Licenciatura

Em Lisboa

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Lisboa

  • Início

    Datas a escolher

O que é a Biotecnologia? É a aplicação da ciência e tecnologia a organismos vivos ou parte deles, visando a produção de bens e serviços. Na licenciatura em Biotecnologia estudam-se áreas que vão desde a biologia celular e molecular, a bioquímica e a microbiologia às tecnologias de informação, tecnologia química e à engenharia biológica. A Biotecnologia abranje setores industriais e de serviços, em áreas como a agroalimentar, ambiental, farmacêutica, química e medicina. Candidaturas abertas para 2018-19.

O curso de licenciatura em Biotecnologia da Universidade Lusófona de Lisboa pretende formar profissionais numa área atualmente prioritária, a Biotecnologia, a nível nacional e mundial. A Biotecnologia pode ser identificada como a aplicação da ciência e tecnologia a organismos vivos ou parte deles, visando a produção de bens e serviços. É uma área de conhecimento transversal, onde se combinam disciplinas que vão desde a biologia celular e molecular, a bioquímica e a microbiologia às tecnologias de informação, tecnologia química e à engenharia biológica, entre outras. Esta característica única da Biotecnologia assegurou-lhe uma crescente e considerável implementação nos setores industriais e de serviços, abrangendo áreas como a agroalimentar, ambiental, farmacêutica, química e medicina, onde o carater polivalente da Biotecnologia tem sido preponderante a diversos níveis, como sejam o desenvolvimento de tecnologias e métodos, a resolução de problemas e a criação de novos processos amigos do ambiente.

Este curso inovador, liderado por uma equipa de docentes doutorados/investigadores integrados em centros de investigação de excelência, de elevado perfil profissional ministrado na Universidade Lusófona, proporciona de forma harmoniosa formação em ciências fundamentais e aplicadas, complementada com intensa prática laboratorial. O curso pretende desta forma responder às necessidades da indústria e serviços

Instalações

Localização

Início

Lisboa
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Devido à sua formação polivalente e diversificada, o licenciado em Biotecnologia pode enveredar por carreiras em vários domínios:
- Investigação, consultoria e coordenação em Gabinetes de projetos;
- Educação.
- Indústrias: Biotecnológicas, Ambiente (Bioenergias, estações de tratamentos de águas); Agroalimentar; farmacêuticas; cosméticos e afins
- Medicina, saúde, Hospitalar (Laboratórios em Análises Clínicas, Infeções hospitalares);
- Laboratórios em Tecnologias Forenses (PJ); em análises biológicas, químicas, bioquímicas
- Jornalismo em revistas científicas.

Podem candidatar-se e ingressar a Licenciatura em Biotecnologia da Universidade Lusófona os alunos provenientes do concurso Nacional de Acesso e que tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:

02 Biologia e Geologia ou
07 Física e Química ou
16 Matemática
.
Os candidatos podem também ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou ainda através um concurso especial de acordo com as normas legais em vigor (titulares de cursos superiores, titulares de CET's, titulares de CTSP, Maiores de 23)

Despacho n.º 11544/2018, de 3 de dezembro

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Aplicações Informáticas
Biologia Celular
Estatística em Biotecnologia
Fisiologia Vegetal
Matemática
Química Orgânica
Ciência dos Alimentos
Física Geral
Introdução à Biotecnologia
Microbiologia
Princípios de Bioprocessos
Química Geral
Biomateriais
Bioquímica Geral
Biotecnologia Alimentar
Controlo da Qualidade de Bioprodutos
Genética
Toxicologia Aplicada
Métodos Computacionais em Biologia
Métodos Instrumentais de Análise
Microbiologia Industrial
Opção I
Princípios de Bioreatores
Química dos Produtos Naturais
Biotecnologia Ambiental
Biotecnologia Farmacêutica
Engenharia Genética
Opção II
Tecnologia Enzimática
Tecnologias de Células e Tecidos Animais
Bioseparações
Empreendedorismo - Tecnologia e Inovação
Nanotecnologia
Opção III
Projeto
Tecnologias Forenses

Licenciatura em biotecnologia

Preço para verificar