performance das Compras
- O que deve ser Medido? A auditoria de Compras como ferramenta de Gestão;
- Estabelecer um sistema de avaliação da performance das Compras
Organização e gestão de compras