EMAGISTER CUM LAUDE
      FUNIBER

      Master Universitario em Gestão Integrada: Prevenção, Ambiente e Qualidade

      FUNIBER
      Online

      Preço para verificar
      Ou preferes ligar para o centro agora?
      21715... Ver mais

      Informação importante

      Tipologia Mestrado
      Metodologia Online
      Duração Flexível
      Início Datas a escolher
      Campus online Sim
      Envio de material didático Sim
      Serviço de informação Sim
      Aulas virtuais Sim
      • Mestrado
      • Online
      • Duração:
        Flexível
      • Início:
        Datas a escolher
      • Campus online
      • Envio de material didático
      • Serviço de informação
      • Aulas virtuais
      Descrição

      No portfólio dos estudantes da maioria dos sistemas de ensino nacionais e internacionais, tradicionalmente se tem omitido conceitos relativos à qualidade na conceção de produtos e serviços, referências de tipo ambiental ou outros concernentes à segurança e à saúde laboral.

      Neste sentido, a formação é essencial para iniciar ações de planejamento estratégico de longo prazo que incorporem a gestão integrada nas atividades económicas e/ou produtivas. Consequentemente, o estudo de uma pós-graduação em gestão integrada proporciona um valor agregado considerável a muitos postos de trabalho. Tanto que hoje tornou-se quase um requisito cada vez mais exigido pelos empregadores.

      Sem dúvidas, por causa da necessidade de contar com profissionais que conheçam e implementem sistemas de gestão baseados em normas reconhecidas internacionalmente dentro de suas empresas. Este conhecimento é necessário e essencial para a otimização dos recursos existentes, a fim de obter vantagens competitivas na empresa e um resultado positivo na comunidade em que está imerso. A este respeito, um sistema de gestão integrada deve basear-se num modelo holístico que incorpora critérios ambientais, sociais, éticos, económicos e de produção e/ou prestação de serviços.

      Do ponto de vista prático, este modelo deve ser instrumentalizado como norma de gestão a partir de uma série de indicadores e critérios de medição para a sustentabilidade. A dispersão regulamentar e a falta de unanimidade de organizações, como a ISO, na publicação de uma norma integrada tem historicamente dificultado a unificação dos sistemas, razão pela qual está longe de ser uma prática generalizada. No entanto, a evolução das diferentes versões dos padrões de qualidade, ambiente e prevenção de riscos laborais demonstra uma tendência que converge para um único sistema integrado.

      Instalações (1)
      Instalações e datas
      Início Localização
      Datas a escolher
      Online
      Início Datas a escolher
      Localização
      Online

      A ter em conta

      · Quais são os objetivos deste curso?

      Formar profissionais na área empresarial que possam ser integrados e/ou liderar equipes multidisciplinares com capacidade de adaptar-se às necessidades do mercado e às mudanças tecnológicas, além de abordar problemas de gestão integrados com critérios profissionais através do uso das novas tecnologias (TIC). Identificar técnicas de tratamento mais adequada (física, química ou biológica), segundo das características da água residual afluente e propor alternativas com base na redução da poluição, reutilização e emprego de melhores práticas de origem. Avaliar possíveis formas de valorização de resíduos químicos e industriais em geral, com destaque para os destinados à fabricação de materiais leves e denso para a construção, em função da sua viabilidade ambiental, técnica e económica. Diferenciar os procedimentos de controle, monitoramento e análise de poluentes gasosos e partículas sob o marco da legislação vigente, e explicar, através de modelos matemáticos, os fatores de emissão e climáticos que determinam a sua dispersão na atmosfera. Explicar as peculiaridades do solo a partir de suas propriedades físico-químicas e dos processos de troca iónica que ocorrem e condicionam sua classificação. Projetar, implementar e manter um sistema de gestão ambiental baseado na norma ISO 14001, bem como realizar auditorias internas de acordo com a ISO 19011 para comprovar a eficácia do sistema. Explicar a importância da abordagem por processos no planejamento do sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental, bem como no plano de auditorias baseado na norma ISO 19011. Apreciar a importância de conhecer o quadro legislativo que afeta a atividade no momento de selecionar e definir os papéis e responsabilidades da equipe de auditoria. Projetar, implementar e manter um sistema de gestão da qualidade baseado na norma ISO 9001, bem como realizar auditorias internas de acordo com a ISO 19011 para comprovar a eficácia do sistema.

      · Público alvo

      A metodologia de formação proposta, somada à clareza, amplitude e didática do projeto dos conteúdos, permite dirigir o Master Universitario em Gestão Integrada: Prevenção, Ambiente e Qualidade a: Graduados em Engenharia (Agronómica, da Produção, Industrial, Elétrica, de Minas e Florestal) e Arquitetura ou equivalentes (Engenheiros Técnicos ou Superiores). Graduados em Administração de Empresas ou equivalentes (Licenciados). Graduados em Ciências Sociais (Sociologia, Psicologia) ou equivalentes (Licenciados). Graduados em Ciências Jurídicas (Direito Ambiental) ou equivalentes (Licenciados em Direito). Graduados universitários em qualquer titulação similar às anteriores, sejam titulações de implantação futura no sistema universitário espanhol ou titulações existentes nos sistemas universitários de outros países. Graduados universitários de qualquer especialidade passível de comprovação de ter recebido formação específica em matéria de gestão integrada. Graduados universitários de qualquer especialização que comprove documentalmente ter atuado no campo da gestão integrada durante um período prolongado.

      · Titulação

      Após a conclusão bem sucedida do programa, o aluno receberá o título emitido pela Universidade Europeia do Atlântico.

      Perguntas & Respostas

      Levanta as tuas perguntas e outros utilizadores poder-te-ão responder

      Êxitos alcançados por este centro

      2019

      Como podes conseguir o selo CUM LAUDE?

      Todos os cursos estão atualizados

      A avaliação média é superior a 3,7

      Mais de 50 opiniões nos últimos 12 meses

      Este centro está há 0 anos na Emagister.

      O que se aprende nesse curso?

      Atitudes
      Aproveitamento
      Aprendizagem
      Habilidades
      Conhecimentos
      Disciplina
      Constituem
      Desenvolvimento
      Considerados
      Necessária

      Programa

      Plano de estudos

      O Master Universitario em Gestão Integrada: Prevenção, Ambiente e Qualidade possui uma estrutura curricular baseada em 2 partes formativas:

      1ª PARTE: FASE PRÉVIA

      A Fase Prévia ou Requisitos Prévios orienta-se à aprendizagem dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o aproveitamento ideal do Master em sua fase oficial. Integra, entre outras, uma disciplina focada em temas considerados precedentes ou constituem uma base necessária para o desenvolvimento da Dissertação de Master, na fase oficial.
      • Introdução ao Ambiente
      • Fundamentos da Prevenção de Riscos Laborais
      • Marco Teórico (da gestão integrada)
      • Ética Empresarial e Responsabilidade Social Corporativa
      • Metodologia da Pesquisa Científica
      2ª PARTE: FASE OFICIAL

      A fase oficial orienta-se à aprendizagem de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem obter uma formação avançada e orientada à especialização profissional no contexto da gestão integrada.
      • Gestão Avançada da Água Residuária na Indústria
      • Gestão Avançada dos Resíduos Sólidos na Indústria
      • Gestão da Poluição Atmosférica
      • Tratamento de Solos Contaminados
      • Gestão Ambiental da Empresa ISO 14001
      • Sistemas de Gestão da Qualidade
      • A norma ISO 9001
      • Gestão da Documentação e Auditoria
      • Segurança Laboral
      • Higiene Industrial
      • Ergonomia
      • Psicossociologia aplicada
      • ISO 45001
      • Os Sistemas de Gestão Integrada: Qualidade, Ambiente e Prevenção
      • Modelos de Integração
      • PRÁTICAS EXTERNAS
      • DISSERTAÇÃO DE MASTER10