Morfologia e Lexicologia – desenvolver competências linguísticas no Jardim de Infância

Curso

Online

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Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Nível

    Intermediário

  • Metodologia

    Online

  • Horário de aulas

    25h

  • Duração

    Flexível

  • Início

    Datas a escolher

  • Campus online

    Sim

  • Envio de material didático

    Sim

  • Serviço de informação

    Sim

  • Aulas virtuais

    Sim

O desenvolvimento da linguagem é um dos objetivos nucleares da Educação Pré-Escolar, intencionalidade que se alcança através de situações estimulantes de aprendizagem de integração e inter-relação das várias dimensões da língua. As oportunidades de interação e as explorações lúdicas da linguagem contribuem para o enriquecimento linguístico das crianças.
É compromisso do jardim de infância garantir e promover estas aprendizagens e é tarefa do educador organizar a sua operacionalização na ação pedagógica.
Pretende-se com este curso de formação promover o aprofundamento do conhecimento linguístico do educador de infância no que concerne às diversas dimensões da língua, dando particular realce para a dimensão morfológica e lexical. Áreas de conhecimento normalmente pouco considerados na intervenção pedagógica, todavia de realce importante para o trabalho em torno do desenvolvimento da consciência morfológica e lexical, naquilo que são as relações positivas que estabelecem com o significado das palavras, o alargamento do capital lexical e a (futura) leitura e escrita. Pretende-se, ainda, promover reflexões sobre orientações metodológicas potenciadoras de abordagens consentâneas com o desenvolvimento da consciência morfológica e lexical em crianças em idade pré-escolar assim como a planificação de unidades didáticas solidamente fundamentadas e proporcionadoras de aprendizagens integradas da língua portuguesa.

Instalações

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Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Estímulo à implementação de estratégias pedagógicas promotoras de metodologias inovadoras de desenvolvimento da linguagem;
Adoção de práticas que levem ao envolvimento das crianças em tarefas de reflexão morfológica e lexical;
Construção de planificações integradoras de todos os domínios da língua;
Produção e utilização de recursos educativos para atividades de exploração do conhecimento linguístico;
Promoção de momentos de reflexão decorrentes da prática docente e desenvolvimento do espírito crítico relativamente às ações linguísticas abordadas.

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Opiniões

Matérias

  • Organização
  • Fonética
  • Fonologia
  • Morfologia
  • Morfologia flexional
  • Linguística
  • Morfológica
  • Teórica
  • Profissional
  • Análise

Programa

Conteúdos programáticos

1. Organização e domínios da língua

  • Fonética e fonologia do Português. Prosódia. Estrutura silábica
  • Morfologia e Classe de palavras. A estrutura da palavra. Constituintes morfológicos. Morfologia flexional e morfologia derivacional.
  • Léxico e vocabulário. Semântica lexical: significação e relações entre palavras.

2. As dimensões da Língua Portuguesa em desenvolvimento durante o jardim de infância

3. Consciência linguística antes da escolarização

  • Consciência morfológica
  • Consciência lexical

4. O desenvolvimento da consciência morfológica

5. O desenvolvimento da consciência lexical

6. As tarefas de desenvolvimento da consciência morfológica e lexical.

7. A planificação e a construção de recursos didáticos.

8. A avaliação das aprendizagens.

Metodologias de realização da ação

Os conteúdos desta formação serão abordados a partir da documentação / bibliografia fornecida pelo formador. As sessões terão uma parte de exposição teórica, outra de debate de ideias e discussão dos textos da literatura e outra de didatização de situações de aprendizagem. O desenvolvimento das sessões requer a participação ativa de todos os formandos através do envolvimento nas tarefas propostas.

Avaliação dos formandos

  • Assiduidade (15%)
  • Participação e qualidade da intervenção nas sessões e problematização das situações em análise; (15%)
  • Desenho de um percurso pedagógico orientado para o desenvolvimento da consciência morfológica e lexical; (30%)
  • Elaboração de um relatório crítico final (conteúdos, experiências pedagógicas, e reflexão/avaliação da formação). (40%)

Tal como definido pelo Despacho n.º 4595/2015, de maio de 2015, os formandos serão avaliados quantitativamente numa escala de 1 a 10 valores.

Morfologia e Lexicologia – desenvolver competências linguísticas no Jardim de Infância

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