DESIGN THINKING FOR BUSINESS INNOVATION
Curso
Em Porto e Lisboa
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Local
-
Horário de aulas
116h
O Design Thinking não é apenas sobre processos e ferramentas, é sobre pessoas: sobre como pensar, conceptualizar e como criar valor.
Uma cultura de inovação acredita que todas as pessoas têm a capacidade de provocar mudanças, pensando criativamente. O focus está no seu conceito e em perceber se estamos preparados para ver e agir sobre a oportunidade, observando, inspirando, criando e implementando.
A cultura em que vive uma organização é determinante para a inovação e criatividade no que produz. Ao associarmos o desenvolvimento e pensamento criativo do Design Thinking ao mundo dos negócios potenciamos a inovação nas organizações como um método / processo.
Instalações
Localização
Início
Início
Início
A ter em conta
Os alunos devem demonstrar capacidades de entendimento do processo criativo e de contextualização pessoal e profissional no universo do Design Thinking. O objetivo final deste curso é encontrar soluções inovadoras para criar um produto, serviço ou experiência que tenha potencial real e se torne útil..
Destinado a profissionais das áreas de Design / Comunicação / Marketing e Gestão. Pessoas motivadas para novas técnicas de desenvolvimento de projetos que queiram dedicar-se à metodologia criativa e ao processo analítico.
Idade Mínima 18 anos
-
Formação nas áreas de Design
& Comunicação ou Experiência
profissional comprovada é um fator
preferencial mas não obrigatório.
-
Marcação de uma SOPP gratuita
com um dos nossos Student
Admissions Manager
Opiniões
Matérias
- Criação e estruturação planos de pesquisa
- Inovação pelo Design
- Design Thinking e Inovação
- Cultura de Inovação nas Organizações
- Iteração e co-criação
- Business Innovation
- AMBIENTE COMPETITIVO
- VALUE PROPOSITION DESIGN
- Definições E CONSIDERAÇÕES
- Design thinking
Programa
1) 1) Conceito geral.
- Inovação: definição e relevância
- O que é o Design Thinking: mindset, processo e ferramentas
- Design Thinking e Inovação
2) 2) Cultura de Inovação nas Organizações.
- O que é a cultura organizacional e porque é importante compreender a sua
- Culturas de inovação: características-chave e como promovê-las
- Inovação pelo Design
- Exercício
3) 3) Iteração e co-criação.
- A co-criação e multidisciplinaridade no Design Thinking
- Design Critique e reflexão
4) 4) Business Innovation.
- Inovação de Negócio centrada no mercado, cliente e consumidor.
- AMBIENTE COMPETITIVO
- VUCA, Drivers de Mudança e Social Business
- Inovação como Estratégia Organizacional e impacto do Design Thinking
- DEFINIÇÕES E CONSIDERAÇÕES
- Business Innovation, Disruptive Innovation
- ESTRATÉGIA “BLUE OCEAN”
- Value Innovation
- Ferramentas de Blue Ocean Strategy
- VALUE PROPOSITION DESIGN
- Business Model Canvas com foco no desenho da proposta de valor
- MODELOS DE NEGÓCIO
- Core Business Models (incluindo Freemium, Open, Bundling, Long Tail, etc)
5) 5) User Research (Definição).
- Aprenda a conhecer o seu cliente e a descobrir novas oportunidades de negócio através de pesquisa qualitativa.
- Criação e estruturação planos de pesquisa
- Condução sessões de pesquisa (junto de utilizadores, ou outro target de pesquisa)
- Feedback & aprendizagem
6) 6) Visual Thinking e Sketching.
- Exploração visual
- Ferramentas e Bolsa de imagens
- Técnicas Básicas 1 (geometria básica, perspectiva)
- Técnicas Básicas 2 (Corpo humano; Movimento e emoções; Interfaces)
7) 7) Ideação: Ferramentas e ambientes que estimulam a criatividade e o desenvolvimento.
- Criatividade (Definições)
- Processo Criativo
- Técnicas de Geração de Ideias
- Técnicas de Avaliação de Ideias
- Exercícios Práticos
8) 8) Prototipagem.
- Lo-Fi vs Hi-Fi Prototyping
- Soluções
- Espaços
- Interfaces
9) 9) Service Design.
- Conceito e definição
- Agentes de mudança
- Service proposition
- Touchpoints
- Service Blueprint
10) 10) Projeto.
DESIGN THINKING FOR BUSINESS INNOVATION