Administração Escolar e Inovação Educacional

Pos-graduação

Online

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Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Metodologia

    Online

  • Duração

    2 Semestres

  • Início

    Datas a escolher

  • Campus online

    Sim

  • Envio de material didático

    Sim

  • Serviço de informação

    Sim

  • Aulas virtuais

    Sim

O Curso de Especialização em Administração Escolar e Inovação Educacional visa qualificar para o exercício de funções de direção e de gestão pedagógica e administrativa nos estabelecimentos de educação e ensino, nomeadamente nas suas dimensões técnica (pedagógica), de conceção (gestão operacional), de relações humanas e de gestão externa (Santos, 2009)1. O desenvolvimento do seu Plano de Estudos contempla diferentes domínios da gestão e administração escolar, contextualizando-os numa perspetiva nacional e internacional de melhoria das escolas, onde a inovação desempenha um papel nuclear e onde se destaca o movimento do School Improvement. Esta perspetiva de melhoria educativa eleva a aprendizagem dos estudantes a uma dimensão ampla, ou seja, que engloba o ensino em sala de aula, a escola como um todo, a aprendizagem organizacional, as práticas de liderança, mas também o contexto macro das políticas educativas. Por essa razão, o conjunto das unidades curriculares que integra o plano de estudos do curso pretende contribuir para uma formação de lideranças orientadas para o sucesso educativo em sentido abrangente, tendo por referência o despacho conjunto nº198/99, de 15 de Fevereiro que identifica as competências específicas para esta área de formação especializada.

1 Santos, B. (2009). O Gestor Escolar segundo a Inspecção-Geral da Educação. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Tese de Mestrado).

Instalações

Localização

Início

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Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

1- Competências de análise crítica:
1) Analisar e interpretar a escola e a organização escolar à luz dos contributos teóricos das ciências da educação, designadamente nos domínios da sociologia da educação e da escola, da política educativa ou da educação comparada, da teoria curricular e das ciências da organização, e ainda da administração pública e do direito administrativo;
2) Fundamentar o processo de tomada de decisão em procedimentos de investigação e de inovação educacional.

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Opiniões

Matérias

  • Educação
  • Liderança
  • Gestão Escolar
  • Gestão Pedagógica
  • Inovação
  • Design
  • Avaliação
  • Recursos Humanos
  • Contabilidade
  • Profissional

Programa

1º Semestre
  • Políticas Educativas, Liderança e Administração Escolar6
  • Gestão Pedagógica e Inovação nas Escolas6
  • Desenho e Avaliação de Programas em Educação6
  • Inclusão e Sucesso Educativo6
  • Seminários em Métodos de Investigação e Inovação 6
2º Semestre
  • Inovação, Qualidade Educativa e Planos de Melhoria6
  • Gestão e Avaliação de Recursos Humanos em Educação6
  • Contabilidade e Gestão Financeira nas Organizações Educativas6
  • Opção (a escolher uma de entre as seguintes): TIC em Contextos Educativos; Processos de Supervisão Pedagógica; Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Processos de Mudança; Outras b)4
  • Seminários de Apoio ao Projeto: Gestão e Inovação Educacional8

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