Mestrado em tecnologia e ciência alimentar

Mestrado

Em Porto

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Porto

  • Início

    Datas a escolher

O mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar foi criado por iniciativa conjunta da Universidade do Porto, através da Faculdade de Ciências (FC-UP), e da Universidade do Minho (UMinho), através do Departamento de Engenharia Biológica da Escola de Engenharia (DEB-EEUM).
Este mestrado apresenta uma formação orientada à solução de problemas ligados às indústrias de processo agro-alimentar, bem como ao setor dos serviços para a indústria agro-alimentar. Considera como objetivos principais:
Complementar a formação de licenciados em cursos de ciências, de ciências de engenharia biológica, de ciências de engenharia alimentar, química ou afins, conferindo formação especializada, avançada, em áreas relacionadas com as agroindústrias: lacticínios, vinhos, cerveja, produtos cárneos, cereais e derivados, hortofrutícolas, etc.
Proporcionar a transferência de tecnologia em questões relacionadas com o processamento e a qualidade dos alimentos, o desenvolvimento de novos produtos, tendo em consideração os aspetos nutricionais e sensoriais, assim como a certificação do sistema de gestão da segurança alimentar.
Dinamizar a I&DT em torno do setor agro-industrial, promovendo a qualidade dos produtos, reforçando a segurança e a qualidade alimentares.

Instalações

Localização

Início

Porto
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Candidatura à inscrição no Mestrado está condicionada à titularidade do grau de licenciado em Engenharia Biológica, em Bioquímica, Química, Ciências de Engenharia-Perfil em Eng.ª Alimentar, ou em áreas afins, ou os titulares de habilitações legalmente equivalentes, Poderão ser admitidos licenciados noutros cursos/ciclos de estudos ou candidatos possuidores de um grau académico superior estrangeiro equivalente, desde que o Curriculum demonstre adequada preparação científica de base. São exigidos conhecimentos ao nível da compreensão e expressão, oral e escrita, da Língua Portuguesa. Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até ao final do prazo de realização da matrícula da fase correspondente Critérios de Seleção e Seriação Serão seriados em primeiro lugar os candidatos que tenham o grau de licenciado em licenciatura adequada. A seriação será feita atendendo aos seguintes critérios: Licenciatura em Engenharia Biológica, Química, Ciências de Engenharia – perfil em Engenharia Alimentar Outros candidatos que satisfaçam as condições de admissão. Os candidatos serão seriados por ordem decrescente da classificação final, considerando os parâmetros seguintes: nota de licenciatura (0-20) (ponderação: 75%) valorização adicional de cada um dos itens (ponderação 25%)): curriculum académico (componente de formação em áreas relacionadas com o mestrado, na licenciatura), 0-2 curriculum científico (atividade científica desenvolvida), 0-2 experiência profissional (atividade com componente relevante para a área do mestrado), 0-2 licenciaturas anteriores a 2002, terão uma penalização de −0.5. licenciaturas anteriores a 1997, terão uma penalização de −1.0 Critérios de desempate de candidatos:

Perguntas & Respostas

Levanta as tuas perguntas e outros utilizadores poder-te-ão responder

Quem queres que te responda?

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Programa

Q4031
Q4031
Propriedades Físico-Químicas dos Alimentos
Métodos de Análise da Qualidade Alimentar
Tecnologia Alimentar
Microbiologia dos Alimentos: da Preservação à Segurança
Opções do 1.º ano 1.º semestre
Higiene e Segurança Alimentar
Análise Sensorial e Desenvolvimento de Novos Produtos
Opções do 1.º ano 2.º semestre


Grupo de Alternativas 2.º ano
Q/CA5001
Projeto de Dissertação
Q4000
Análise Instrumental
Bioquímica Industrial
Biotecnologia Alimentar
Elementos de Qualidade e Fiabilidade
Enologia
Metodologias Quantitativas em Ciências do Consumo
Métodos de Investigação
Tecnologias Ambientais
Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Universidade do Porto
CA4013
Agricultura Biológica
Aspetos Químicos e Bioquímicos em Nutrição
Biotecnologia Molecular
Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiente
Determinantes de Consumo Alimentar
Estratégias de Integração de Processos
Produção Vitivinícola
Química Bioanalítica
Saúde e Consumo Alimentar
Serviços Industriais
Tecnologia Vitícola
Tecnologias de Fabrico de Embalagens em Plástico
Q/EQB/CA5001
Dissertação
Projeto
Estágio

Mestrado em tecnologia e ciência alimentar

Preço para verificar