DESIGN THINKING FOR BUSINESS INNOVATION

Curso

Em Porto e Lisboa

280 €

Descrição

  • Horário de aulas

    116h

O Design Thinking não é apenas sobre processos e ferramentas, é sobre pessoas: sobre como pensar, conceptualizar e como criar valor.

Uma cultura de inovação acredita que todas as pessoas têm a capacidade de provocar mudanças, pensando criativamente. O focus está no seu conceito e em perceber se estamos preparados para ver e agir sobre a oportunidade, observando, inspirando, criando e implementando.

A cultura em que vive uma organização é determinante para a inovação e criatividade no que produz. Ao associarmos o desenvolvimento e pensamento criativo do Design Thinking ao mundo dos negócios potenciamos a inovação nas organizações como um método / processo.

Instalações

Localização

Início

Lisboa
Ver mapa

Início

Consultar
Porto
Ver mapa

Início

Consultar

A ter em conta

Os alunos devem demonstrar capacidades de entendimento do processo criativo e de contextualização pessoal e profissional no universo do Design Thinking. O objetivo final deste curso é encontrar soluções inovadoras para criar um produto, serviço ou experiência que tenha potencial real e se torne útil..

Destinado a profissionais das áreas de Design / Comunicação / Marketing e Gestão. Pessoas motivadas para novas técnicas de desenvolvimento de projetos que queiram dedicar-se à metodologia criativa e ao processo analítico.

Idade Mínima 18 anos
-
Formação nas áreas de Design
& Comunicação ou Experiência
profissional comprovada é um fator
preferencial mas não obrigatório.
-
Marcação de uma SOPP gratuita
com um dos nossos Student
Admissions Manager

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Matérias

  • Criação e estruturação planos de pesquisa
  • Inovação pelo Design
  • Design Thinking e Inovação
  • Cultura de Inovação nas Organizações
  • Iteração e co-criação
  • Business Innovation
  • AMBIENTE COMPETITIVO
  • VALUE PROPOSITION DESIGN
  • Definições E CONSIDERAÇÕES
  • Design thinking

Programa

1) 1) Conceito geral.

  • Inovação: definição e relevância
  • O que é o Design Thinking: mindset, processo e ferramentas
  • Design Thinking e Inovação

2) 2) Cultura de Inovação nas Organizações.

  • O que é a cultura organizacional e porque é importante compreender a sua
  • Culturas de inovação: características-chave e como promovê-las
  • Inovação pelo Design
  • Exercício

3) 3) Iteração e co-criação.

  • A co-criação e multidisciplinaridade no Design Thinking
  • Design Critique e reflexão

4) 4) Business Innovation.

  • Inovação de Negócio centrada no mercado, cliente e consumidor.
  • AMBIENTE COMPETITIVO
  • VUCA, Drivers de Mudança e Social Business
  • Inovação como Estratégia Organizacional e impacto do Design Thinking
  • DEFINIÇÕES E CONSIDERAÇÕES
  • Business Innovation, Disruptive Innovation
  • ESTRATÉGIA “BLUE OCEAN”
  • Value Innovation
  • Ferramentas de Blue Ocean Strategy
  • VALUE PROPOSITION DESIGN
  • Business Model Canvas com foco no desenho da proposta de valor
  • MODELOS DE NEGÓCIO
  • Core Business Models (incluindo Freemium, Open, Bundling, Long Tail, etc)

5) 5) User Research (Definição).

  • Aprenda a conhecer o seu cliente e a descobrir novas oportunidades de negócio através de pesquisa qualitativa.
  • Criação e estruturação planos de pesquisa
  • Condução sessões de pesquisa (junto de utilizadores, ou outro target de pesquisa)
  • Feedback & aprendizagem

6) 6) Visual Thinking e Sketching.

  • Exploração visual
  • Ferramentas e Bolsa de imagens
  • Técnicas Básicas 1 (geometria básica, perspectiva)
  • Técnicas Básicas 2 (Corpo humano; Movimento e emoções; Interfaces)

7) 7) Ideação: Ferramentas e ambientes que estimulam a criatividade e o desenvolvimento.

  • Criatividade (Definições)
  • Processo Criativo
  • Técnicas de Geração de Ideias
  • Técnicas de Avaliação de Ideias
  • Exercícios Práticos

8) 8) Prototipagem.

  • Lo-Fi vs Hi-Fi Prototyping
  • Soluções
  • Espaços
  • Interfaces

9) 9) Service Design.

  • Conceito e definição
  • Agentes de mudança
  • Service proposition
  • Touchpoints
  • Service Blueprint

10) 10) Projeto.

DESIGN THINKING FOR BUSINESS INNOVATION

280 €