Marketing management - 3ª edição

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A globalização da economia e as inovações tecnológicas exigem por parte das empresas / organizações uma orientação total para a compreensão e satisfação das necessidades do consumidor final como forma de se diferenciarem, acrescentarem valor e com isso ganharem vantagens competitivas. Pelo que, as organizações necessitam, cada vez mais, de profissionais qualificados nas áreas do Marketing, áreas que se encontram em constante evolução.
A proposta de valor reside no facto de este Master encontrar-se estruturado de uma forma modular, acoplando áreas de especialização e um projeto. Outro aspeto diferenciador reside no foco no participante, sendo que este curso foi desenhado para responder às suas necessidades, permitindo a conciliação entre a vida pessoal e profissional com a exigência de uma proposta de valor de excelência, em horário compatível com a permanência na empresa. As unidades que formam a estrutura curricular podem ainda ser creditadas no Mestrado em Marketing ou, parcialmente, no Mestrado em Gestão, em caso de admissão a estes ciclos de estudos.

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Plano de estudos

Marketing Estratégico (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS) - O marketing estratégico tem como objectivo definir a proposta de valor e o posicionamento de uma organização ou de um produto/ serviço no mercado onde compete. Este módulo compreende a análise de temas na área do planeamento estratégico vs. de marketing; estratégia de marketing; plano de marketing; análise de mercado; identificação dos segmentos de mercado e selecção de alvos; diferenciação e posicionamento; desenvolvimento de novos produtos; processo de internacionalização e oferta no mercado global.

Marketing Operacional (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS) - A ênfase do módulo do marketing operacional é na atuação e comportamento das variáveis do Marketing mais conhecidas como Marketing-Mix, nomeadamente no que respeita: decisões de produto e de serviços; conceção da estratégia de produto; conceção e gestão de serviços; Desenvolvimento de capital da marca; estratégias de preço; canais de distribuição; comunicação.

Comportamento do Consumidor (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS) - A importância do comportamento do consumidor para o marketing; teorias do comportamento do consumidor; elementos que influenciam a compra (necessidades, perceções, atitudes, etc.); condicionantes externos explicativos (cultura, classe e grupos sociais, etc..); o processo de decisão de compra.

Estudos de Mercado (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS) - Esta unidade irá incidir nos seguintes tópicos: sondagens e aplicações em empresas de grande e pequena dimensão; aplicações empresariais dos estudos de mercado; design do estudo de mercado; definição do problema; utilização e apreciação da informação existente; métodos de recolha de dados quantitativos e qualitativos; tratamento, análise e discussão de dados; apresentação de resultados.

Seminários sobre tópicos avançados na área da Gestão de Marketing - (24 horas) - Os seminários irão abordar as novas tendências nas diversas áreas de especialização do Master, nomeadamente na Gestão do Marketing, no CRM, na Inovação e Logística, e no Marketing Digital, e serão da responsabilidade de profissionais e especialistas.

Projeto - (12 horas) - Esta unidade curricular tem como objetivo a elaboração de um projeto numa das áreas de especialização do Master em contexto real. Cada participante irá selecionar uma ideia de negócio ou uma empresa para desenvolverem um plano de negócios. As horas previstas dizem respeito ao acompanhamento personalizado (à medida) da execução do projeto.

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