O software musical como ferramenta criativa e pedagógica

Licenciatura

Em Porto

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Porto

  • Início

    Datas a escolher

EnquadramentoEsta formação pretende proporcionar aos formandos conhecimento suficiente no uso de software musicais que agilizem e potenciem momentos criativos e pedagógicos, tanto na perspetiva do professor-utilizador, como também, na utilização por parte do aluno. Os software, são diversos, e vão desde editores de notação musical a pequenas aplicação para telemóvel.Grande parte destes software são gratuitos e pouco conhecidos pelos professores. Para além do contacto com o software, serão também abordadas estratégias direcionadas para a aprendizagem de conteúdos programáticos no ensino da música, como por exemplo, a aprendizagem de ritmos, de estruturas formais melódicas, desenvolvimento motívico, improvisação e a descoberta de repertório musical diversificado.Ao nível dos Software de Notação Musical serão abordados conhecimentos técnicos que possibilitem a elaboração de fichas de trabalho/exercícios/testes e pequenas tarefas criativas. Objetivos Modelo PedagógicoAs aulas serão em regime de aulas teórico/práticas, com uma apresentação inicial, das diferentes temáticas, seguida de uma aplicação prática. Após cada módulo cada um dos trabalhos será corrigido e analisado com a turma para potenciar uma melhoria.
Após este enriquecimento de conteúdos e de valências técnicas, o formando deverá selecionar os software com os quais se identifica mais, de forma a direcionar-se para a sua própria necessidade. O formando será incentivado a utilizar os seus conhecimentos no seu âmbito laboral e posteriormente comentar a sua experiência com os restante colegas do curso de formação avançada, de forma a proporcionar enriquecimento e melhorias.Professores do ensino regular e de música (1º, 2º e 3º ciclo)1/6/2019, 8/6, 15/6, 22/6 (10h00-13h00 e 14h30-17h30)24 horas210,00 €20 VagasNuno PinhoEstudos Avançados e Formação
Tel: 22 619 62 02 / 43
Universidade Católica Portuguesa
Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto

Instalações

Localização

Início

Porto
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

Perguntas & Respostas

Levanta as tuas perguntas e outros utilizadores poder-te-ão responder

Quem queres que te responda?

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Programa

Plano de Estudos:

MÓDULO 1 (8 horas)

  • Apresentação de Software de Notação musical – MuseScore / Sibelius 8 / Dorico

MÓDULO 2 (5 horas)

  • Apresentação de software Digitópia do Serviço Educativo da Casa da Música.
  • Apresentação de outros software – Outros impulsos; Narrativas Sonoras; entre outros.

MÓDULO 3 (5 horas)

  • Apresentação de software de edição de áudio – Audacity (e equivalentes)
  • Apresentação de um conjunto de software para telemóveis

MÓDULO 4 (6 horas)

  • Apresentação e elaboração de estratégias pedagógicas de aplicação prática na sala de aula.

Apresentação de resultados práticos.
Para frequentar esta ação de formação será necessário um computador com internet (de preferência com um teclado numérico).

O software musical como ferramenta criativa e pedagógica

Preço para verificar