Trabalhar por projetos no ensino artístico especializado da música: outra forma de fazer aprender

Licenciatura

Em Porto

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Porto

  • Início

    Datas a escolher

Enquadramento“A valorização profissional dos docentes através da formação contínua pressupõe a concertação de esforços de todos os intervenientes, com particular realce para o estabelecimento de parcerias entre entidades formadoras, nomeadamente entre entidades responsáveis pela formação inicial e pela formação contínua”. Esta ação insere-se, pois, no âmbito do plano de atividades da EA, Católica Porto, concretizado através da consultoria científica e pedagógica às escolas e agrupamentos, nos campos organizacional, pedagógico, avaliativo e formativo, potenciando, ainda, a investigação aplicada em educação artística, realizada no âmbito do CITAR e do CEDH, contribuindo para a capacitação e desenvolvimento de modelos alternativos de formação estética e artística dos profissionais de educação em contexto de trabalho, e para o cumprimento dos objetivos estratégicos da Educação 2030. ObjetivosPromover a Aprendizagem baseada em Projetos (PbL) nas escolas e agrupamentos com Ensino Artístico da Música.Construção de um quadro de orientação para a planificação de projetos no ensino artístico da música, que potenciam o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade, contextualizados ao projeto educativo das escolas e agrupamentos;Conceção de projetos de intervenção pedagógica e de inovação curricular de carácter interdisciplinar;Avaliar projetos Modelo PedagógicoMétodos ativos centrados na apresentação, exploração e integração dos temas propostos, tendo por base a (eventual) experiência do participantes nas áreas do curso e as suas próprias expectativas e necessidades de aprendizagem. Levantamento de questões problema no campo específico do ensino AEM. Construção de respostas pedagógico-didáticas mais adequadas aos problemas e constrangimentos identificados pelos participantes, no domínio da gestão curricular e da avaliação . Análise e...

Instalações

Localização

Início

Porto
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Plano de Estudos:

Origens e contextualização histórica do Trabalho de Projeto na Educação (Dewey e Kilpatric).

Metodologia de Trabalho de Projeto. O que é? Como se operacionaliza? Como se avalia?

Refletir sobre as etapas da operacionalização de uma aprendizagem significativa, contextualizada e eficaz baseada na metodologia de trabalho de projeto.

Metodologia de Projeto no Ensino Artístico da Música: análise de exemplos de boas práticas de projetos desenvolvidos nas escolas de ensino artístico da música.

Construção de um referencial orientador para a operacionalização das etapas do TP nas disciplinas da componente artística.

Conceção de um projeto de intervenção pedagógica no contexto do projeto educativo da escola a que o professor pertence.

O e-portefólio reflexivo de desenvolvimento profissional como instrumento de avaliação formativa dos projetos de intervenção e inovação pedagógica no ensino artístico da música.

Trabalhar por projetos no ensino artístico especializado da música: outra forma de fazer aprender

Preço para verificar