Organização e gestão de compras

Curso

Em Lisboa

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Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Nível

    Intermediário

  • Local

    Lisboa

  • Horário de aulas

    18h

  • Duração

    Flexível

A função de Gestão de Compras reveste-se de especial importância para uma empresa num contexto de concorrência crescente em mercados cada vez mais maduros. A economia de recursos e novos mecanismos de geração de valor, para além do preço de aquisição, são de importância primordial quando se trata
de eficiência e sustentabilidade futura das empresas. Tais mecanismos passam, necessariamente, por novos modelos de compras, por um relacionamento mais definido e por uma gestão mais exigente dos fornecedores. Deste modo, o objetivo deste curso é fazer com que os formandos adquiram ou melhorem conhecimentos sobre a organização e gestão de compras,
nomeadamente quanto às suas melhores práticas de gestão e execução, modelos de relacionamento com fornecedores e modelos de avaliação sistemática dos fornecedores.

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A ter em conta

O conteúdo desta formação tem aplicação na contextualização da função de Gestão de Compras no âmbito da empresa, na seleção, gestão e avaliação de fornecedores e na execução do aprovisionamento. Como implementar um modelo de avaliação de fornecedores e desenvolver modelos de execução de aprovisionamento, com o objetivo de concretizar todo o potencial valor que o fornecedor pode aportar.
Pretende-se que no final da ação, os participantes tenham adquirido competências que lhes permitam:
− Estruturar e racionalizar as compras em estreita interligação com os outros sectores da organização
− Criar uma base de fornecedores eficaz, que potencie a redução de custos
− Analisar economicamente propostas de fornecedores e alcançar os objetivos da organização através de uma análise otimizada do mercado e de uma negociação e contratação eficazes

− Gestores de compras
− Profissionais que tenham necessidade de negociar com fornecedores ou de os avaliar
− Pessoas que pretendam adquirir novos conhecimentos sobre a matéria.

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  • Gestão Marketing
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  • Gestão Online

Programa

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 - A Envolvente da Gestão de Compras.
  • A Evolução das Compras Tradicionais para as Compras Estratégicas
  • Modelos Tradicionais e Modelos Futuros.
  • A Conjuntura do Mercado
  • A evolução da maturidade da função de compras e o conceito de Business Partner
  • As Novas Ferramentas (e-Business, eProcurement, e-Purchasing e e Marketplace)
Módulo 2 - O Enquadramento Estratégico da Gestão de Compras.
  • O Enquadramento com as Políticas da Empresa
  • Onde se encaixam as Compras na Estratégia da Empresa
  • A importância das Compras no negócio
  • A redução de custos das Compras e a inovação tecnológica
  • O Novo Processo de Gestão de Compras
  • Gestão de compras versus gestão de stocks
Módulo 3 - Gestão de stocks
  • Modelos de Aprovisionamento
  • Elementos de gestão de aprovisionamentos
  • Aprovisionamento contínuo e periódico
  • Aprovisionamento de reposição
Módulo 4 - Ficar Organizado para Comprar.
  • A estrutura organizacional das Compras
  • Factores que influenciam a posição das Compras; dentro da organização
  • Níveis de tarefas, responsabilidades e autoridade
  • Estrutura de recursos humanos nas Compras
  • A relação com os mercados
Módulo 5 - O Processo de Gestão das Compras
  • Identificar as especificações
  • Selecionar fornecedores;
  • A contratação
  • Encomendar
  • Recepção de bens e serviços
  • "Follow-up" e avaliação do processo de Compras
  • A relação com os mercados
Módulo 6 - Desenvolvimento de Novos Produtos e Controle de Qualidade.
  • As Compras e o desenvolvimento de novos produtos
  • Benefícios e riscos do envolvimento prévio das Compras
  • As Compras e o Controle de Qualidade
  • Assegurar a qualidade dos fornecedores
  • Testar a qualidade do fornecedor: Métodos Diagnósticos
  • Implementar processos para assegurar a qualidade dos fornecedores: Consequências para as Compras.
Módulo 7 - Fundamentos para Aquisição de Serviços
  • Orientações e desenvolvimentos no sector dos Serviços
  • Compra de serviços: Definições e tipologia
  • Rumo a Compras mais eficazes
  • Service Level Agreements (SLA's.)
Módulo 8 - Medição da Performance das Compras
  • Fatores que influenciam a medição de performance das Compras
  • Porquê medir a performance das Compras; Problemas na medição e avaliação da performance das Compras
  • O que deve ser Medido? A auditoria de Compras como ferramenta de Gestão;
  • Estabelecer um sistema de avaliação da performance das Compras

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