Planificação e gestão diferenciada do currículo e da avaliação no ensino artístico especializado da música (eaem)
Licenciatura
Em Porto
Descrição
-
Tipologia
Licenciatura
-
Local
Porto
-
Início
Datas a escolher
EnquadramentoEste curso justifica-se pelo facto das escolas e os agrupamentos estarem, mais do que nunca, confrontados como novos desafios para o cumprimento dos objetivos estratégicos definidos pelo ME, nomeadamente, baixar a taxa de abandono escolar precoce para 10%, até 2020 e que a implementação progressiva do projeto de autonomia e flexibilidade se faça segundo a matriz comum do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.O curso insere-se no âmbito da Oferta de Formação Avançada da Escola das Artes, da UCP, através: do apoio a atividades que se identifiquem com o seu âmbito de atuação científica e de investigação, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores de música; e da promoção de plataformas e redes para a divulgação da investigação artística respeitando a diversidade de paradigmas, modelos e projetos educativos e artísticos. Objetivos Modelo PedagógicoMétodos ativos centrados na apresentação, exploração e integração dos temas propostos, tendo por base a (eventual) experiência do participantes nas áreas do curso e as suas próprias expectativas e necessidades de formação. Levantamento de questões problema no campo específico do ensino AEM. Construção de respostas pedagógico-didáticas mais adequadas aos problemas e constrangimentos identificados pelos participantes, no domínio da gestão curricular e da avaliação. Análise e discussão de estudos de caso ligados à prática pedagógica dos participantes. Leituras com questões para reflexão/ Interformação /recensão crítica. Exposição e debate. Leitura orientada. Reflexão e pensamento crítico. Interformação, formação entre pares e trabalho colaborativo. Análise de estudos de caso e de boas práticas.Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário25 horas150,00 €20 VagasCoordenação Geral: Sofia SerraCoordenação Curso: Luísa Orvalho
Estudos Avançados e Formação
Tel: 22 619 62 02 / 43
Universidade Católica Portuguesa
Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto
Instalações
Localização
Início
Início
Opiniões
Programa
Plano de Estudos:
1. Ensinar: a arte de fazer aprender
- O que é ensinar, aprender e avaliar? Transição do paradigma tradicional para o paradigma construtivista. Novos papéis para os alunos e professores.
- As dimensões caracterizadoras da atuação profissional do professor do EAEM: dimensão profissional, social e ética; desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; participação na escola e relação com a comunidade educativa; desenvolvimento e formação profissional ao longo da vida.
2. Currículo e Avaliação: a diferenciação pedagógica na sala de aula de ensino coletivo.
- O porquê da diferenciação pedagógica? Estratégias de ensino e Inteligências Múltiplas de Gardner. O saber e o agir do professor.
- A ação de ensinar como uma ação estratégica para melhorar a qualidade das aprendizagens: passar da gestão da formação para a gestão das competências.
- Integração curricular e cultura de projeto na escola do ensino artístico. Aprendizagem baseada em projetos (PbL)
3. A avaliação no EAEM
- Pensar a avaliação, para melhorar a aprendizagem.
- Conceitos, gerações e paradigmas avaliativos.
- Como fazer para que os alunos se autoavaliem e saibam autorregular a sua aprendizagem na sala de aula e no estudo da música em casa?
- Critérios de avaliação: de sucesso e de realização de uma tarefa. Descritores de nível de desempenho
- Executar um repertório de práticas avaliativas e pedagógicas diversificadas;
- Técnicas e instrumentos de avaliação: os e-portefólios de evidências de aprendizagem como estratégia de avaliação formativa.
4. Planificação e Gestão Diferenciada do Currículo
- O que é o currículo?
- Planificar para o tempo e para o espaço na sala de aula de música de forma estratégica e diferenciada.
- Gerir atividades diferentes dos alunos na sala de aula coletiva. Como?
- Pedagogia diferenciada: diferenciar conteúdos, agrupamento de alunos, tempos de aprendizagem e produtos.
- As inteligências múltiplas de Gardner e os perfis de aprendizagem.
- Como planificar atividades de ensino tendo em consideração os perfis de aprendizagem e os interesses dos alunos?
- Project Based Learning
5. Gerir um ambiente de múltiplas tarefas na sala de aula do ensino da música
- Como administrar a progressão das aprendizagens e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação
- Que estratégias organizativas e pedagógicas levam os alunos a superar as suas dificuldades?
- Promover o diagnóstico de necessidades e a autoavaliação da aprendizagem pelos alunos pela integração das ferramentas digitais na sala de aula;
- Monitorizar o trabalho do aluno em sala de aula e do estudo em casa pelo uso dos e-portefólios de evidências de aprendizagem
Planificação e gestão diferenciada do currículo e da avaliação no ensino artístico especializado da música (eaem)