Ensino de português no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário e de latim no ensino secundário

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Em Lisboa

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Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Lisboa

  • Início

    Datas a escolher

O estudante deverá ser capaz de:
- Consolidar conhecimentos científicos fundamentais, na perspetiva do ensino do português e do latim;
- Equacionar a problemática dos métodos de ensino, em função dos programas em vigor, das novas
tecnologias e das mais recentes perspetivas pedagógicas;
- Familiarizar-se com metodologias adequadas ao ensino do português e do latim;
- Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação de planos curriculares e de práticas pedagógicas específicas do ensino do português e do latim;
- Desenvolver o conhecimento dos alunos em contexto escolar, percecionando semelhanças e diferenças,
particularmente em termos das necessidades, comportamentos, motivações e níveis de aprendizagem;
- Desenvolver a planificação e a implementação de práticas pedagógico-didáticas inovadoras;
- Relacionar as componentes formativa, reflexiva e investigativa com a atividade de docência (português e latim).Consultar o edital de candidatura disponível em Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada)..
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias

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Lisboa
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Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada). em carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na...

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Opiniões

Programa

Nome
Didática do Latim I - 1. semestre
Didática do Latim II - 2. semestre
Didática do Português I - 1. semestre
Didática do Português II - 2. semestre
Educação, Currículo e Multiculturalismo - 2. semestre
Prática de Ensino Supervisionada Ensino Português 3.º Ciclo no Ensino Básico e Secundário e Latim no Ensino Secundário - 1. semestre
Psicologia Educacional - 1. semestre
Seminário de Orientação da PES em Ensino de Português no 3.º Ciclo Ensino Básico e Secundário e Latim no Ensino Secundário - 1. semestre
Sistemas Educativos e Culturas Escolares - 2. semestre
Nome
Aquisição e Perturbações da Linguagem - 1. semestre
Desenvolvimento da Linguagem em Contextos Multilingues - 2. semestre
Gramática do Português e Ensino - 1. semestre
Teoria do Texto - 2. semestre
Nome
Cânone Literário do Português - 2. semestre
Matrizes Clássicas da Cultura Portuguesa - 1. semestre
Temas de Cultura Portuguesa - 2. semestre
Temas de Literatura em Português

Informação adicional

1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da componente letiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não letiva consulte-se o regulamento interno da componente não letiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH/NOVA.

Ensino de português no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário e de latim no ensino secundário

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