Pós-graduações > sistemas de informação geográfica – recursos agroflorestais e ambientais (uab/ ipcb)

Pos-graduação

Em Lisboa

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Local

    Lisboa

  • Início

    Datas a escolher

Este curso de Pós-Graduação em “Sistemas de Informação Geográfica em Recursos Agro Florestais e Ambientais” surge como objectivo de formar técnicos capacitados para liderar a concepção e desenvolvimento de SIG adaptados às exigências das empresas, das entidades públicas e da sociedade.
A presente proposta responde às necessidades de formação avançada no domínio dos Sistemas de Informação Geográfica. Está organizada de modo a cobrir um conjunto de áreas com aplicação premente e atual, ao mesmo tempo que apresenta uma orientação para suportar o desenvolvimento futuro nestes domínios e das organizações intervenientes.
Ao ser suportada no recurso a novas tecnologias (ensino online), permite aos destinatários um acesso ao conhecimento especializado, minimizando os gastos de tempo e dinheiro que a deslocação a um local requer. Por outro lado, permite a aplicação dos conhecimentos à realidade em que está inserido, ao mesmo tempo que possibilita a partilha de experiências com pessoas de locais diferentes. Ainda que a estrutura do curso tenha por referência a realidade nacional, os conceitos e a problemática abordada são de aplicação universal, pelo que este curso na vertente online pode ser uma proposta interessante de carácter internacional, nomeadamente para países de língua portuguesa.

Instalações

Localização

Início

Lisboa
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Possuir os conhecimentos técnicos na área dos SIG e capacidade para realizar a sua aplicação de forma adequada em novas situações.

Dominar as técnicas de aquisição e representação de dados espaciais;

Aplicar conhecimentos informáticos relacionados com os SIG;

Dominar os processos e as ferramentas para armazenamento e gestão de dados espaciais, análise espacial e modelação geográfica;

Dominar o desenvolvimento de projetos SIG aplicados à agricultura, floresta, ambiente e ao ordenamento do território;

Aplicar e desenvolver metodologias para exploração da informação e extração de conhecimento estruturado para apoio à decisão;

Colaborar no desenvolvimento de soluções inovadoras aplicáveis à gestão agrícola, florestal, ambiental e do território;

Dominar a aplicação de modernas técnicas de disponibilização e acesso a informação de natureza espacial.

O público-alvo desta pós-graduação compreende indivíduos que em termos profissionais desempenham ou pretendem desenvolver atividades no espaço lusófono como:
• Técnicos ou Responsáveis locais, municipais, regionais e nacionais ligados ao Ordenamento do Território, à Gestão Florestal e Agrícola, à Gestão e Monitorização Ambiental, e à Avaliação de Riscos Naturais e Impactes Ambientais;
• Técnicos que realizem atividades direta ou indiretamente relacionadas com SIG, designadamente, Cartografia e Cadastro, Ambiente, Planeamento e Ordenamento do Território.
• Outros elementos com responsabilidades ou interesses nestas áreas.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Módulo avançado 1: Ferramentas de análise espacial MÓDULOS 1 A 8 - Ciência de Informação Geográfica - Bases de Dados Geográficos - Sistemas de Informação Geográfica - Vetorial - Cartografia Digital - Sistemas de Posicionamento Terrestre e Espacial - Deteção Remota – Processamento de Imagem - Sistemas de Informação Geográfica - Raster - Geoestatística Módulo avançado 2: Aplicações em recursos agroflorestais e ambientais MÓDULOS 9 A 11 OPCÃO 1*: - Geoinformação em Cadastro - Veículos Aéreos Não Tripulados na agricultura de precisão - Planeamento e Gestão Florestal - Modelação em Recursos Naturais OPÇÃO 2**: - Sistemas Espaciais de Apoio à Decisão - Modelação Hidrológica - Avaliação e Gestão de Riscos Naturais - Planeamento e Ordenamento do Território - Promoção do rural - Projeto SIG (UAb/IPCB) (Condicionada à frequência com aproveitamento do curso 1) *Das unidades curriculares constantes na opção 1 deve o estudante escolher uma e apenas uma. ** Das unidades curriculares constantes na opção 2 deve o estudante escolher uma e apenas uma.

Pós-graduações > sistemas de informação geográfica – recursos agroflorestais e ambientais (uab/ ipcb)

Preço para verificar