Gestão Administrativa e Financeira

Curso

Em Lisboa

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Nível

    Intermediário

  • Local

    Lisboa

  • Horário de aulas

    18h

  • Duração

    Flexível

A boa gestão das tarefas administrativas e financeiras é essencial para o bom desenvolvimento de um projeto ou organização. A gestão financeira de uma empresa envolve um conjunto de ações e procedimentos administrativos que visam maximizar os resultados económicofinanceiros, através da eficiência operacional e do controlo das atividades financeiras. Esse conjunto de ações e procedimentos relaciona-se, por exemplo,
com o conhecimento das disposições de natureza fiscal, o cumprimento de obrigações perante os seus colaboradores, nomeadamente junto da Segurança Social e das Finanças; e potenciação da eficiência operacional.

Instalações

Localização

Início

Lisboa
Ver mapa

Início

Consultar

A ter em conta

Este Curso destina-se a dar uma resposta clara e eficaz às exigências e necessidades específicas e crescentes de profissionais, que exercem funções na área administrativa e financeira. Trata-se de uma formação onde se privilegiam os aspetos práticos e o uso constante de exercícios e de estudo de casos, por forma a garantir uma aprendizagem com forte vertente operacional.

No final do curso os formandos serão capazes de:
− Dominar, de forma global, os principais aspetos de Gestão da Área Administrativa e Financeira
− Compreender o processo financeiro nos seus movimentos fundamentais.
− Ler e compreender a informação veiculada pelo Balanço e Demonstração de Resultados
− Analisar os principais indicadores característicos da evolução financeira da empresa.
− Perceber a relação entre financiamento e equilíbrio financeiro.
− Compreender e descrever os principais Ciclos da Empresa (de Exploração, de Investimento e Financeiro).

Este Curso destina-se aos profissionais que não tendo como base formação em finanças necessitem reforçar esta sua competência para o bom desempenho das suas funções, nomeadamente: Dirigentes de outras Áreas Funcionais, Gestores de Projetos, Coordenadores de Grupos de Trabalho, Técnicos e Pessoal Administrativo que, pelas suas funções, necessitem compreender algumas competências de Gestão Administrativa e Financeira.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Matérias

  • Balanço
  • Contabilidade
  • Financeira
  • Contabilidade Básica
  • Contabilidade Custos
  • Contabilidade Geral
  • Contabilidade Rural
  • Contabilidade Social
  • Contabilidade Avançada
  • Contabilidade Bancária
  • Contabilidade Gerencial

Programa

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 - Introdução à Contabilidade Financeira
  • O Balanço da Empresa
  • Demonstração de Resultados
  • Impacto das decisões de gestão nas demonstrações financeiras
  • O significado dos fluxos de caixa
Módulo 2 - Compreender o balanço: os ciclos da empresa
  • A estrutura do Balanço
  • Ativos, Passivos e Situação Liquida.
  • Ciclo de Exploração, Ciclo de Investimento e Ciclo Financeiro
Módulo 3- O ciclo de exploração
  • Aquisição de M.P. e outros F.S.E.
  • Produção e transformação em P.A.
  • Processo de venda aos clientes
  • Pagamento de M.P. e F.S.E.
  • Recebimento dos clientes
Módulo 4 – O ciclo de investimento
  • Aquisição de Edifícios e Terrenos
  • Máquinas industriam
  • Viaturas
  • Aplicações a prazo
Módulo 5- O ciclo financeiro
  • Negociação de empréstimos bancários
  • Aumentos de capital
  • Recebimentos de dividendos
  • Participações financeiras em empresas
Módulo 6 – Análise Financeira e Económica
  • Balanço funcional
  • Análise do equilíbrio financeiro - Análise económica
  • Situação económica: análise integrada da rendibilidade
  • Rendibilidade e risco
  • Situação monetária: o cash-flow
Módulo 7 – Finanças Previsionais
  • Planeamento e orçamentação
  • Elaboração do orçamento
  • Controlo orçamental e análise de desvios
Módulo 8 – Controlo de Gestão
  • Método ABC
  • Descentralização e centros de responsabilidade
  • Preços de transferência internos
  • Avaliação de performance
  • Implementação do "Balanced Scorecard"

Gestão Administrativa e Financeira

Preço para verificar