Pós-graduação em supervisão clínica em enfermagem

Pos-graduação

Em Gandra

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Local

    Gandra

  • Duração

    2 Anos

  • Início

    Datas a escolher

Apesar de em Portugal o termo Supervisão clínica em Enfermagem ainda não ser muito comum, este conceito tem vindo a ser introduzido através de quatro factores que historicamente marcaram o desenvolvimento da profissão:
O movimento da formação permanente, na década de 70;
Estudos em matéria de qualidade e cuidados de enfermagem;
Os processos de certificação de qualidade;
O novo Modelo de Desenvolvimento Profissional para a Enfermagem Portuguesa: prática tutelada e certificação de competências.
No final dos anos 80, no Norte da Europa, começa a falar-se em supervisão clínica, intensificando-se a sua discussão e necessidade de implementação com os programas de acreditação e de qualidade.
A enfermagem enquanto ciência e profissão autónoma tem mantido uma busca contínua pela excelência dos cuidados simetrizando-se às expectativas políticas e sociais, bem evidenciado pela Ordem dos Enfermeiros, que assume como prioridade a aposta na qualidade dos cuidados prestados e na satisfação dos utentes.
No desenvolvimento deste contexto tem sido evidenciado a crescente atenção na supervisão clínica de Enfermagem como estratégia de orientação e promoção dessa qualidade. A supervisão deve ser vista como um processo de engrandecimento permanente, mútuo e de ajuda entre colegas. Está sempre assente numa relação interpessoal saudável, empática, que possibilita o estabelecimento de uma atmosfera afectivo-relacional positiva. É facilitadora do processo de ensino/aprendizagem e promove a auto e hetero supervisão comprometida e colaborante.

Instalações

Localização

Início

Gandra (Porto)
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Desenvolver no profissional de enfermagem competências e estratégias de intervenção no domínio da Supervisão Clínica, nos diferentes contextos profissionais: orientação de estudantes, integração de novos elementos e colaboração no exercício da prática tutelada.

Objectivos específicos:Apesar de em Portugal o termo “Supervisão clínica em Enfermagem” ainda não ser muito comum, este conceito tem vindo a ser introduzido através de quatro factores que historicamente marcaram o desenvolvimento da profissão: o movimento da formação permanente, na década de 70, os estudos em matéria de qualidade e cuidados de enfermagem, os processos de certificação de qualidade e o novo Modelo de Desenvolvimento Profissional para a Enfermagem Portuguesa: prática tutelada e certificação de competências.O plano pedagógico desenvolve-se em aulas teóricas, teórico-práticas, estágio de desenvolvimento profissional e seminários.Licenciados em Enfermagem.Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.30208 Horas25Aprovação a todas as Unidades Curriculares e trabalho final.O Curso decorrerá de Março a Outubro de 2013. As aulas decorrerão às sextas, das 18h00 às 22h00 e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (Quinzenalmente).PROVISÓRIO
Março a Outubro de 2013
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Licenciados em Enfermagem.Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.30208 Horas25Aprovação a todas as Unidades Curriculares e trabalho final.O Curso decorrerá de Março a Outubro de 2013. As aulas decorrerão às sextas, das 18h00 às 22h00 e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (Quinzenalmente).PROVISÓRIO
Março a Outubro de 2013
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Aprovação a todas as Unidades Curriculares e trabalho final.O Curso decorrerá de Março a Outubro de 2013. As aulas decorrerão às sextas, das 18h00 às 22h00 e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (Quinzenalmente).PROVISÓRIO
Março a Outubro de 2013
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Data de realização do curso

Março de 2013

Áreas de conhecimento
  • Enfermagem
Estrutura curricular

UNIDADE CURRICULAR 1 – COMUNICAÇÃO E RELAÇÃO

UNIDADE CURRICULAR 2 – PEDAGOGIA

UNIDADE CURRICULAR 3 – SUPERVISÃO

UNIDADE CURRICULAR 4 – ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

  • Seminário: apresentação dos trabalhos de projecto.

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06

Local(is) de formação do curso Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL
Entidades parceiras

Informação adicional

O plano pedagógico desenvolve-se em aulas teóricas, teórico-práticas, estágio de desenvolvimento profissional e seminários.Licenciados em Enfermagem.Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.30208 Horas25Aprovação a todas as Unidades Curriculares e trabalho final.O Curso decorrerá de Março a Outubro de 2013. As aulas decorrerão às sextas, das 18h00 às 22h00 e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (Quinzenalmente).PROVISÓRIO Março a Outubro de 2013 O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Pós-graduação em supervisão clínica em enfermagem

Preço para verificar