Morfologia e Lexicologia – desenvolver competências linguísticas no Jardim de Infância
Curso
Online
Descrição
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Tipologia
Curso
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Nível
Intermediário
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Metodologia
Online
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Horário de aulas
25h
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Duração
Flexível
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Início
Datas a escolher
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Campus online
Sim
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Envio de material didático
Sim
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Serviço de informação
Sim
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Aulas virtuais
Sim
O desenvolvimento da linguagem é um dos objetivos nucleares da Educação Pré-Escolar, intencionalidade que se alcança através de situações estimulantes de aprendizagem de integração e inter-relação das várias dimensões da língua. As oportunidades de interação e as explorações lúdicas da linguagem contribuem para o enriquecimento linguístico das crianças.
É compromisso do jardim de infância garantir e promover estas aprendizagens e é tarefa do educador organizar a sua operacionalização na ação pedagógica.
Pretende-se com este curso de formação promover o aprofundamento do conhecimento linguístico do educador de infância no que concerne às diversas dimensões da língua, dando particular realce para a dimensão morfológica e lexical. Áreas de conhecimento normalmente pouco considerados na intervenção pedagógica, todavia de realce importante para o trabalho em torno do desenvolvimento da consciência morfológica e lexical, naquilo que são as relações positivas que estabelecem com o significado das palavras, o alargamento do capital lexical e a (futura) leitura e escrita. Pretende-se, ainda, promover reflexões sobre orientações metodológicas potenciadoras de abordagens consentâneas com o desenvolvimento da consciência morfológica e lexical em crianças em idade pré-escolar assim como a planificação de unidades didáticas solidamente fundamentadas e proporcionadoras de aprendizagens integradas da língua portuguesa.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Estímulo à implementação de estratégias pedagógicas promotoras de metodologias inovadoras de desenvolvimento da linguagem;
Adoção de práticas que levem ao envolvimento das crianças em tarefas de reflexão morfológica e lexical;
Construção de planificações integradoras de todos os domínios da língua;
Produção e utilização de recursos educativos para atividades de exploração do conhecimento linguístico;
Promoção de momentos de reflexão decorrentes da prática docente e desenvolvimento do espírito crítico relativamente às ações linguísticas abordadas.
Opiniões
Matérias
- Organização
- Fonética
- Fonologia
- Morfologia
- Morfologia flexional
- Linguística
- Morfológica
- Teórica
- Profissional
- Análise
Programa
Conteúdos programáticos
1. Organização e domínios da língua
- Fonética e fonologia do Português. Prosódia. Estrutura silábica
- Morfologia e Classe de palavras. A estrutura da palavra. Constituintes morfológicos. Morfologia flexional e morfologia derivacional.
- Léxico e vocabulário. Semântica lexical: significação e relações entre palavras.
2. As dimensões da Língua Portuguesa em desenvolvimento durante o jardim de infância
3. Consciência linguística antes da escolarização
- Consciência morfológica
- Consciência lexical
4. O desenvolvimento da consciência morfológica
5. O desenvolvimento da consciência lexical
6. As tarefas de desenvolvimento da consciência morfológica e lexical.
7. A planificação e a construção de recursos didáticos.
8. A avaliação das aprendizagens.
Metodologias de realização da ação
Os conteúdos desta formação serão abordados a partir da documentação / bibliografia fornecida pelo formador. As sessões terão uma parte de exposição teórica, outra de debate de ideias e discussão dos textos da literatura e outra de didatização de situações de aprendizagem. O desenvolvimento das sessões requer a participação ativa de todos os formandos através do envolvimento nas tarefas propostas.
Avaliação dos formandos
- Assiduidade (15%)
- Participação e qualidade da intervenção nas sessões e problematização das situações em análise; (15%)
- Desenho de um percurso pedagógico orientado para o desenvolvimento da consciência morfológica e lexical; (30%)
- Elaboração de um relatório crítico final (conteúdos, experiências pedagógicas, e reflexão/avaliação da formação). (40%)
Tal como definido pelo Despacho n.º 4595/2015, de maio de 2015, os formandos serão avaliados quantitativamente numa escala de 1 a 10 valores.
Morfologia e Lexicologia – desenvolver competências linguísticas no Jardim de Infância