Nutrição e Saúde: das controvérsias à prática

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Online

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Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Metodologia

    Online

  • Horário de aulas

    25h

  • Duração

    Flexível

  • Início

    Datas a escolher

  • Campus online

    Sim

  • Envio de material didático

    Sim

  • Serviço de informação

    Sim

  • Aulas virtuais

    Sim

A promoção da saúde, em geral, e a prevenção de doenças crónicas relacionadas com a alimentação, em particular, implicam a definição de políticas públicas em áreas tão diversas como o ambiente, a publicidade ou a indústria, bem como o envolvimento de múltiplos setores da sociedade, de que se destaca a educação. Efetivamente, é hoje inquestionável a posição ideal que o contexto e a educação escolares assumem na promoção da saúde e na educação para a saúde. A escola oferece oportunidades únicas não só para o conhecimento, o desenvolvimento e a valorização de hábitos de vida saudável, mas também para o apoio social e o reforço ambiental necessário para ajudar as crianças e os adolescentes a atingir o seu potencial educativo e de saúde plenos. No entanto, apesar dos esforços das autoridades e das comunidades educativas para melhorar a oferta alimentar em meio escolar e do reconhecimento da necessidade de fomentar aprendizagens significativas sobre alimentação, nutrição e saúde, por parte dos professores, persistem ainda importantes obstáculos que têm vindo a limitar a expressão do potencial que o contexto escolar tem neste âmbito. Entre os referidos obstáculos destaca-se a falta de uma boa articulação entre a escola, a família e a comunidade, considerada essencial para a educação nutricional das crianças, e a necessidade de melhorar os programas curriculares e respetiva implementação. Isto exigirá uma intervenção abrangente, multissetorial e multinível, envolvendo várias formas de apoio às escolas, incluindo o desenvolvimento curricular, a produção de materiais didáticos e a formação de professores.

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A ter em conta

Aprofundar o conhecimento científico alicerçante de princípios-chave da alimentação e nutrição humana;
Analisar criticamente aspetos controversos da relação alimentação-nutrição-saúde;
Discutir a educação nutricional na prática escolar à luz das recomendações alimentares atuais e dos principais problemas nutricionais das crianças e jovens.
Desenvolver competências de educação nutricional.

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Programa

Conteúdos programáticos

  • Princípios chave de alimentação e nutrição humana.
  • A alimentação no conjunto dos vários determinantes de saúde.
  • Controvérsias no âmbito da relação alimentação-nutrição-saúde.
  • Recomendações nutricionais atuais – a ciência, as mensagens.
  • A educação nutricional nas escolas: experiências e desafios.

Metodologias de realização da ação

  • Exposição e discussão dos tópicos definidos (sistema interativo/participativo).
  • Realização de atividades práticas, em formato de tarefas individuais e em grupo, com recurso a instrumentos/ferramentas diversificadas no âmbito da nutrição/educação.

Avaliação dos formandos

A avaliação dos formandos será baseada na classificação das tarefas desenvolvidas ao longo das aulas (50%) e na classificação do teste escrito individual (50%).

Tal como definido pelo Despacho n.º 4595/2015, de maio de 2015, os formandos serão avaliados quantitativamente numa escala de 1 a 10 valores.

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