Mestrado Em Ciências Da Educação – Inovação Pedagógica
Mestrado
Em Funchal
Descrição
-
Tipologia
Mestrado
-
Local
Funchal
-
Duração
2 Anos
-
Início
01/09/2024
Com base na compreensão da natureza ativa da aprendizagem e adotando uma perspectiva crítica relativamente à escola, este curso visa a promoção da inovação na educação, através de uma reflexão sobre o que será o desenho da escola do futuro. Dessa reflexão fazem parte uma revisitação da história da educação enquanto sucessão de paradigmas, uma discussão crítica sobre as novas tecnologias e o uso que possam vir a ter na criação de contextos de aprendizagem novos, tendo em vista a construção de um conceito robusto de inovação pedagógica. Assim, o mestrado em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica pretende formar pessoas capazes de intervir no interior e no exterior das escolas como verdadeiros agentes de mudança; promover o desenvolvimento de práticas pedagógicas alternativas às modeladas na burocracia industrial; incentivar a autonomia e a profissionalidade docente através da consciencialização das relações profundas entre a sociedade e a escola, e da absoluta não-neutralidade do currículo; desenvolver a capacidade de compreensão dos ambientes de aprendizagem criados pelas tecnologias digitais emergentes; desenvolver competências genéricas e específicas (instrumentais, interpessoais e sistémicas), que permitem uma aprendizagem ao longo da vida, de modo autónomo.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Este curso é especialmente destinado a professores e a detentores de outras licenciaturas no âmbito das Ciências da Educação. Além destes, podem candidatar-se a este curso outros titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, titulares de um grau académico superior estrangeiro, reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado, que sejam detentores de um currículo escolar, científico ou profissional reconhecido como adequado pelos responsáveis pelo ciclo de estudos.
Os diplomados deste curso desenvolverão capacidades para analisarem e organizarem contextos de aprendizagem inovadores em ambientes formais ou informais; exercerem funções como orientadores de estágio, e de professores cooperantes da prática pedagógica.
Una vez que solicites información por medio del catálogo de Emagister.com.pt el centro se pondrá en contacto contigo para informarte del proceso de matriculación.
Opiniões
Matérias
- Paradigmas Educativos
- Inovação Pedagógica
- Scenario Planning
- Novas tecnologias
- Ciências da educação
- Burocracia industrial
- Tecnologias digitais emergentes
- Prática pedagógica
- Educação
- Ciências
Professores
Fernando Correia
Diretor Curso
Programa
1º ANO
1º SEMESTRE
Investigação em Educação
Optativa Grupo A
Pedagogia e Inovação
Pensamento Pedagógico Contemporâneo
Scenario Planning em Educação
2º SEMESTRE
Ambientes Não-Formais de Aprendizagem
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Projeto de Investigação em Inovação Pedagógica
Tecnologia e Pedagogia Construtivista
OPTATIVAS GRUPO A : Correntes Críticas do Currículo, Paradigmas Educativos
2º ANO
1º SEMESTRE
Dissertação
2º SEMESTRE
Dissertação
Mestrado Em Ciências Da Educação – Inovação Pedagógica