Design de comunicação e novos media

Mestrado

Em Lisboa

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    Mestrado

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    Lisboa

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O Mestrado em Design de Comunicação visa a consolidação e aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos de nível pós-graduado e o correspondente desenvolvimento de competências profissionais e de investigação em Design de Comunicação, através da integração dos novos media com as práticas e metodologias projetuais do design. A um nível específico, o curso procura formar profissionais com capacidade para operar em diversas dimensões do mercado tornando-os aptos a liderar e desenvolver projetos interdisciplinares baseados num desempenho crítico, reflexivo e projetual. O curso promove um conjunto de competências indispensáveis ao desenvolvimento de projetos que traduzam aplicações inovadoras do saber, bem como, às práticas autónomas no domínio da investigação, fomentando simultaneamente o prosseguimento de estudos avançados na área do Design de Comunicação.

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Programa

Os projetos de alunos do Mestrado, dissertações, exposições e publicações estão disponíveis na plataforma DESTINATÁRIOS A constatação de que os designers são atualmente intervenientes em processos cada vez mais complexos, faz com que o Mestrado procure responder às necessidades daqueles que querem atualizar e sistematizar conhecimentos e simultaneamente adquirir novas competências. O curso destina-se a titulares de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas de Design, Belas-Artes, Arquitetura, Multimédia, Comunicação e outras afins. DESCRIÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO O Mestrado em Design de Comunicação fundamenta-se no pressuposto de que as novas tecnologias da informação se constituem como recursos indispensáveis ao Design de Comunicação contemporâneo e que se torna premente contextualizá-las criticamente. O curso assenta num modelo cultural estruturante que aborda o design como espaço natural de convergência transdisciplinar e assume os novos media como veículo privilegiado para a afirmação da relação entre o design e a arte, cultura, ciência, tecnologia e sociedade. Neste contexto, entende-se ser grande a responsabilidade do designer enquanto mediador de processos de comunicação cada vez mais complexos, o que implica necessariamente uma visão crítica consolidada pela investigação e pelo conhecimento legitimado numa base científica e académica. O mestrado fomenta assim não só uma exploração prática, mas também um envolvimento reflexivo com os novos desafios que os meios de comunicação contemporâneos colocam. O curso assume a investigação como a integração da produção prática e do pensamento crítico, congregado num primeiro momento pelo elenco de unidades curriculares que compõem o ano curricular e num segundo momento pelo projeto ou dissertação individual. O primeiro ano configura-se como uma fase de investigação exploratória, visando a definição de contextos, aproximações, interesses e questões que orientam o desenvolvimento da dissertação ou projeto. COORDENAÇÃO CIENTÍFICA Consulte aqui a equipa de coordenação deste curso. PLANO CURRICULAR Consulte aqui o Plano de Estudos (pdf) Este novo plano de estudos entrará em funcionamento no ano letivo 2018/2019. Organização do ciclo de estudos O grau de mestre em Design de Comunicação é conferido aos que tiverem obtido 120 ECTS, através da aprovação no curso de mestrado em Design de Comunicação (60 ECTS) e da aprovação na defesa de um trabalho final (60 ECTS) — dissertação de natureza científica original ou trabalho de projecto original, correspondendo, respectivamente, à Dissertação e Projecto de Investigação. Todas as aulas são lecionadas em português. Como tal, recomenda-se um domínio independente da língua portuguesa (no mínimo, nível B1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas). Informação legal Ciclo de estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 2016. Registado pela Direção-Geral do Ensino Superior com o n.º R/B-Cr 153/2008. Estrutura curricular e plano de estudos publicados na Deliberação n.º 1059/2008, em Diário da República, 2.ª série, n.º 70, de 9 de abril de 2008. Plano de estudos cessante Esta informação destina-se aos estudantes que se encontrem inscritos, em 2018/2019, no 2.º ano do Mestrado. Plano de Estudos (2008/2009 a 2017/2018) (pdf) HORÁRIOS Consulte aqui o horário atualmente em vigor para o ciclo de estudos. QUEM SE PODE CANDIDATAR São admitidos como candidatos à inscrição no Mestrado em Design de Comunicação: Os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas de Design, Belas-Artes, Arquitectura, Multimédia, Comunicação e outras afins; Os titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas acima indicadas; Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, nas áreas acima indicadas, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pela Comissão de Estudos Pós-Graduados; Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização desde ciclo de estudos pela Comissão de Estudos Pós-Graduados da Faculdade de Belas-Artes. Candidatura de estudantes finalistas São ainda admitidas candidaturas de estudantes que se encontrem em fase de conclusão de licenciatura, nas áreas acima indicadas, num estabelecimento de ensino superior português. Para tal, e em substituição do documento comprovativo do grau académico, o candidato deverá submeter uma declaração, sob compromisso de honra, de que se encontra em fase de conclusão de ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado, com indicação da classificação final esperada. Em caso de admissão no Mestrado, a mesma fica condicionada à apresentação de documento comprovativo da obtenção do grau académico, obrigatoriamente até ao termo do prazo fixado para o efeito. Informações mais detalhadas sobre as condições de candidatura e de admissão de estudantes em fase de conclusão de licenciatura devem ser consultadas na área relativa ao processo de candidatura a ingresso. COMO APRESENTAR A CANDIDATURA A apresentação da candidatura é efetuada exclusivamente on-line, através da plataforma Fenix. Todas as informações relativas ao processo de candidatura (datas, vagas, documentos necessários e forma de submissão da candidatura) podem ser consultadas aqui. Pela apresentação da candidatura é devida uma taxa de candidatura, não reembolsável. PROPINAS Consulte aqui a propina atualmente fixada para a frequência do curso. O valor da propina para os estudantes em regime geral a tempo integral é fixado anualmente pelo Conselho Geral da Universidade de Lisboa, que pode, ao abrigo do Estatuto do Estudante Internacional, fixar valores diferenciados para os estudantes internacionais. As propinas podem ser pagas em prestações, a definir pelo Conselho de Gestão da Faculdade de Belas-Artes. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E DE SERIAÇÃO Na seleção dos candidatos será efetuada uma avaliação global do seu percurso, sujeita a uma classificação na escala numérica de 0 a 20 valores, em que serão considerados os seguintes critérios: Classificação do grau académico de que são titulares, sendo que no caso de graus académicos obtidos em estabelecimentos de ensino superior estrangeiros, a classificação será a resultante da conversão proporcional da classificação obtida para a escala de classificação portuguesa, quando o estabelecimento de ensino superior estrangeiro adote uma escala diferente desta; Apreciação do currículo académico, científico, técnico e artístico; Experiência profissional relevante na área do ciclo de estudos. Os candidatos serão seriados de acordo com a pontuação obtida na avaliação, resultante da média aritmética simples das classificações atribuídas a cada um dos critérios de seleção, sendo considerados excluídos do procedimento de seleção os candidatos que obtenham nota inferior a 9,5 valores. Poderá ser efetuada uma entrevista de seleção aos candidatos, se o coordenador do curso entender necessário, passando nesse caso a mesma a integrar os critérios de avaliação acima indicados, sendo excluídos do procedimento de seleção os candidatos que não compareçam à entrevista.

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