Gestão Administrativa e Financeira
Curso
Em Lisboa
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Nível
Intermediário
-
Local
Lisboa
-
Horário de aulas
18h
-
Duração
Flexível
A boa gestão das tarefas administrativas e financeiras é essencial para o bom desenvolvimento de um projeto ou organização. A gestão financeira de uma empresa envolve um conjunto de ações e procedimentos administrativos que visam maximizar os resultados económicofinanceiros, através da eficiência operacional e do controlo das atividades financeiras. Esse conjunto de ações e procedimentos relaciona-se, por exemplo,
com o conhecimento das disposições de natureza fiscal, o cumprimento de obrigações perante os seus colaboradores, nomeadamente junto da Segurança Social e das Finanças; e potenciação da eficiência operacional.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Este Curso destina-se a dar uma resposta clara e eficaz às exigências e necessidades específicas e crescentes de profissionais, que exercem funções na área administrativa e financeira. Trata-se de uma formação onde se privilegiam os aspetos práticos e o uso constante de exercícios e de estudo de casos, por forma a garantir uma aprendizagem com forte vertente operacional.
No final do curso os formandos serão capazes de:
− Dominar, de forma global, os principais aspetos de Gestão da Área Administrativa e Financeira
− Compreender o processo financeiro nos seus movimentos fundamentais.
− Ler e compreender a informação veiculada pelo Balanço e Demonstração de Resultados
− Analisar os principais indicadores característicos da evolução financeira da empresa.
− Perceber a relação entre financiamento e equilíbrio financeiro.
− Compreender e descrever os principais Ciclos da Empresa (de Exploração, de Investimento e Financeiro).
Este Curso destina-se aos profissionais que não tendo como base formação em finanças necessitem reforçar esta sua competência para o bom desempenho das suas funções, nomeadamente: Dirigentes de outras Áreas Funcionais, Gestores de Projetos, Coordenadores de Grupos de Trabalho, Técnicos e Pessoal Administrativo que, pelas suas funções, necessitem compreender algumas competências de Gestão Administrativa e Financeira.
Opiniões
Matérias
- Balanço
- Contabilidade
- Financeira
- Contabilidade Básica
- Contabilidade Custos
- Contabilidade Geral
- Contabilidade Rural
- Contabilidade Social
- Contabilidade Avançada
- Contabilidade Bancária
- Contabilidade Gerencial
Programa
Módulo 1 - Introdução à Contabilidade Financeira
- O Balanço da Empresa
- Demonstração de Resultados
- Impacto das decisões de gestão nas demonstrações financeiras
- O significado dos fluxos de caixa
- A estrutura do Balanço
- Ativos, Passivos e Situação Liquida.
- Ciclo de Exploração, Ciclo de Investimento e Ciclo Financeiro
- Aquisição de M.P. e outros F.S.E.
- Produção e transformação em P.A.
- Processo de venda aos clientes
- Pagamento de M.P. e F.S.E.
- Recebimento dos clientes
- Aquisição de Edifícios e Terrenos
- Máquinas industriam
- Viaturas
- Aplicações a prazo
- Negociação de empréstimos bancários
- Aumentos de capital
- Recebimentos de dividendos
- Participações financeiras em empresas
- Balanço funcional
- Análise do equilíbrio financeiro - Análise económica
- Situação económica: análise integrada da rendibilidade
- Rendibilidade e risco
- Situação monetária: o cash-flow
- Planeamento e orçamentação
- Elaboração do orçamento
- Controlo orçamental e análise de desvios
- Método ABC
- Descentralização e centros de responsabilidade
- Preços de transferência internos
- Avaliação de performance
- Implementação do "Balanced Scorecard"
Gestão Administrativa e Financeira