SNC - AP (Contabilidade Financeira)

Curso

Em Lisboa

50 €

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Nível

    Intermediário

  • Local

    Lisboa

  • Horário de aulas

    24h

  • Duração

    Flexível

A normalização contabilística em Portugal para o setor público encontra-se desatualizada, fragmentada e inconsistente. Com efeito, atualmente coexistem sistemas contabilísticos baseados em princípios, como é o caso do SNC, com a normalização contabilística do Setor Público que é mais baseada em regras. Com efeito, as empresas públicas e entidades reclassificadas adotam o SNC, os serviços integrados, institutos públicos e entidades do setor não lucrativo adotam o POCP com diferentes planos setoriais (setores da educação, da saúde, autarquias locais e segurança social), o que constitui um problema sério de inconsistência técnica que afeta a eficiência e impede uma adequada consolidação de contas (relato orçamental e financeiro) do setor público. A implementação do SNC-AP resolve a fragmentação e as inconsistências existentes a partir da base de acréscimo na contabilidade e relato financeiro das administrações públicas (AP), articulando-a com a atual base de caixa modificada, permitindo uniformizar procedimentos e aumentar a fiabilidade da consolidação das contas públicas aproximando-se ao SNC e ao SNC das entidades sem fins lucrativos. O SNC-AP passa a contemplar os subsistemas de contabilidade orçamental, contabilidade financeira e contabilidade de gestão, implicando um processo de transição, sendo de aplicação obrigatória pelos serviços e empresas públicas a partir de 1 de janeiro de 2018.

Instalações

Localização

Início

Lisboa
Ver mapa

Início

Consultar

A ter em conta

Adquirir conhecimentos da estrutura concetual do novo sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP).

Capacitar profissionais com elevado nível de competência técnica ao nível da contabilidade e da gestão pública, incluindo contabilistas certificados.

Permitir aos formandos que melhorem os seus objetivos pessoais e profissionais, dotando-os de novas competências numa área de grande importância para o crescimento e desenvolvimento sustentável do nosso país.

Responsáveis de organismos e serviços públicos, técnicos superiores nas áreas Financeira e contabilística, património, auditoria e áreas conexas. Contabilistas Certificados, e outros trabalhadores com experiência na área.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Matérias

  • POCP
  • AP
  • Contabilidade
  • Gestão
  • Financeira
  • Constitui
  • Contabilística
  • Atualmente
  • Técnicos
  • Administrações

Programa

PROGRAMA

1 SNC-AP (CONTABILIDADE FINANCEIRA)
1.1 ENQUADRAMENTO GERAL
1.2 CONTABILIDADE FINANCEIRA
1.3 CONTABILIDADE ORÇAMENTAL (NCP 26 ? CONTABILIDADE E RELATO ORÇAMENTAL)
1.4 CONTABILIDADE DE GESTÃO (NCP 27)

A implementação do SNC-AP resolve a fragmentação e as inconsistências existentes a partir da base de acréscimo na contabilidade e relato financeiro das administrações públicas (AP), articulando-a com a atual base de caixa modificada, permitindo uniformizar procedimentos e aumentar a fiabilidade da consolidação das contas públicas aproximando-se ao SNC e ao SNC das entidades sem fins lucrativos. O SNC-AP passa a contemplar os subsistemas de contabilidade orçamental, contabilidade financeira e contabilidade de gestão, implicando um processo de transição, sendo de aplicação obrigatória pelos serviços e empresas públicas a partir de 1 de janeiro de 2018.

SNC - AP (Contabilidade Financeira)

50 €