Organização do trabalho escolar e gestão diferenciada do currículo e da avaliação no ensino artístico especializado da música: o saber em ação

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Descrição

Enquadramento
"A valorização profissional dos docentes através da formação contínua pressupõe a concertação de esforços de todos os intervenientes, com particular realce para o estabelecimento de parcerias entre entidades formadoras, nomeadamente entre entidades responsáveis pela formação inicial e pela formação contínua”. Esta ação insere-se, pois, no âmbito do plano de atividades da EA, Católica Porto, concretizado através da consultoria científica e pedagógica às escolas e agrupamentos, nos campos organizacional, pedagógico, avaliativo e formativo, potenciando, ainda, a investigação aplicada em educação artística, realizada no âmbito dos CITAR e do CEDH, contribuindo para a capacitação e desenvolvimento de modelos alternativos de formação estética e artística dos profissionais de educação em contexto de trabalho, e para o cumprimento dos objetivos estratégicos da Educação 2030. Objectivos
Contribuir para a satisfação das prioridades formativas dos professores de música, tendo em vista a concretização dos projetos educativos e curriculares das escolas a que pertencem;
Introduzir na cultura escola modelos alternativos de trabalho colaborativo baseados na intervisão entre pares multidisciplinares, como estratégia de desenvolvimento profissional.
Construção de um referencial curricular orientador para a operacionalização das aprendizagens essenciais expressas na tríade de elementos — conhecimentos, capacidades e atitudes - nas disciplinas da componente artística.
Produção de um quadro de orientação curricular base para a planificação, gestão e avaliação do ensino e da aprendizagem, e desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade;
Elaboração e implementação de projetos de intervenção pedagógica e de inovação curricular de carácter interdisciplinar;

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Programa

Plano de Estudos:

A nova profissionalidade docente: as bases científicas da arte de ensinar nos cursos de ensino artístico especializado da música (EAEM).
“O ofício do professor”- Uma perspetiva de professor eficaz para o séc. XXI.
Organização do trabalho de ensinar e aprender no quadro da autonomia e flexibilidade curricular e da promoção do sucesso escolar.
Paradigmas e Práticas de Planificação, Desenvolvimento Curricular e Avaliação no Ensino AEM. Pedagogias da 4ª geração.
Avaliação e progressão das aprendizagens: modalidades e práticas. Quadro de possibilidades.
Refletir sobre as etapas para uma aprendizagem significativa, contextualizada e eficaz baseada em projetos.
Metodologia de Projeto no Ensino Artístico: planificação e desenvolvimento de projetos curriculares integrados. A ação pedagógica e a diferença.
Construção de um referencial curricular orientador para a operacionalização das aprendizagens essenciais expressas na tríade de elementos — conhecimentos, capacidades e atitudes - nas disciplinas da componente artística.
Construção de instrumentos de Intervisão entre pares multidisciplinares.
O e-portefólio reflexivo de desenvolvimento profissional como instrumento de avaliação formativa dos professores do ensino artístico.

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