Administração Escolar e Inovação Educacional
Pos-graduação
Online
Descrição
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Tipologia
Pos-graduação
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Metodologia
Online
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Duração
2 Semestres
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Início
Datas a escolher
-
Campus online
Sim
-
Envio de material didático
Sim
-
Serviço de informação
Sim
-
Aulas virtuais
Sim
O Curso de Especialização em Administração Escolar e Inovação Educacional visa qualificar para o exercício de funções de direção e de gestão pedagógica e administrativa nos estabelecimentos de educação e ensino, nomeadamente nas suas dimensões técnica (pedagógica), de conceção (gestão operacional), de relações humanas e de gestão externa (Santos, 2009)1. O desenvolvimento do seu Plano de Estudos contempla diferentes domínios da gestão e administração escolar, contextualizando-os numa perspetiva nacional e internacional de melhoria das escolas, onde a inovação desempenha um papel nuclear e onde se destaca o movimento do School Improvement. Esta perspetiva de melhoria educativa eleva a aprendizagem dos estudantes a uma dimensão ampla, ou seja, que engloba o ensino em sala de aula, a escola como um todo, a aprendizagem organizacional, as práticas de liderança, mas também o contexto macro das políticas educativas. Por essa razão, o conjunto das unidades curriculares que integra o plano de estudos do curso pretende contribuir para uma formação de lideranças orientadas para o sucesso educativo em sentido abrangente, tendo por referência o despacho conjunto nº198/99, de 15 de Fevereiro que identifica as competências específicas para esta área de formação especializada.
1 Santos, B. (2009). O Gestor Escolar segundo a Inspecção-Geral da Educação. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Tese de Mestrado).
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
1- Competências de análise crítica:
1) Analisar e interpretar a escola e a organização escolar à luz dos contributos teóricos das ciências da educação, designadamente nos domínios da sociologia da educação e da escola, da política educativa ou da educação comparada, da teoria curricular e das ciências da organização, e ainda da administração pública e do direito administrativo;
2) Fundamentar o processo de tomada de decisão em procedimentos de investigação e de inovação educacional.
Opiniões
Matérias
- Educação
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Programa
- Políticas Educativas, Liderança e Administração Escolar6
- Gestão Pedagógica e Inovação nas Escolas6
- Desenho e Avaliação de Programas em Educação6
- Inclusão e Sucesso Educativo6
- Seminários em Métodos de Investigação e Inovação 6
- Inovação, Qualidade Educativa e Planos de Melhoria6
- Gestão e Avaliação de Recursos Humanos em Educação6
- Contabilidade e Gestão Financeira nas Organizações Educativas6
- Opção (a escolher uma de entre as seguintes): TIC em Contextos Educativos; Processos de Supervisão Pedagógica; Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Processos de Mudança; Outras b)4
- Seminários de Apoio ao Projeto: Gestão e Inovação Educacional8
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