Publicidade criativa e storytelling para empresas
Licenciatura
Em Porto
Descrição
-
Tipologia
Licenciatura
-
Local
Porto
-
Início
Datas a escolher
EnquadramentoA comunicação atual das empresas apela a uma criatividade no conceito e nos meios nunca antes observada. Se por um lado algumas das formas de publicidade que vingaram no século XX (televisão, jornais, cartazes, outdoors…) têm vindo a perder a sua eficácia pelo excesso de repetição, por outro, as novas realidades comunicacionais (web, redes sociais, novas tecnologias interativas, transmédia, etc.) exigem o recurso a estratégias criativas como o storytelling, bem como a meios inovadores utilizados na formação artística em Som e Imagem na Escola das Artes. Por seu turno, os artistas frequentemente encontram trabalho na área da comunicação, numa situação laboral contextualizada em negócio não artístico. Assim, considera-se uma mais-valia congregar necessidades e saberes oriundos destas áreas complementares: a artística, pela utilização criativa dos meios audiovisuais e do storytelling, e a comunicação empresarial, pelo marketing, branding e publicidade associados. ObjetivosO objetivo fundamental da disciplina é desenvolver a capacidade de construir publicidade audiovisual criativa. No final da unidade curricular o aluno deve ser capaz de desenvolver um processo completo de criação para publicidade, nomeadamente: Modelo PedagógicoSerão usadas as seguintes estratégias:Profissionais de audiovisual que pretendam desenvolver competências na área da criação publicitária.
Profissionais de comunicação, marketing e publicidade que pretendam desenvolver competências criativas e de storytelling.28 horas 150,00 €15 VagasMaria Guilhermina CastroEstudos Avançados e Formação
Tel: 22 619 62 02 / 43
Universidade Católica Portuguesa
Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto
Instalações
Localização
Início
Início
Opiniões
Programa
Plano de Estudos:
Planos de Estudos
- Conceitos fundamentais de criatividade
Criatividade na atualidade: produto, processo, contexto e pessoa. Pensamento convergente, divergente e lateral.
- Conceitos fundamentais de publicidade
Publicidade, propaganda, marketing e branding. Briefing, conceito criativo e plano de comunicação. Persuasão, motivação e condicionamento.
- Estratégias de criatividade em publicidade, marketing e branding
Exercícios de desenvolvimento da criatividade: expressão automática, brainstorm, mapa mental, circept, cinética, analogia, conflito comprimido, integração de acaso e erro, entre outros.
Criatividade no Meio Publicitário: narrativas transmedia, outdoors interativos, marketing viral, marketing invisível, marketing de guerrilha, PR Stunt, marketing urbano, entre outros.
Criatividade no Conceito Publicitário. Retórica publicitária: tipo de apelos pretendidos no público (ethos, pathos, logos) e figuras retóricas.
- Estratégias de storytelling
Storytelling como estratégia de branding. Estruturas narrativas lineares, complexas e transmediais. Tipos de personagens, criação de mundos e estilos de narração.
- Desenvolvimento de projeto prático de publicidade
Compreensão do problema
Briefing
Conceito criativo
Estratégia de comunicação
Execução
Avaliação e aprimoramento da execução
Publicidade criativa e storytelling para empresas