Formação profissional > alimentação e nutrição para o praticante de desporto (nível ii)

Pos-graduação

Em Lisboa

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Local

    Lisboa

  • Início

    Datas a escolher

>> Ação creditada pelo IPDJ para revalidação do TPTD.

Desde 2015 que a Universidade Aberta e a Treinadores de Portugal têm um protocolo de cooperação, ao abrigo do qual foi já ministrada pela Universidade Aberta aos formadores da Treinadores de Portugal formação adequada ao seu trabalho em ambientes virtuais.

Na sequência dessa preparação prévia e dando resposta ao disposto no Decreto-Lei 40/2012, de 28 de Agosto, foi agora desenhado um Programa de Formação Online para Treinadores constituído por vários módulos com a finalidade principal de dotar o treinador, quer no âmbito da formação geral quer no da formação específica, de instrumentos que lhe permitam ser capaz de otimizar a sua prática tornando-a, em consequência, mais eficaz.

Concomitantemente, este programa de formação visa contribuir para o desenvolvimento da gestão e formação da área do desporto no ensino superior e na investigação científica, ao mesmo tempo que faz a formação e atualização permanente dos treinadores. O presente módulo ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO PARA O PRATICANTE DE DESPORTO (NÍVEL II) integra-se neste programa.

A nutrição do atleta envolve uma série de singularidades e apresenta diversas diferenças em relação a um indivíduo sedentário. É consensual que um praticante de desporto necessita de ingerir mais calorias pois a atividade desportiva leva a um maior dispêndio de energia. Não obstante, o acréscimo dos gastos energéticos não deverá ser igual para todos nem para todas as modalidades.

Instalações

Localização

Início

Lisboa
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

No final da ação, os formandos deverão ser capazes de:

• Reconhecer que a alimentação deverá ser adequada à faixa etária do atleta;

• Incluir a nutrição como parâmetro essencial para o bom desempenho do desportista;

• Promover o planeamento nutricional do praticante de desporto;

• Sensibilizar o praticante de desporto para as estratégias nutricionais para o aumento do rendimento.

• Treinadores desportivos

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

• Módulo 1. Necessidades nutricionais em função do sexo, idade e modalidade praticada; • Módulo 2. Enquadramento dos suplementos alimentares – que produtos, que atletas, em que circunstâncias e quais os riscos; •Módulo 3. Aspetos específicos; - Estimulação da síntese proteica muscular - Maximização do rendimento (com foco nos hidratos de carbono) -Perda Controlo de peso; • Módulo 4. Planeamento da alimentação do atleta (em casa, local de treino, em viagem).

Formação profissional > alimentação e nutrição para o praticante de desporto (nível ii)

Preço para verificar