Realização ii

Curso

Em Carnaxide

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Local

    Carnaxide

  • Início

    Datas a escolher

| A QUEM SE DESTINA
Alunos do curso de Realização I da World Academy; Estudantes e Profissionais de audiovisuais, e ainda, Interessados de outras áreas, com bases de realização.

| OBJETIVOS
Formar profissionais de Realização, com capacidade técnica, criativa e autoral nos principais formatos audiovisuais.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Assistentes de Realização, Anotadores e Realizadores para produtoras e canais de televisão, e ainda produtoras de cinema, publicidade e vídeo.

Instalações

Localização

Início

Carnaxide (Lisboa)
Ver mapa
Av. Comendador Nunes Corrêa, nº 44

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

| OBJETIVOS
Formar profissionais de Realização, com capacidade técnica, criativa e autoral nos principais formatos audiovisuais.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Assistentes de Realização, Anotadores e Realizadores para produtoras e canais de televisão, e ainda produtoras de cinema, publicidade e vídeo.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

CONTEÚDOS DO CURSO

| DIRECÇÃO DE FOTOGRAFIA (18h)
A Direção de Fotografia: pintar com luz. Direção de Fotografia e Linguagem Audiovisual. Análise de sequências e discussão das fontes de luz e acessórios utilizados. Equipamento de luz para direção de fotografia. Câmaras DSLR e Câmaras de Cinema Digital. Entender o comportamento dos sensores. Análise de sequências cinematográficas e discussão das componentes técnicas, artísticas e emocionais resultantes do trabalho de direção de fotografia. Exercício de iluminação / direção de fotografia para Documentário. Exercício de iluminação / direção de fotografia para linguagem publicitária. Exercício de iluminação / direção de fotografia para sequência de ficção.

| DIREÇÃO ARTISTICA (15h)
Masterclasses com profissionais de vários departamentos da Direção Artística, com o intuito de sensibilizar os realizadores para o trabalho com estes departamentos. Áreas de caracterização (caracterização especial, cabelos e make-up) / figurinos (guarda-roupa) / cenografia (production design) / e adereços.

|PÓS-PRODUÇÃO VÍDEO E ÁUDIO PARA NARRATIVA (21h)
A estrutura dos três atos: o grande pilar da narrativa; o contraste entre o final e o início; criação do primeiro ato: o setup; criação do segundo ato: o caminho; criação do terceiro ato: a resolução. Evento inesperado e plot twists; exemplos e exercícios de storytelling para imagem. O efeito Kuleshov: como a justaposição de duas imagens pode produzir significados diferentes; preparar uma montagem. Definir o objetivo e o tipo de caminho para o atingir. Exercícios de montagem, para treinar a justaposição; quando cortar e quando não cortar; duração dos planos; a importância do som e da música; criação do rough cut; criação do Fine Cut. Exercícios, para treinar o ritmo. Exercícios de montagem de diálogo e de construção narrativa. Pós-Produção de Áudio para sequências narrativas. Introdução ao Grading com Davinci Resolve.

| REALIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIO (33h)
Géneros e formatos de documentário. História breve do documentário. Observação e pesquisa. O ponto de vista autoral sobre a realidade. Levantar questões. Estrutura para documentários. A narrativa dramática e o Documentário. Abordagem visual. Entrevistas. Narração. Som e música em Documentário. O planeamento e a imprevisibilidade do real. Equipas em documentário. Montagem financeira para Documentário. Exercício prático de realização de documentário, em grupos de realização, em conjunto com alunos de outros cursos audiovisuais. Festivais de cinema para documentários. Circuito para venda de documentários. Os alunos fazem a pós-produção dos seus documentários.

| REALIZAÇÃO DE PUBLICIDADE (30h)
Análise de case-studies de spots publicitários, de vários orçamentos, nacionais e internacionais. Publicidade, marcas e empresas. A agência de publicidade: áreas e organização. Relação cliente, agência, produtora audiovisual e realização. PPM’s: as reuniões com a agência. Mood Boards, Castings, Locations, Story Boards. O mercado dos service. Exercícios de análise e reuniões com turma de Creative Advertising, para a realização de spots publicitários, de cariz social, a executar como trabalho de módulo. Exercício prático de produção de spots publicitários, em grupos de realização, e em conjunto com alunos de outros cursos audiovisuais. Os alunos fazem a pós-produção dos seus spots publicitários.

| REALIZAÇÃO DE MUSIC VIDEO (27h)
Realização e disrupção. Case studies e análise de music videos. A indústria musical. Análise musical, abordagem e conceito estético. Relacionamento e criação entre Realização e Músicos. Music videos como ficção; music videos como experimentação. Music videos como inovação. Realizar com orçamentos limitados. Exercícios de Técnicas de captação de playback. Exercício prático de realização de music video, em grupos de realização, em conjunto com alunos de outros cursos audiovisuais. Os alunos fazem a pós-produção dos seus music videos.

| HISTÓRIA DO CINEMA (20h)
Noções essenciais sobre os principais movimentos, realizadores e rupturas estéticas na História do Cinema, com enfoque especial na Realização. Cinema russo, expressionismo alemão, cinema narrativo clássico e hollywood, neo realismo, novelle vague, cinema contemporâneo, entre outras referências. Será forncedida uma bibliografia e filmografia base para os alunos aprofundarem conhecimentos ao longo do ano.

| REALIZAÇÃO DE AÇÃO (18h)
O que é uma cena de acção; qual a envolvência de meios técnicos e humanos. A importância da coordenação. Perceber o que é a acção/reacção. A importância dos ângulos de câmara e movimentos possíveis. A importância da pós-produção. Os vários tipos de sequências de acção: luta, viaturas, atropelamentos, quedas ao nível do chão e quedas altas para airbag, suspensões com cabos. Exercícios práticos em cenas de acção, onde os formandos poderão experimentar as diversas envolventes: coordenação, câmara, actor/duplo. Exercício de filmagem de uma mini história aplicando os conhecimentos adquiridos. Módulo em parceria com turma de Acting.

|REALIZAÇÃO DE SÉRIES (36h)
Metodologias de realização em séries e novelas. Séries Dramáticas, Novelas, Séries de Humor. A realização de narrativa em multicâmara, live-to-tape. Análise do guião. Planificação de cenas para realização multicâmara. Ensaios e blocking. Direção de Atores em Séries e Novelas. Relação da realização, com a assistência de realização e o plateau, em realização multicâmara. As equipas em televisão. Exercício prático de realização de sequência de ficção em multicâmara, em grupos de realização, em conjunto com alunos de outros cursos audiovisuais.

|REALIZAÇÃO DE FICÇÃO – NÍVEL II (42h)
Exercício individual de realização de curta-metragem de ficção. Os realizadores podem escolher entre realizar um guião pessoal, um guião externo à escola, ou um guião da turma de Guionismo. Com a ajuda de formadores especializados na área, e com o apoio da turma de Produção Audiovisual, os alunos podem recorrer a alunos de outras áreas ou, caso prefiram, a profissionais externos à escola para a equipa das suas curtas-metragens. Os alunos podem fazer a montagem e pós-produção das suas curtas-metragens, ou convidar alunos ou profissionais de edição. Cada filme terá um pequeno apoio monetário (bem como documentário, publicidade e music video). Apresentação dos filmes em auditório a profissionais convidados do mercado.

NOTA: Os melhores filmes de curso (documentário e ficção) serão enviados para mostras e festivais nacionais e internacionais de estudantes.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágio a marcar entre Julho e Outubro de 2017. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

Realização ii

Preço para verificar