Ensino de geografia no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário

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Em Lisboa

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Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Lisboa

  • Início

    Datas a escolher

1) Conhecer as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução genérica;
2) Desenvolver a capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didáticas à especificidade da área disciplinar, níveis de ensino, alunos e meios escolares;
3) Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos no desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem colaborativas adequadas aos documentos curriculares mas, também, às especificidades dos alunos e meios escolares;
4) Aprofundar conhecimentos científicos, tecnológicos, éticos e culturais e aplicá-los na prática letiva;
5) Construir instrumentos didático-pedagógicos que permitam um desenvolvimento de competências e a aplicação adequada dos saberes;
6) Habilitar à fundamentação de juízos e opções didático-pedagógicas que tenham em consideração aspetos sociais, científicos e éticos relevantes para a docência da disciplina de Geografia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário.Consultar o edital de candidatura disponível em Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).

Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada)..
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias

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Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).

Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada). m carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na...

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Opiniões

Programa

Nome
Didática da Geografia I
Didática da Geografia II
Educação, Currículo e Multiculturalismo - 2. semestre
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Geografia - 1. e 2. semestre
Psicologia Educacional - 1. semestre
Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino da Geografia - 1. semestre
Sistemas Educativos e Culturas Escolares - 2. semestre
Tecnologias no Ensino da Geografia
Nome
Ambiente e Mudanças Globais - 2. semestre
Cartografia Digital e Design - 2. semestre
Catástrofes Ambientais e Sociedade - 1. semestre
Degradação de Ecossistemas Mediterrâneos - 1. semestre
Desenvolvimento Regional e Local
Energia e Ambiente - 2. semestre
Geografia da Globalização
SIG e Ordenamento do Litoral - 2. semestre
Transportes e Mobilidade - 2. semestre

Informação adicional

1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da componente letiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não letiva consulte-se o regulamento interno da componente não letiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH/NOVA.

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