Momentos musicais em Creche e em Jardim de Infância
Curso
Online
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Nível
Intermediário
-
Metodologia
Online
-
Horário de aulas
25h
-
Duração
Flexível
-
Início
Datas a escolher
-
Campus online
Sim
-
Envio de material didático
Sim
-
Serviço de informação
Sim
-
Aulas virtuais
Sim
Esta ação de formação resulta da identificação de necessidades por parte de educadores de infância nos contextos de Creche e Jardim de Infância no que à música diz respeito bem como a existência residual de formações nesta área. Pretende-se que esta formação de cariz essencialmente prático, contribua para uma reflexão crítica sobre estratégias para a implementação de momentos musicais.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
- Adquirir estratégias para implementar momentos musicais em contexto de Creche e Jardim de infância;
- Ouvir ativamente e interpretar canções de géneros e origens culturais diferenciadas;
- Valorizar o som e o silêncio na vivencia musical;
- Identificar e reproduzir conceitos básicos: ritmo, melodia, dinâmica, timbre e forma;
- Explorar a música através de movimento corporal de diferentes modos, e métricas;
- Improvisar e criar ambientes sonoros tendo em conta diferentes estímulos utilizando distintos recursos sonoros.
Opiniões
Matérias
- Crítico
- Análise
- Compositor
- Dramatização
- Gêneros musicais
- Música Clássica
- Jazz
- Fado
- Bossa Nova
- Rock
- Pop
- Rap
Programa
Conteúdos programáticos
- Música de/para bebés:
- Análise crítica de reportório de canções e peças musicais tendo em consideração os seguintes parâmetros: título, tema, compositor, intérprete, instrumentos musicais, original/cover, relação do ritmo com o texto, relações entre texto e melodia, estúdio/ao vivo;
- Dramatização e criação coletiva relacionando as canções e peças musicais com objetos (lenços, panos, bolas, fantoches, entre outros);
- Géneros musicais;
- Conhecimento e exploração de géneros musicais como a música erudita, o jazz, o fado, a bossa nova, o rock, o pop e o rap através de estratégias dinâmicas com utilização do movimento corporal e de objetos sonoros;
- Reconhecimento da importância do contato com peças musicais de origens culturais contrastantes (música oriental e africana).
- Audição ativa: ritmo, melodia, dinâmica, timbre e forma:
- Jogos de polirritmia com nomes dos participantes da ação;
- Exploração de sons ascendentes e descendentes com legato, staccato e portamento;
- Realização de exercícios com dinâmica contrastante: pp,mf,f.
- Execução de frases rítmicas em divisão binária e divisão ternária com objetos contrastantes (metal, plástico, papel) para a vivência tímbrica.
- Concretização de pequenas danças para o reconhecimento da forma binária (AB) e rondó (A,B,A,C,A,D,A,F...).
- Movimento como elemento de exploração de diferentes modos e métricas:
- Reconhecimento do grupo e do espaço;
- Improvisação com panos e movimento com as diferentes métricas trabalhadas;
- Interpretação a nível vocal e instrumental de canções e peças musicais e modo maior e modo menor.
- Criação Musical com objetos sonoros:
- Construção de materiais pedagógicos: audições programadas/musicogramas e pequenas peças musicais utilizando objetos sonoros.
Metodologias de realização da ação
De cariz teórico-prático considera-se pertinente que as metodologias da ação evidenciem os conteúdos programáticos através de vivências e práticas a nível individual e em grupo abordando os distintos domínios.
Avaliação dos formandos
Avaliação assumirá o regime de avaliação contínua. Terá em consideração a participação ativa do formando nas diferentes tarefas propostas na ação de formação (40% da avaliação final corresponde à participação nas diferentes atividades e 60% à realização e implementação de uma atividade musical).
Momentos musicais em Creche e em Jardim de Infância