Ensino de português no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário e de latim no ensino secundário
Licenciatura
Em Lisboa
Descrição
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Tipologia
Licenciatura
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Local
Lisboa
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Início
Datas a escolher
O estudante deverá ser capaz de:
- Consolidar conhecimentos científicos fundamentais, na perspetiva do ensino do português e do latim;
- Equacionar a problemática dos métodos de ensino, em função dos programas em vigor, das novas
tecnologias e das mais recentes perspetivas pedagógicas;
- Familiarizar-se com metodologias adequadas ao ensino do português e do latim;
- Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação de planos curriculares e de práticas pedagógicas específicas do ensino do português e do latim;
- Desenvolver o conhecimento dos alunos em contexto escolar, percecionando semelhanças e diferenças,
particularmente em termos das necessidades, comportamentos, motivações e níveis de aprendizagem;
- Desenvolver a planificação e a implementação de práticas pedagógico-didáticas inovadoras;
- Relacionar as componentes formativa, reflexiva e investigativa com a atividade de docência (português e latim).Consultar o edital de candidatura disponível em Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada)..
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada). em carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na...
Opiniões
Programa
Didática do Latim I - 1. semestre
Didática do Latim II - 2. semestre
Didática do Português I - 1. semestre
Didática do Português II - 2. semestre
Educação, Currículo e Multiculturalismo - 2. semestre
Prática de Ensino Supervisionada Ensino Português 3.º Ciclo no Ensino Básico e Secundário e Latim no Ensino Secundário - 1. semestre
Psicologia Educacional - 1. semestre
Seminário de Orientação da PES em Ensino de Português no 3.º Ciclo Ensino Básico e Secundário e Latim no Ensino Secundário - 1. semestre
Sistemas Educativos e Culturas Escolares - 2. semestre
Nome
Aquisição e Perturbações da Linguagem - 1. semestre
Desenvolvimento da Linguagem em Contextos Multilingues - 2. semestre
Gramática do Português e Ensino - 1. semestre
Teoria do Texto - 2. semestre
Nome
Cânone Literário do Português - 2. semestre
Matrizes Clássicas da Cultura Portuguesa - 1. semestre
Temas de Cultura Portuguesa - 2. semestre
Temas de Literatura em Português
Informação adicional
Ensino de português no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário e de latim no ensino secundário