Comunicação Visual de Informação
Curso
Em Lisboa

Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Local
Lisboa
-
Início
Datas a escolher
Apresentação:
Dar sentido ao crescente volume de palavras e números. Estruturar dados e hierarquizar informação.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Destinatários: Quadros qualificados provenientes de organizações intensivas em conhecimento e instituições responsáveis pela produção de dados e divulgação de informação estatística; Discentes e docentes de áreas como ciências sociais, ciências empresariais, humanidades, artes visuais e design, entre outros; Profissionais e especialistas em atividades como comunicação e jornalismo, Designers, investigação académica, consultoria e business intelligence, estatística e análise técnica de dados, etc.; Técnicos vindos de empresas viradas para o cliente, associações empresariais, observatórios setoriais, bibliotecas, organizações socioprofissionais e não-governamentais, estruturas das instituições de ensino superior, unidades de divulgação de institutos públicos, etc.
Opiniões
Programa
Unidades Curriculares:
1.º semestre:
Design de Informação - Obrigatória
Visualização de Dados I - Obrigatória
Ferramentas de Visualização de Informação - Optativa 1
Storytelling - Optativa 2
2.º semestre:
Visualização de Dados II - Optativa 3
Resumo: A comunicação gráfica fornece instrumentos para cativar audiências e maximizar o impacto das mensagens. Quanto mais visual for a comunicação maior a sua eficácia. Porém, a visualização de dados precede a comunicação de ideias: a descoberta de padrões e relações permite construir conhecimento sobre realidades complexas e multidimensionais. Ser capaz de compreender e produzir comunicação infográfica é um investimento de dupla-aplicação: além de ser um excelente instrumento de estudo é a forma mais eficaz de promover resultados. A participação no Curso de Comunicação Visual de Informação reforça a literacia gráfica e desenvolve competências-chave de: Representação e extração de padrões a partir de dados quantitativos e qualitativos; Apoio à tomada de decisão em contextos complexos e de escassez de atenção; Inovação nas abordagens comunicacionais numa era de superabundância informacional.
Comunicação Visual de Informação