Pós-graduação em gestão local da educação

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No âmbito dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) institui-se uma política de base municipal e intermunicipal que atribui aos Municípios, CIM e AM a responsabilidade de conceberem planos e programas de ação que reforcem as dinâmicas e as práticas de Prevenção do Abandono Escolar Precoce e de Promoção do Sucesso Escolar.Estes planos e estas operações vêm exigir às estruturas municipais uma muito maior capacidade de intervenção, sendo obrigadas a constituírem-se como um dispositivo de recurso e de suporte ao que os atores educativos [escolas, associações de pais, associações de estudantes, instituições locais que dispõem de programas educativos…] se propõem realizar ou que venham a querer realizar para potenciar as oportunidades de sucesso educativo.A complexa rede de conexões e articulações a estabelecer entre, por um lado, o PIICIE e os projetos municipais e entre estes e os Planos de Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) e os Planos Estratégicos de Promoção do Sucesso Escolar (PEPSE) aprovados pelo Ministério da Educação e os Planos de Melhoria Plurianuais desenvolvidos pelas escolas TEIP exige conhecimento específico sobre a organização do sistema de educação e formação, sobre as culturas escolares e profissionais, sobre a gramática escolar e modos de promoção do sucesso. A ssim sendo a Área Metropolitana do Porto entendeu necessária e relevante a parceria com uma instituição credível e de reconhecida competência na área. Através de concurso público nº 1/2017 publicitado através da Vortal, selecionou e estabeleceu protocolo de parceria para a conceção e suporte à concretização deste PIICIE e respetivos Planos Operacionais com a Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa .Dada a interação sistemática e regular que a FEP vai estabelecer ao longo dos próximos 3 anos com os 17 Municípios da...

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Programa

Unidades Curriculares
Horas de contacto
Horas trab. autónomo
1. Centralização e descentralização das políticas de educação e formação - o papel das autarquias
Joaquim Azevedo
4 sessões Presenciais (12 horas) 4 sessões síncronas à distância (12 horas) Sessões on-line (6 horas)
2. Articulação de políticas e práticas de promoção do sucesso nas escolas e autarquias
Marisa Carvalho
4 sessões Presenciais (12 horas) 4 sessões síncronas à distância (12 horas) Sessões on-line (6 horas)
3. Tecnologias digitais e instrumentos de suporte à ação educativa
António Andrade
4 sessões Presenciais (12 horas) 4 sessões síncronas à distância (12 horas) Sessões on-line (6 horas)
4. Redes locais para a Inovação e mudança educativa
Isabel Baptista
4 sessões Presenciais (12 horas) 4 sessões síncronas à distância (12 horas) Sessões on-line (6 horas)
5. Monitorização e avaliação de projetos educativos e formativos locais
Cristina Palmeirão
4 sessões Presenciais (12 horas) 4 sessões síncronas à distância (12 horas) Sessões on-line (6 horas)
6. Seminário de Projeto em gestão local da educação
José Matias Alves e Ilídia Cabral
4 sessões Presenciais (12 horas) 4 sessões síncronas à distância (12 horas) Sessões on-line (6 horas)

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