Educação Social Gerontológica

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Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Nível

    Intermediário

  • Metodologia

    Online

  • Duração

    3 Anos

  • Início

    Datas a escolher

  • Campus online

    Sim

  • Envio de material didático

    Sim

  • Serviço de informação

    Sim

  • Aulas virtuais

    Sim

A licenciatura em Educação Social Gerontológica foi criada pela Portaria 1382/2007 e iniciou-se no ano lectivo de 2006/2007

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), entre 1991 e 2001, o número de habitantes residentes com 65 ou mais anos registou um aumento na ordem dos 26,1%, enquanto nos grupos etários mais baixos (0 – 14 e 15 – 24 anos) se registou uma diminuição de 16,0% e 8,1% respectivamente. Ainda de acordo com mesma fonte, o Índice de Envelhecimento é de 108,7% e o Índice de Dependência de Idosos é de 25,2%.

Tendo em consideração os dados divulgados por fontes internacionais, a estrutura etária da população portuguesa continuará a sofrer alterações nos próximos anos, sendo previsível que a população idosa ultrapasse em número a população jovem, entre 2010 e 2015. Estes indicadores revelam claramente a tendência de envelhecimento da população portuguesa, à semelhança das mudanças demográficas que ocorrem na Comunidade Europeia e EUA.

Ainda de acordo com as mesmas fontes, prevê-se que em 2050 a população idosa portuguesa (com 65 ou mais anos) seja superior a 3 milhões, ou seja 37 % da população terá nessa altura 60 ou mais anos e 26 % da população com mais de 80 anos.

Neste contexto, urge formar quadros técnicos capazes de planear, implementar e avaliar programas e actividades destinados às faixas etárias em risco social e educacional, designadamente as mais envelhecidas da população. Portanto, este novo curso justifica-se, fundamentalmente, por duas razões: (1) o índice de envelhecimento da população portuguesa e (2) os efeitos físicos, sociais e psicológicos do fenómeno do envelhecimento na organização social e económica dos países industrializados e informatizados.

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Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Educar/formar técnicos superiores do Social habilitados para atuar no âmbito (1) do desenvolvimento humano e (2) das comunidades em que estão inseridos.
Educar/formar profissionais capazes de desempenhar funções ao nível da (1) avaliação e intervenção junto de pessoas e grupos específicos/em situação de vulnerabilidade aumentada (eg., pessoas adultas e idosas, cuidadores, famílias), (2) gestão de serviços/equipamentos sociais (ex., serviços no âmbito do envelhecimento da rede solidária e privada), e (3) avaliação e intervenção de base comunitária em organismos públicos, privados e/ou cooperativo (ex., autarquias, associações, empresas).
Educar/formar cidadãos europeus competentes, críticos e reflexivos capazes de se tornarem agentes de mudança e inovação social, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades, regiões e sociedade, em particular no âmbito do desenvolvimento humano e envelhecimento individual e populacional/coletivo.
To educate Social higher technicians qualified to act within (1) human development and (2) communities where they are located.
To educate professionals able to (1) assess and intervene with individuals and specific/increased vulnerability groups (eg, adult and elderly, caregivers, families.), (2) manage social facilities/services (ex., aging services within solidarity and private network), and (3) evaluate and intervene, within community, in public, private and/or cooperative organizations (eg., municipalities, associations, companies).
To educate competent, critical and reflective European citizens able to become agents of change and social innovation, contributing to the development of communities, regions and societies in which they operate, particularly in the human development and individual and population aging.

Avaliação de pessoas e grupos específicos/em situação de vulnerabilidade aumentada (eg., pessoas adultas e idosas, cuidadores, famílias), assim como serviços/equipamentos sociais particularmente os que são dirigidos a pessoas mais velhos e/ou cuidadores
Desenho e implementação de atividades/ações dirigidas a pessoas, grupos e comunidades promotoras de envelhecimento normal e ótimo/bem sucedido
Gestão de serviços/equipamentos sociais (ex., serviços no âmbito do envelhecimento da rede solidária e privada)
Avaliação e intervenção de base comunitária em organismos públicos, privados e/ou cooperativo (ex., autarquias, associações, empresas)
Prestação de serviços de consultoria

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Programa

Plano de Estudos em Diário da República
  • Ciências Exactas e Naturais
  • Artes e Humanidades
  • Ciências Sociais e Jurídicas
  • Ciências e Tecnologias da Saúde
1º Ano/1º Semestre
  • Biologia do Envelhecimento I5
  • Psicologia do Desenvolvimento Adulto e Envelhecimento I5
  • Tecnologia da Informação e da Comunicação3
  • Métodos e Técnicas de Investigação I4
  • Aprendizagem e Educação de Adultos I4
  • Sociologia do Envelhecimento I5
  • Opção 1AH 4
1º Ano/2º Semestre
  • Biologia do Envelhecimento II5
  • Psicologia do Desenvolvimento Adulto e Envelhecimento I5
  • Comunicação e Produção Multimédia 3
  • Métodos e Técnicas de Investigação II4
  • Iniciação Prática Profissional I 4
  • Sociologia do Envelhecimento II5
  • Opção 2
2º Ano/3º Semestre
  • Geropsicologia I 4
  • Problemáticas Jurídicas do Envelhecimento 4
  • Psicologia e Relação Interpessoal 3
  • Psicologia Comunitária4
  • Actividade Física e Envelhecimento 3
  • Problemáticas Económicas do Envelhecimento 4
  • Iniciação Prática Profissional II 4
  • Opção 3AH 4
2º Ano/4º Semestre
  • Geropsicologia II 5
  • Problemáticas Neurocognitivas do Comportamento 2
  • Administração e Gestão de Centros Assistenciais para Idosos 5
  • Iniciação Prática Profissional III5
  • Nutrição em Idosos3
  • Gerontologia Educacional 4
  • Opção 4
3º Ano/5º Semestre
  • Seminário de Intervenção I 6
  • Seminário de Investigação I 6
  • Estágio I 14
  • Opção 4
3º Ano/6º Semestre
  • Seminário de Intervenção II6
  • Seminário de Investigação II6
  • Estágio II14
  • Opção 4

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