Pós-graduações > ciências da informação

5.0
1 opinião
  • Recomendo a universidade aberta porque os cursos tem matérias muito interessantes
    |

Pos-graduação

Em Lisboa

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Local

    Lisboa

  • Início

    Datas a escolher

>> Registos de acreditação CCPFC/ACC-92977/17, CCPFC/ACC-92971/17

Este curso apresenta-se como a sequência natural de um curso de 1.º ciclo na área das Ciências da Informação e da Documentação, proporcionando uma formação avançada num conjunto de temáticas de grande relevância para um exercício profissional de qualidade.

No contexto da sociedade atual, a organização da informação constitui um campo de ação determinante, na medida em que a explosão informacional que diariamente experimentamos obriga a um esforço de seleção que requer intervenção de especialistas na área. Estes especialistas têm, por conseguinte, um papel fulcral em tudo o que se relaciona com a organização, disponibilização e difusão de recursos documentais, com responsabilidades acrescidas na gestão de estruturas organizacionais na área da informação.

O curso de pós-graduação em Ciências da Informação tem como objetivos a formação de um profissional:
1) atento às transformações e mudanças sociais e tecnológicas com influência direta na sua atividade e com capacidade para refletir e intervir adequadamente em contextos diversificados;

2) com competências para conceber, integrar e avaliar projetos de desenvolvimento locais ou numa esfera de ação mais alargada, na área científica do curso;

3) com capacidade para interagir com os pares e com o público numa atitude de disponibilidade, colaboração e de partilha de práticas e de saberes.

Instalações

Localização

Início

Lisboa
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Este curso destina-se preferencialmente a todos aqueles que, possuindo uma licenciatura ou uma pós-graduação na área das Ciências da Informação, pretendam aprofundar a formação adquirida. São também admitidas candidaturas de licenciados noutras áreas que tenham formação complementar na área das bibliotecas ou centros de documentação. São ainda admitidos candidatos licenciados noutras áreas, que exerçam funções em serviços de informação ou prestem apoio em bibliotecas públicas escolares.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

5.0
  • Recomendo a universidade aberta porque os cursos tem matérias muito interessantes
    |
100%
5.0
excelente

Avaliação do curso

O recomendam

Avaliação do Centro

anabela martins queiroz queiroz

5.0
11/03/2022
Sobre o curso: Recomendo a universidade aberta porque os cursos tem matérias muito interessantes
Recomendarias esse curso?: Sim
*Todas as opiniões recolhidas pela Emagister & iAgora foram verificadas

Programa

Ao curso de pós-graduação em Ciências da Informação é atribuído um total de 80 ECTS, distribuídos de forma a permitir um aprofundamento de caráter teórico-prático, proporcionado por um conjunto de unidades ministradas em dois semestres curriculares (num total de 60 ECTS), seguindo-se uma componente de aplicação, consubstanciada no desenvolvimento de um trabalho prático (20 ECTS). Esta última componente tem uma duração trimestral, tempo previsto como sendo adequado ao desenvolvimento de um trabalho prático, resultante de um projeto, e à elaboração de um relatório que apresente uma reflexão crítica sobre essa prática. A estrutura curricular assim como o número de créditos definidos para cada uma das unidades curriculares tiveram como referência as competências a desenvolver ao longo do curso. Tratando-se de uma formação pósgraduada, privilegiou-se o número de horas de estudo e de investigação a desenvolver de forma autónoma, cujo acompanhamento é efetuado através da comunicação desenvolvida na plataforma de e-learning. Por deliberação do Senado da Universidade Aberta foi definido que a cada ECTS correspondem 26 horas de trabalho por parte do estudante. • 1.º ano - 1.º semestre Gestão da Informação e Recursos Documentais (10 ECTS); Planeamento Estratégico de Serviços de Informação (10 ECTS); Literacia da informação (10 ECTS); • 1.º ano - 2.º semestre Metodologias de Investigação (10 ECTS); Sistemas de informação e bibliotecas digitais (10 ECTS); Marketing Digital e Comunicação Integrada (10 ECTS); • 2.º ano – 1.º trimestre Prática Profissional (20 ECTS)

Pós-graduações > ciências da informação

Preço para verificar