Publicidade criativa e storytelling para empresas

Licenciatura

Em Porto

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Porto

  • Início

    Datas a escolher

EnquadramentoA comunicação atual das empresas apela a uma criatividade no conceito e nos meios nunca antes observada. Se por um lado algumas das formas de publicidade que vingaram no século XX (televisão, jornais, cartazes, outdoors…) têm vindo a perder a sua eficácia pelo excesso de repetição, por outro, as novas realidades comunicacionais (web, redes sociais, novas tecnologias interativas, transmédia, etc.) exigem o recurso a estratégias criativas como o storytelling, bem como a meios inovadores utilizados na formação artística em Som e Imagem na Escola das Artes. Por seu turno, os artistas frequentemente encontram trabalho na área da comunicação, numa situação laboral contextualizada em negócio não artístico. Assim, considera-se uma mais-valia congregar necessidades e saberes oriundos destas áreas complementares: a artística, pela utilização criativa dos meios audiovisuais e do storytelling, e a comunicação empresarial, pelo marketing, branding e publicidade associados. ObjetivosO objetivo fundamental da disciplina é desenvolver a capacidade de construir publicidade audiovisual criativa. No final da unidade curricular o aluno deve ser capaz de desenvolver um processo completo de criação para publicidade, nomeadamente: Modelo PedagógicoSerão usadas as seguintes estratégias:Profissionais de audiovisual que pretendam desenvolver competências na área da criação publicitária.
Profissionais de comunicação, marketing e publicidade que pretendam desenvolver competências criativas e de storytelling.28 horas 150,00 €15 VagasMaria Guilhermina CastroEstudos Avançados e Formação
Tel: 22 619 62 02 / 43
Universidade Católica Portuguesa
Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto

Instalações

Localização

Início

Porto
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Plano de Estudos:

Planos de Estudos

  • Conceitos fundamentais de criatividade
    Criatividade na atualidade: produto, processo, contexto e pessoa. Pensamento convergente, divergente e lateral.
  • Conceitos fundamentais de publicidade
    Publicidade, propaganda, marketing e branding. Briefing, conceito criativo e plano de comunicação. Persuasão, motivação e condicionamento.
  • Estratégias de criatividade em publicidade, marketing e branding
    Exercícios de desenvolvimento da criatividade: expressão automática, brainstorm, mapa mental, circept, cinética, analogia, conflito comprimido, integração de acaso e erro, entre outros.
    Criatividade no Meio Publicitário: narrativas transmedia, outdoors interativos, marketing viral, marketing invisível, marketing de guerrilha, PR Stunt, marketing urbano, entre outros.
    Criatividade no Conceito Publicitário. Retórica publicitária: tipo de apelos pretendidos no público (ethos, pathos, logos) e figuras retóricas.
  • Estratégias de storytelling
    Storytelling como estratégia de branding. Estruturas narrativas lineares, complexas e transmediais. Tipos de personagens, criação de mundos e estilos de narração.
  • Desenvolvimento de projeto prático de publicidade
    Compreensão do problema
    Briefing
    Conceito criativo
    Estratégia de comunicação
    Execução
    Avaliação e aprimoramento da execução

Publicidade criativa e storytelling para empresas

Preço para verificar