Mestrado em educação  

Mestrado

Em Braga

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Braga

  • Início

    Datas a escolher

Descrição

O Mestrado em Educação é um mestrado de natureza profissionalizante, cuja área científica predominante é a Educação. O curso tem como objetivos gerais:
i) Preparar profissionais capazes de investigar, compreender e refletir criticamente acerca das necessidades, orientações teóricas e praxeológicas concernentes aos fenómenos educativos entendidos numa perspetiva de educação ao longo da vida;
ii) Habilitar profissionais capazes de diagnosticar, identificar, conceber, implementar, gerir e avaliar Programas e Projetos Educativos, de Formação e Mediação em contextos organizacionais e comunitários potenciadores de emancipação e (trans)formação de condições e qualidade de vida.
O curso com 120 ECTS tem dois anos de duração e integra três áreas de especialização: Educação de Adultos e Intervenção Comunitária; Formação, Trabalho e Recursos Humanos e Mediação Educacional. O primeiro ano é um ano curricular (60 ECTS) destinado ao aprofundamento de conhecimentos e metodologias; à integração em contextos passíveis de intervenção socioeducativa e à familiarização com investigação no domínio específico da área de especialização. O segundo ano (60 ECTS) é integralmente dedicado à realização de um estágio em contexto profissional e elaboração do respetivo relatório a ser discutido em provas públicas perante um júri. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização na área de especialização do curso frequentada. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Educação.
O curso adota procedimentos promotores da construção colaborativa do conhecimento com base na aprendizagem centrada no aluno e em metodologias ativas e participativas.
Os estudantes contam com um diversificado sistema de apoio ao acesso a informação e documentação necessária como: disponibilização por parte dos docentes de material de apoio; Plataforma de e-learning Blackboard; Biblioteca de Ciências da Educação; Biblioteca Digital (b-On) e RepositoriUM.

Instalações

Localização

Início

Braga
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

No sentido de melhor se adequar a estrutura da formação dos mestrandos às diferentes necessidades e contextos de intervenção, o Mestrado em Educação tem três áreas de especialização focadas no desenvolvimento de competências orientadas à sua área de especialização como a seguir se enunciam: 1. Compreender as problemáticas fundamentais subjacentes à área de especialização e capacidade de refletir criticamente sobre as orientações teóricas, políticas e praxeológicas vigentes; 2. Diagnosticar e identificar necessidades de intervenção educativa no âmbito da área de especialização em diferentes contextos organizacionais e comunitários; 3. Conceber, implementar, gerir e avaliar, programas e projetos no âmbito da área de especialização, 4. Operacionalizar conhecimentos científicos, metodológicos e técnicos para intervir e responder a necessidades e exigências educativas emergentes, promotores de participação, emancipação e (trans)formação individual/coletiva com vista à melhoria das condições de vida das populações; 5. Conceber propostas educativas ou de carreira/projetos de vida com base na identificação, reconhecimento, validação e certificação de conhecimentos e aprendizagens não formais e informais; 6. Investigar temáticas, processos e práticas no âmbito da área de especialização; 7. Refletir sobre implicações éticas e sociais dos processos de investigação e intervenção educativa.

O curso destina-se, fundamentalmente, à formação de educadores, formadores e mediadores habilitados a desempenhar funções educativas em todas as instituições da sociedade civil onde as questões educativas se revelem importantes, tais como: - IPSS's de resposta à Infância, População Jovem, Adulta e Sénior - Escolas - Centros de Atendimento a Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais - Bairros social e economicamente degradados - Centros Distritais e Regionais de Segurança Social - Gabinetes de Mediação - Bibliotecas - Museus e Casas de Cultura - Hospitais e Unidades de Saúde Familiar - Municípios e Juntas de Freguesia - Lares de Infância e Juventude - Comissões de Proteção de Crianças e Jovens - Estabelecimentos Prisionais de Jovens e Adultos - Centros Cívicos e Comunitários - Centros e Empresas de Formação - ONG's

Perguntas & Respostas

Levanta as tuas perguntas e outros utilizadores poder-te-ão responder

Quem queres que te responda?

Somente publicamos o teu nome e pergunta

Programa

Educação de Adultos e Intervenção Comunitária
História e Fundamentos da Educação de Adultos
Investigação em Educação e Desenvolvimento de Projetos
Políticas de Educação e Formação ao Longo da Vida
Carreira e Projetos de Vida
Expressões Artísticas na Educação de Adultos
Contextos e Práticas de Educação de Adultos e Intervenção Comunitária
Educação para a Autonomia e a Participação
Métodos e Técnicas de Animação e Intervenção Comunitária
Psicologia do Adulto e do Idoso
Intervenção Comunitária e Envelhecimento
Intervenção e Cidadania em Ambientes Digitais
Estágio e Relatório

Mestrado em educação  

Preço para verificar