MESTRADO EM PSICOLOGIA INFANTIL E ADOLESCENTE + MESTRADO EM PEDAGOGIA MONTESSORI
Mestrado
Online
Descrição
-
Tipologia
Mestrado
-
Metodologia
Online
-
Horário de aulas
600h
-
Duração
1 Ano
-
Campus online
Sim
-
Serviço de informação
Sim
-
Tutor pessoal
Sim
O Programa está especialmente desenhado para aquelas pessoas que estão interessadas em adquirir conhecimentos sobre Psicologia Infantil e Adolescente e Pedagogia Montessori e que queiram garantir um percurso ascendente nesta área, com uma especial elevação e consolidação de competências.
Permite conhecer os fundamentos do método Montessori, o desenvolvimento do ser humano, as sensibilidades e necessidades das crianças, a proposta pedagógica, brincar para aprender, as atividades Montessori, a psicologia, o ventre materno, o nascimento e os primeiros dias, a infância, o apego e a relação com os pais, o desenvolvimento da linguagem, a evolução da personalidade e o adolescente e o seu entorno. Além disso, no final de cada unidade didática o aluno encontrará exercícios de autoavaliação que lhe permitirá fazer um seguimento do curso de forma autônoma.
Informação importante
Documentos
- PTEBS018.pdf
Preço para usuários Emagister:
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Uma vez finalizados os estudos e feitas as avaliações, o aluno receberá um diploma que certifica o “MESTRADO EM PSICOLOGIA INFANTIL E ADOLESCENTE + MESTRADO EM PEDAGOGIA MONTESSORI”, de ELBS BUSINESS SCHOOL, avaliada por nossa condição de sócios da CECAP, máxima instituição espanhola em formação e qualidade. Os diplomas também trazem o selo de Notário Europeu, que atesta a validade, conteúdo e autenticidade do título em nível nacional e internacional.
Opiniões
Matérias
- Psicologia Infantil
- Nascimento
- A infância
- Apego
- Jogo
- Autoestima
- Pedagogia Montessori
Programa
UNIDADE DIDÁTICA 1. O VENTRE MATERNO
1. Desenvolvimento pré-natal
2. Fatores prejudiciais para o feto
3. Influências maternas
4. Influências paternas
5. Complicações da gravidez
UNIDADE DIDÁTICA 2. NASCIMENTO E PRIMEIROS DIAS
1. Tipos de parto
2. Depressão pós-parto
3. Comportamento do neonato
4. Sentidos e perceção do bebé
5. Cerébro e sistema nervoso
UNIDADE DIDÁTICA 3. A INFÂNCIA
1. Infância do infante
2. Crescimento e mudança física
3. Habilidades motoras
4. Desenvolvimento intelectual do bebé
5. Desenvolvimento dos processos cognitivos básicos e elevados
UNIDADE DIDÁTICA 4. O APEGO E A RELAÇÃO COM OS PAIS
1. Início das relações sociais
2. Necessidades de contato social
3. Descoberta do apego
4. Complicações no desenvolvimento e no apego
5. Como o apego da infância afeta a idade adulta?
6. Criação
7. Maus tratos na infância
UNIDADE DIDÁTICA 5. OUTRAS RELAÇÕES SOCIAIS
1. Relações familiares
2. Relações com outras crianças
3. Ciúmes na infância
UNIDADE DIDÁTICA 6. O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
1. Antes da linguagem
2. Etapas do desenvolvimiento linguístico
3. Teorias sobre a aquisição da linguagem em bebés
4. Categorias da palavras na linguagem infantil
UNIDADE DIDÁTICA 7. A EVOLUÇÃO DA PERSONALIDADE
1. Personalidade do infante
2. Teoria psicoanalítica de Sigmund Freud
3. Teoria do desenvolvimento psicossocial
4. Teoria da aprendizagem social (TAS)
5. Desenvolvimiento cognitivo de Lawrence Kohlberg e a moral infantil
UNIDADE DIDÁTICA 8. OS JOGO, UM FATOR IMPORTANTE DURANTE A INFÂNCIA
1. Jogos e aprendizagem
2. Desenho infantil
UNIDADE DIDÁTICA 9. A AUTOESTIMA NA CRIANÇA
1. Pirâmide de Maslow
2. Indicadores de baixa e alta autoestima
3. Desenvolvimento do autoconceito
UNIDADE DIDÁTICA 10. A PRÉ-ADOLESCÊNCIA
1. Crescimento físico
2. Desenvolvimento intelectual na pré-adolescência
3. Estrutura da linguagem
4. Desenvolvimento moral
5. Personalidade do pré-adolescente
6. Socialização do pré-adolescente
UNIDADE DIDÁTICA 11. O ADOLESCENTE E O SEU ENTORNO
1. Evolução psicológica e mental
2. Desenvolvimento da personalidade
3. Redes sociais
UNIDADE DIDÁTICA 12. SEPARAÇÃO DOS PAIS
1. Divórcio
2. Acompanhamento dos filhos durante o divórcio
3. Transtornos associados a separação
PARTE 2. PEDAGOGIA MONTESSORI
UNIDADE DIDÁTICA 1. CONTEXTO HISTÓRICO
1. Maria Montessori
2. Precursores das novas pedagogias
3. Pedagogia Montessori na atualidade
UNIDADE DIDÁTICA 2. FUNDAMENTOS DO MÉTODO MONTESSORI
1. Características da abordagem Montessori
2. Princípios pedagógicos
3. Áreas de trabalho e lições
UNIDADE DIDÁTICA 3. DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO
1. Tendências humanas
2. Etapas do desenvolvimento
3. Planos mentais
4. Mente especialista
UNIDADE DIDÁTICA 4. SENSIBILIDADES E NECESSIDADES DAS CRIANÇAS
1. Períodos sensíveis
2. Necessidades
UNIDADE DIDÁTICA 5. PROPOSTA PEDAGÓGICA: A CRIANÇA E O GUIA
1. Aulas Montessori
2. Centro do processo de aprendizagem
3. Papel do adulto
UNIDADE DIDÁTICA 6. PROPOSTA PEDAGÓGICA: O AMBIENTE E O MATERIAL
1. Ambiente preparado
2. Materiais didáticos
UNIDADE DIDÁTICA 7. METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM
1. O jogo como ferramenta
2. Resolução de conflitos
3. Erdkinder
UNIDADE DIDÁTICA 8. MONTESSORI EM CASA
1. Montessori como estilo de vida
2. Limites
UNIDADE DIDÁTICA 9. ATIVIDADES MONTESSORI
1. Vida prática
2. Educação sensorial
3. Linguagem
4. Escrita
5. Leitura
6. Localização do tempo
7. Geografia
8. Matemática
9. Ciências
MESTRADO EM PSICOLOGIA INFANTIL E ADOLESCENTE + MESTRADO EM PEDAGOGIA MONTESSORI