Do fotão para o feijão – atividades práticas com plantas
Curso
Online
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Nível
Intermediário
-
Metodologia
Online
-
Horário de aulas
25h
-
Duração
Flexível
-
Início
Datas a escolher
-
Campus online
Sim
-
Envio de material didático
Sim
-
Serviço de informação
Sim
-
Aulas virtuais
Sim
A promoção de competências dos professores para a implementação de atividade práticas no âmbito do ensino das Ciências nos primeiros anos de escolaridade é crucial para a aquisição de conhecimentos, valores e atitudes dos alunos que lhes permitam compreender e valorizar os ecossistemas naturais e humanizados que os rodeiam e a atuar no sentido da sua conservação.
A educação pré-escolar e o 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (CEB) são contextos privilegiados para a aquisição de valores relacionados com a conservação da diversidade vegetal, sendo os alunos um veículo para a aumentar a consciência pública sobre o valor da biodiversidade.
Isto é apenas possível através da mudança das metodologias e estratégias de ensino utilizadas pelos professores, cujas práticas são ainda muito influenciadas pelos manuais escolares, sendo estes muitas vezes confundidos com o currículo.
Além disso, os estudos têm vindo a mostrar que as práticas de ensino das Ciências nas escolas são ainda incipientes, quer em metodologias de trabalho, quer em tempo curricular que lhes é destinado.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Aprofundar conhecimentos científicos e curriculares sobre as plantas;
Compreender o papel das plantas nos ecossistemas e a urgência da sua conservação;
Explorar situações didáticas para o ensino da botânica através da realização de diferentes tipologias de atividades práticas;
Planificar atividades práticas de ensino das plantas, de acordo com o nível etário e de desenvolvimento cognitivo dos alunos;
Refletir sobre as atividades práticas desenvolvidas em contexto educativo.
Opiniões
Matérias
- Diversidade
- Fisiologia
- Planejamento
- Desenvolvimento cognitivo
- Apresentação
- Metodologias
- Teórico-prático
- Avaliação
- Quantitativo
- Profissional
- Gerencial
Programa
Conteúdos programáticos
1. Plantas: Diversidade, importância e classificação (5h)
2. Morfologia das plantas (5h)
3. Fisiologia das plantas com flor (5h)
4. Fatores abióticos que afetam a vida das plantas (5h)
5. Planificação de uma atividade sobre plantas de acordo com o nível etário e de desenvolvimento cognitivo dos alunos. (2,5h)
6. Apresentação da atividade desenvolvida. (2,5h)
Metodologias de realização da ação
As sessões serão, fundamentalmente, de cariz teórico-prático e prático, direcionadas para a preparação, execução e discussão com e pelos professores-formandos de Atividades Práticas de diferentes tipologias passíveis de ser desenvolvidas com os seus alunos em sala de aula. Será privilegiado o trabalho colaborativo em pequenos grupos.
Avaliação dos formandos
A avaliação dos formandos será contínua e conta com a:
- Participação nas atividades a desenvolver ao longo das sessões presenciais;
- Apresentação e discussão de um Relatório Reflexivo de uma atividade dinamizada com os seus alunos.
Os trabalhos produzidos pelos formandos, bem como a assiduidade e a participação na ação serão avaliados em termos quantitativos, na escala de 1 a 10, de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007 e o estipulado no nº3 do artº 13º do RJFCP.
Do fotão para o feijão – atividades práticas com plantas