Mestrado em ensino de informática  

Mestrado

Em Braga

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Braga

  • Início

    Datas a escolher

O curso, na área da formação de professores, é de natureza profissionalizante e habilita para a docência de Informática. Tem a duração de 2 anos (4 semestres e 120 ECTS). Não tem ramos, áreas de especialização ou percursos alternativos.
Apresenta uma estrutura curricular em que se evidenciam as oportunidades de mobilidade, um grande foco no trabalho do estudante, a construção da autonomia formativa e o desenvolvimento do sentido crítico e interventivo. Surge na sequência de um primeiro ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha. No 1.º ciclo de estudos realiza-se uma licenciatura e a obtenção de créditos em Informática; na segunda etapa, o mestrado visa diretamente a habilitação profissional para a docência, integrando as seguintes componentes: Formação educacional geral; Formação na área de docência; Didáticas específicas e Prática de Ensino Supervisionada. Estas componentes abrangem um conjunto de UC, em que se abordam teoricamente matérias centrais para o conhecimento do professor de Informática e integram de forma transversal, aspetos das componentes de Formação Cultural, Social e Ética e de Metodologias de Investigação Educacional. Procura-se responder às exigências profissionais que os futuros mestres irão enfrentar, facultando-lhes uma visão ampla das problemáticas e contextos nos quais irão exercer a sua atividade profissional.
Subjacente a todas as UC do curso encontra-se valorizada a perspetiva de ensino aprendizagem socioconstrutivista. São valorizadas várias metodologias e técnicas de ensino, designadamente, a aprendizagem individual e colaborativa, o trabalho de projeto, os métodos de discussão, ou o portefólio. As metodologias procuram aproximar o aluno de contextos reais de trabalho e de investigação, nomeadamente através do desenvolvimento de tarefas de pesquisa e de observação e análise.

Instalações

Localização

Início

Braga
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

1. Aprofundar conhecimentos na área da Informática, da sua didáctica, da filosofia e das ciências da educação pertinentes para o desempenho profissional e para a formação cultural dos alunos;
2. Desenvolver a capacidade crítica de forma a tomar opções fundamentadas e ajustadas aos contextos pedagógicos;
3. Obter conhecimentos teóricos e técnicos para a construção de projectos de ensino e aprendizagem adequados às escolas e às turmas;
4. Desenvolver estratégias significativas de diferenciação pedagógica em função da diversidade dos alunos;
5. Selecionar metodologias e recursos diversificados para a gestão dos processos pedagógicos;
6. Utilizar diferentes modalidades de avaliação do ensino e da aprendizagem da Informática, envolvendo os alunos na regulação sistemática do processo de aprender;
7. Preparar-se para a participação activa em projectos escolares, locais e nacionais relativos ao ensino da Informática.

O curso de mestrado em Ensino de Informática confere habilitação profissional para a docência para o grupo de recrutamento 550. As principais entidades empregadoras são o Ministério da Educação e os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo. O estatuto da carreira docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Decreto-Lei n.º 41/2012 de 21 de fevereiro, regula as funções docentes no âmbito dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na dependência do Ministério da Educação.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Currículo e Avaliação
Metodologia do Ensino da Informática I
Psicologia do Desenvolvimento
A Escola como Organização Educativa
Metodologia do Ensino da Informática II
Tecnologia Educativa
Estágio Profissional
Avaliação e Conceção de Materiais Didáticos de Informática
Correntes Fundamentais da Pedagogia
Gestão da Sala de Aula
Inclusão e Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor
Processos Cognitivos e Aprendizagem

Mestrado em ensino de informática  

Preço para verificar