Momentos musicais em Creche e em Jardim de Infância

Curso

Online

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Nível

    Intermediário

  • Metodologia

    Online

  • Horário de aulas

    25h

  • Duração

    Flexível

  • Início

    Datas a escolher

  • Campus online

    Sim

  • Envio de material didático

    Sim

  • Serviço de informação

    Sim

  • Aulas virtuais

    Sim

Esta ação de formação resulta da identificação de necessidades por parte de educadores de infância nos contextos de Creche e Jardim de Infância no que à música diz respeito bem como a existência residual de formações nesta área. Pretende-se que esta formação de cariz essencialmente prático, contribua para uma reflexão crítica sobre estratégias para a implementação de momentos musicais.

Instalações

Localização

Início

Online

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

- Adquirir estratégias para implementar momentos musicais em contexto de Creche e Jardim de infância;
- Ouvir ativamente e interpretar canções de géneros e origens culturais diferenciadas;
- Valorizar o som e o silêncio na vivencia musical;
- Identificar e reproduzir conceitos básicos: ritmo, melodia, dinâmica, timbre e forma;
- Explorar a música através de movimento corporal de diferentes modos, e métricas;
- Improvisar e criar ambientes sonoros tendo em conta diferentes estímulos utilizando distintos recursos sonoros.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Matérias

  • Crítico
  • Análise
  • Compositor
  • Dramatização
  • Gêneros musicais
  • Música Clássica
  • Jazz
  • Fado
  • Bossa Nova
  • Rock
  • Pop
  • Rap

Programa

Conteúdos programáticos

  • Música de/para bebés:
    1. Análise crítica de reportório de canções e peças musicais tendo em consideração os seguintes parâmetros: título, tema, compositor, intérprete, instrumentos musicais, original/cover, relação do ritmo com o texto, relações entre texto e melodia, estúdio/ao vivo;
    2. Dramatização e criação coletiva relacionando as canções e peças musicais com objetos (lenços, panos, bolas, fantoches, entre outros);
  • Géneros musicais;
    1. Conhecimento e exploração de géneros musicais como a música erudita, o jazz, o fado, a bossa nova, o rock, o pop e o rap através de estratégias dinâmicas com utilização do movimento corporal e de objetos sonoros;
    2. Reconhecimento da importância do contato com peças musicais de origens culturais contrastantes (música oriental e africana).
  • Audição ativa: ritmo, melodia, dinâmica, timbre e forma:
    1. Jogos de polirritmia com nomes dos participantes da ação;
    2. Exploração de sons ascendentes e descendentes com legato, staccato e portamento;
    3. Realização de exercícios com dinâmica contrastante: pp,mf,f.
    4. Execução de frases rítmicas em divisão binária e divisão ternária com objetos contrastantes (metal, plástico, papel) para a vivência tímbrica.
    5. Concretização de pequenas danças para o reconhecimento da forma binária (AB) e rondó (A,B,A,C,A,D,A,F...).
  • Movimento como elemento de exploração de diferentes modos e métricas:
    1. Reconhecimento do grupo e do espaço;
    2. Improvisação com panos e movimento com as diferentes métricas trabalhadas;
    3. Interpretação a nível vocal e instrumental de canções e peças musicais e modo maior e modo menor.
  • Criação Musical com objetos sonoros:
    1. Construção de materiais pedagógicos: audições programadas/musicogramas e pequenas peças musicais utilizando objetos sonoros.

Metodologias de realização da ação

De cariz teórico-prático considera-se pertinente que as metodologias da ação evidenciem os conteúdos programáticos através de vivências e práticas a nível individual e em grupo abordando os distintos domínios.

Avaliação dos formandos

Avaliação assumirá o regime de avaliação contínua. Terá em consideração a participação ativa do formando nas diferentes tarefas propostas na ação de formação (40% da avaliação final corresponde à participação nas diferentes atividades e 60% à realização e implementação de uma atividade musical).

Momentos musicais em Creche e em Jardim de Infância

Preço para verificar