Do fotão para o feijão – atividades práticas com plantas

Curso

Online

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Nível

    Intermediário

  • Metodologia

    Online

  • Horário de aulas

    25h

  • Duração

    Flexível

  • Início

    Datas a escolher

  • Campus online

    Sim

  • Envio de material didático

    Sim

  • Serviço de informação

    Sim

  • Aulas virtuais

    Sim

A promoção de competências dos professores para a implementação de atividade práticas no âmbito do ensino das Ciências nos primeiros anos de escolaridade é crucial para a aquisição de conhecimentos, valores e atitudes dos alunos que lhes permitam compreender e valorizar os ecossistemas naturais e humanizados que os rodeiam e a atuar no sentido da sua conservação.
A educação pré-escolar e o 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (CEB) são contextos privilegiados para a aquisição de valores relacionados com a conservação da diversidade vegetal, sendo os alunos um veículo para a aumentar a consciência pública sobre o valor da biodiversidade.
Isto é apenas possível através da mudança das metodologias e estratégias de ensino utilizadas pelos professores, cujas práticas são ainda muito influenciadas pelos manuais escolares, sendo estes muitas vezes confundidos com o currículo.
Além disso, os estudos têm vindo a mostrar que as práticas de ensino das Ciências nas escolas são ainda incipientes, quer em metodologias de trabalho, quer em tempo curricular que lhes é destinado.

Instalações

Localização

Início

Online

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Aprofundar conhecimentos científicos e curriculares sobre as plantas; Compreender o papel das plantas nos ecossistemas e a urgência da sua conservação; Explorar situações didáticas para o ensino da botânica através da realização de diferentes tipologias de atividades práticas; Planificar atividades práticas de ensino das plantas, de acordo com o nível etário e de desenvolvimento cognitivo dos alunos; Refletir sobre as atividades práticas desenvolvidas em contexto educativo.

Perguntas & Respostas

Levanta as tuas perguntas e outros utilizadores poder-te-ão responder

Quem queres que te responda?

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Matérias

  • Diversidade
  • Fisiologia
  • Planejamento
  • Desenvolvimento cognitivo
  • Apresentação
  • Metodologias
  • Teórico-prático
  • Avaliação
  • Quantitativo
  • Profissional
  • Gerencial

Programa

Conteúdos programáticos

1. Plantas: Diversidade, importância e classificação (5h)
2. Morfologia das plantas (5h)
3. Fisiologia das plantas com flor (5h)
4. Fatores abióticos que afetam a vida das plantas (5h)
5. Planificação de uma atividade sobre plantas de acordo com o nível etário e de desenvolvimento cognitivo dos alunos. (2,5h)
6. Apresentação da atividade desenvolvida. (2,5h)

Metodologias de realização da ação

As sessões serão, fundamentalmente, de cariz teórico-prático e prático, direcionadas para a preparação, execução e discussão com e pelos professores-formandos de Atividades Práticas de diferentes tipologias passíveis de ser desenvolvidas com os seus alunos em sala de aula. Será privilegiado o trabalho colaborativo em pequenos grupos.

Avaliação dos formandos

A avaliação dos formandos será contínua e conta com a:

  • Participação nas atividades a desenvolver ao longo das sessões presenciais;
  • Apresentação e discussão de um Relatório Reflexivo de uma atividade dinamizada com os seus alunos.

Os trabalhos produzidos pelos formandos, bem como a assiduidade e a participação na ação serão avaliados em termos quantitativos, na escala de 1 a 10, de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007 e o estipulado no nº3 do artº 13º do RJFCP.

Do fotão para o feijão – atividades práticas com plantas

Preço para verificar