Curso de formação contínua em gestão de dinâmicas problemáticas do contexto escolar
Pos-graduação
Em Gandra
Descrição
-
Tipologia
Pos-graduação
-
Local
Gandra
-
Início
Datas a escolher
As dificuldades de convivência nas escolas têm estado na ordem do dia, dando origem a debates públicos e a numerosas referências nos meios de comunicação social. Não sendo um fenómeno novo, obrigam a uma reflexão profunda sobre o papel da Escola na sociedade dos dias de hoje, exigindo a todos os intervenientes que co-existem no espaço educativo, um conhecimento fundamentado e actualizado sobre um conjunto de fenómenos psicossociais que estão presentes nas suas realidades diárias.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Este curso pretende, por um lado, dotar os participantes com os conhecimentos necessários para enquadrar teoricamente um conjunto de dinâmicas problemáticas frequentemente patentes no contexto educativo como a violência nas suas diferentes modalidades, os problemas comportamentais e o insucesso escolar. Por outro, visa-se munir os agentes educativos com competências no âmbito da gestão comportamental, da mediação e gestão de conflitos e da promoção de estratégias de aprendizagem auto-regulada, que lhes permitam fazer face de forma mais eficaz aos problemas com que se deparam na sua prática profissional. Interessa ainda referir que os objectivos aqui preconizados vão de encontro às directrizes ditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Braga, entidade responsável pela homologação deste curso.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
- Realizar uma leitura técnico-científica das situações-problema, de acordo com os conteúdos programáticos abordados nos diferentes módulos
- Identificar factores de risco e de protecção no âmbito das dinâmicas problemáticas abordadas
- Planear e implementar estratégias de prevenção adequadas à avaliação realizada
- Optar por modelos e metodologias de intervenção de acordo com as especificidades da situação-problema
- Desenvolver e praticar competências ao nível da conceptualização, avaliação e intervenção de acordo com a população-alvo e a problemática
- Desenvolver e praticar competências do domínio pessoal transversais ao exercício profissional, nomeadamente, postura autocrítica, criatividade, proactividade e multidisciplinaridade.
- Potenciar a qualidade do contexto educativo.As dificuldades de convivência nas escolas têm estado na ordem do dia, dando origem a debates públicos e a numerosas referências nos meios de comunicação social de Junho de 2009
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado...
Docentes licenciados e profissionalizados em estabelecimentos de educação do 1º., 2º. e 3º. Ciclo do Ensino Básico e Secundário.
Licenciados em Psicologia, Psicopedagogia, Sociologia, Serviço Social, Animação Sócio-Cultural, Mediação de Conflitos e Técnicos de acção educativa e ainda outros profissionais interessados no tema.Análise Curricular Académica e Profissional e Ordem de Inscrição.2585 Horas9O número de faltas não poderá exceder 25% da carga horária total.
A avaliação é contínua, baseando-se em modalidades específicas à dinâmica interna de cada módulo (40% da nota final) e na apresentação de um trabalho final (60% da nota). Para a aprovação na acção é necessária a aprovação a todos os módulos.O Curso decorrerá de Abril a Junho de 2009
As sessões decorrerão à Segunda e Quarta-feira, das 18h00 às 21h00 e um Sábado por mês, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.PROVISÓRIO
3, 4, 7, 9, 14, 15, 20, 22, 27 e 29 de Abril de 2009
2, 4, 6, 11, 13, 16, 18, 20, 25 e 27 de Maio de 2009
1, 3 e 5 de Junho de 2009
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.Candidatura
50 Euros
Propinas
Para Cooperantes da CESPU, Crl e Instituições Protocoladas
700 Euros ou 4 prestações mensais de 175 Euros.
Para Não Cooperantes da CESPU, Crl
800 Euros ou 4 Prestações mensais de 200 Euros.
(Cheques pré-datados)
O número de faltas não poderá exceder 25% da carga horária total.
A avaliação é contínua, baseando-se em modalidades específicas à dinâmica interna de cada módulo (40% da nota final) e na apresentação de um trabalho final (60% da nota). Para a aprovação na acção é necessária a aprovação a todos os módulos.O Curso decorrerá de Abril a Junho de 2009
As sessões decorrerão à Segunda e Quarta-feira, das 18h00 às 21h00 e um Sábado por mês, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.PROVISÓRIO
3, 4, 7, 9, 14, 15, 20, 22, 27 e 29 de Abril de 2009
Opiniões
Programa
Data de realização do curso
03 de Abril de 2009
Local(is) de realizaçãoCampus Universitário de Gandra
Áreas de conhecimento- Psicologia
MÓDULO 1 - Conceitos-chave da Psicologia do Desenvolvimento e perfis desenvolvimentais dos 6 aos 15 anos de idade
- Conceitos chave das teorias clássicas do desenvolvimento humano (estádio de desenvolvimento; crise; transição; assimilação e acomodação; vulnerabilidade e resiliência; cenário de desenvolvimento; zona de desenvolvimento próximo; andaime; parceiro mais competente de interacção; internalização…)
- A criança do 1º ciclo do ensino básico
- A criança do 2º ciclo do ensino básico
- A criança do 3º ciclo do ensino básico
- Por uma abordagem positiva do desenvolvimento
MÓDULO 2 - Gestão de dinâmicas problemáticas I: insucesso, absentismo e abandono escolar
- O Contexto escolar - Perspectiva histórica; Contextualização dos problemas da escola; Contextos e lógicas de intervenção face à crise dos sistemas educativos.
- Definição de conceitos: Insucesso, absentismo e abandono escolar
- Causas e consequências do insucesso, absentismo e abandono escolar
- Medidas de prevenção do insucesso educativo
MÓDULO 3 - Gestão de dinâmicas problemáticas II: indisciplina, problemas de comportamento e condutas anti-sociais
- Clarificação de conceitos e definições: indisciplina, problemas de comportamento e condutas anti-sociais
- Do normal ao patológico: Distúrbio de Hiperactividade, Distúrbio de Oposição e Distúrbio de Conduta
- Principais modelos explicativos, indicadores desenvolvimentais e factores de risco
- Princípios norteadores de uma intervenção mais eficaz (dimensão estrutural e dimensão relacional)
- Estratégias de gestão comportamental e papel do adulto enquanto agente promotor de mudança
- Outras modalidades de prevenção e intervenção
MÓDULO 4 - Gestão de dinâmicas problemáticas III: violência na família e maus-tratos a a crianças e jovens
- Evolução histórica, definições e conceitos-chave
- Dados epidemiológicos
- Tipologia (s) de maus-tratos
- Indicadores de risco
- Implicações e consequências das situações de violência e maus-tratos
- Principais perspectivas explicativas
- Procedimentos de sinalização e prevenção
MÓDULO 5 - Gestão de dinâmicas problemáticas IV: violência escolar e fenómenos de bullying
- Clarificação de conceitos e definições: violência escolar como conceito amplo e heterogéneo
- Tipos e modalidades de bullying
- Incidência e prevalência
- Perfis dos intervenientes e factores de risco
- Consequências das dinâmicas de bullying
- Pressupostos e linhas orientadoras dos programas anti-bullying
- Um programa de intervenção na sala de aula
MÓDULO 6 - Estratégias de motivação e aprendizagem escolar
- Aprendizagem cooperativa
- Aprendizagem auto-regulada
MÓDULO 7 - Dinâmica e gestão de conflitos: o papel da mediação escolar
- Identificação das dinâmicas conflituais
- Diferentes tipos de comportamento em situações de conflito
- A prevenção e gestão dos conflitos
- Os diferentes métodos de gestão de conflitos
- O processo de mediação
- Especificidade da Mediação Escolar
- O papel do Mediador Escolar
O Certificado do Curso é emitido ao abrigo do artigo 13º. do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores e Acreditado pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua (Neste momento encontramo-nos a aguardar acreditação).
Documentação necessária de candidaturaCurriculum Vitae em modelo Europass (ver anexo);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (ver anexo);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, cartão de contribuinte;
1 Fotografia;
Cheque no valor da candidatura.
CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Telefone 224 157 174/06
Local(is) de formação do curso
Campus Universitário de Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL
Entidades parceiras
Informação adicional
Curso de formação contínua em gestão de dinâmicas problemáticas do contexto escolar