Licenciatura em gestão

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    Licenciatura

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A Católica Porto Business School desenvolve-se segundo um paradigma de exigência e qualidade, sendo uma referência no ensino e na investigação em Portugal.Os métodos de ensino e de avaliação, a par do desenvolvimento de competências científicas e técnicas, privilegiam ainda o desenvolvimento de competências transversais, muito valorizadas pelo mercado de trabalho.O modelo de ensino, amplamente reconhecido pelo universo empresarial, prioriza a aproximação ao mercado de trabalho antes da conclusão da licenciatura através de uma forte cooperação universidade-empresa. A Faculdade promove a realização de estágios em empresas conceituadas, o que coloca os alunos numa posição de vantagem para a entrada no mercado de trabalho.Num contexto internacional extremamente competitivo e dinâmico como o atual, a Católica Porto Business School fomenta a mobilidade internacional dos seus alunos. Incentiva-os a usufruir da experiência de estudar, temporariamente, numa universidade estrangeira, nomeadamente, através de protocolos de cooperação que tem com várias universidades na Europa, Estados Unidos e Ásia, e promove ainda a realização de estágios de verão em empresas e instituições internacionais.A Católica Porto Business School incentiva e promove o domínio da língua inglesa, oferecendo um número crescente de disciplinas em inglês, que preparam o futuro gestor e economista para os negócios globais.Para mais informações visite o site. Raquel Campos Franco
Diretora do 1º Ciclo

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A ter em conta

A Católica Porto Business School desenvolve-se segundo um paradigma de exigência e qualidade, sendo uma referência no ensino e na investigação em Portugal.
Os métodos de ensino e de avaliação, a par do desenvolvimento de competências científicas e técnicas, privilegiam ainda o desenvolvimento de competências transversais, muito valorizadas pelo mercado de trabalho.
O modelo de ensino, amplamente reconhecido pelo universo empresarial, prioriza a aproximação ao mercado de trabalho antes da conclusão da licenciatura através de uma forte cooperação universidade-empresa. A Faculdade promove a realização de estágios em empresas conceituadas, o que coloca os alunos numa posição de vantagem para a entrada no mercado de trabalho.

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Opiniões

Programa

EconomiaGestão1º SemestreMatemática I

Docente responsável

Margarida Macedo

O objetivo da disciplina é habilitar os estudantes com os conceitos, resultados fundamentais e técnicas de Cálculo Diferencial e Integral necessários ao desenvolvimento de competências de base na área de formação em que desenvolvem os estudos.
Pretende-se que o aluno desenvolva a capacidade de raciocínio, espírito crítico e poder de síntese, incentivando a utilização fundamentada dos conceitos e técnicas estudados na resolução de problemas concretos em Economia e Gestão.
Temas:
Cálculo diferencial. Estudo de funções reais multidimensionais. Otimização de funções.
Cálculo integral unidimensional.
Integral Duplo.
Objetivos e competências a desenvolver
O objetivo da disciplina é habilitar os estudantes com os conceitos, resultados fundamentais e técnicas de Cálculo Diferencial e Integral necessários ao desenvolvimento de competências de base na área de formação em que desenvolvem os estudos.
Pretende-se que o aluno desenvolva a capacidade de raciocínio, espírito crítico e poder de síntese, incentivando a utilização fundamentada dos conceitos e técnicas estudados na resolução de problemas concretos em Economia e Gestão.
No final do semestre, os alunos devem ser capazes de mobilizar e aplicar os conceitos e técnicas entretanto adquiridas na resolução de problemas concretos em Economia e Gestão.
Competências: conhecimento dos conceitos, técnicas de cálculo, capacidade de aplicação dos conceitos e técnicas de cálculo, capacidade de raciocínio, espírito crítico, comunicação escrita.

Sistemas de Informação e Tecnológicos

Docente responsável

António Andrade

O objetivo central é oferecer aos estudantes de Economia, Gestão e Dupla Licenciatura em Gestão e Direito uma disciplina introdutória em tecnologias aplicadas aos sistemas de informação, à produção e aos processos de negócio, de um ponto de vista do Gestor.
Os estudantes no final do curso deverão demonstrar as seguintes competências:
- Reconhecer a dinâmica da transformação digital das organizações com base na robótica, inteligência artificial e Big Data (4.ª Revolução Industrial);
- Avaliar a importância da tecnologia na sociedade e nas organizações;
- Descrever como é que os produtos e serviços são projetados, desenvolvidos e concebidos;
- Explicar como é que a inovação tecnológica pode melhorar a competitividade das empresas;
- Mostrar quais as tecnologias envolvidas no suporte aos Sistemas de Informação (SI);
- Identificar arquitecturas lógicas e físicas das tecnologias de suporte aos SI;
- Reconhecer a dimensão ética que envolve o potencial das Tecnologias da Informação;
- Estruturar, integrar e gerir dinamicamente dados, de forma aprofundada, com aplicações de uso generalizado;
- Capacitar para o potencial da mudança organizacional, pela via tecnológica, que pode emergir pelo planeamento dos sistemas de informação;
- Estabelecer pontes de diálogo entre a perspetiva da gestão e da engenharia de sistemas de informação para a melhoria do desempenho e da competitividade;
- Aprender ao longo da via em contexto de elearning colaborativo.

Microeconomia

Docentes responsáveis

Américo Mendes, Miguel Sottomayor

Esta disciplina pretende ser uma introdução à Economia Neoclássica, particularmente à Microeconomia, sendo a
principal ênfase dada à aquisição pelos alunos de vocabulário e do domínio de modelos económicos como ferramentas para investigar e explicar os fenómenos económicos do mundo real.
Objetivos e competências a desenvolver pelos alunos com a disciplina:
1) Desenvolver nos alunos a curiosidade intelectual pelos problemas económicos que ocorrem no mundo à sua volta;
2) Desenvolver a capacidade para saber identificar e analisar alguns desses problemas com conceitos e raciocínios económicos adequados, próprios desta disciplina;
3) Desenvolver nos alunos a capacidade para construir esses raciocínios de forma logicamente consistente e de os saber representar através de uma correta expressão escrita e oral, bem como de adequados instrumentos gráficos e matemáticos ao seu alcance.

Introdução ao Estudo da Empresa

Docente responsável

Luís Pina Rebelo

Esta disciplina tem por objetivo familiarizar os estudantes com o ambiente interno e externo das organizações em geral e das empresas em particular.
Os principais temas abordados na disciplina incluem a noção de organização enquanto sistema aberto, constituído por elementos interdependentes internos, a envolvente organizacional, os desafios do desenho organizacional, as diferentes estruturas organizacionais, a gestão das pessoas e a gestão de tecnologia.
Os principais objetivos da disciplina são:
1. A adoção rigorosa de terminologia científica relevante para os temas abordados;
2. A compreensão dos diversos modelos e teorias abordadas;
3. A aplicação prática quer da terminologia, quer dos modelos e teorias abordados.
Para atingir os objetivos da disciplina, segue-se um modelo teórico-prático de lectures e workshops. Os temas são introduzidos e aprofundados nas lectures, com recurso a diapositivos e a ilustrações audio-visuais. Os respetivos conceitos, modelos e teorias são aplicados a casos reais nas workshops, documentados pelos estudantes e pela equipa docente.

Sociologia Económica

Docente responsável

Isabel Guimarães

Partindo da exploração e análise do individualismo, nomeadamente, nas versões sentimental e cognitivo, a disciplina visa proporcionar aos estudantes uma grelha analítica que facilite a compreensão dos limites inerentes às abordagens puramente
económicas e formais da realidade social. Simultaneamente, a disciplina promove a compreensão da realidade sócio-económica em que os estudantes se inserem, dando a oportunidade para o desenvolvimento de capacidades de interpretação crítica de noções teóricas a partir de problemas práticos. A opção pelo método baseado em projecto (PBL) encoraja o desenvolvimento
de capacidades tidas como cruciais para o século XXI, nomeadamente, colaboração, pesquisa, trabalho em equipa, comunicação, resolução de problemas, aprendizagem autónoma, sem esquecer o pensamento crítico.
Os estudantes terão, assim, de:
1. Defender, criticamente, um ponto de vista, apresentando-o em poster e sob a forma de um ensaio argumentativo;
2. Compreender os limites e as possibilidades objectivas da acção individual, bem como as relações entre as construções teóricas e a realidade;
3. Identificar problemas e propor soluções, partindo da avaliação crítica da realidade social;
4. Compreender a relação entre teoria (ciência) e a realidade (sociedade).

2º SemestreMatemática II

Docente responsável

Margarida Macedo

O objetivo da disciplina é habilitar os estudantes com os conceitos, resultados fundamentais e técnicas de Cálculo Diferencial e Integral necessários ao desenvolvimento de competências de base na área de formação em que desenvolvem os estudos.
Pretende-se que o aluno desenvolva a capacidade de raciocínio, espírito crítico e poder de síntese, incentivando a utilização fundamentada dos conceitos e técnicas estudados na resolução de problemas concretos em Economia e Gestão.
No final do semestre, os alunos devem ser capazes de mobilizar e aplicar os conceitos e técnicas entretanto adquiridas na resolução de problemas concretos em Economia e Gestão.
Competências: conhecimento dos conceitos, técnicas de cálculo, capacidade de aplicação dos conceitos e técnicas de cálculo, capacidade de raciocínio, espírito crítico, comunicação escrita.

Filosofia Social e Ética

Docente responsável

Conceição Soares

Desenvolver nos estudantes uma visão do mundo mais ampla e fundamentada, nomeadamente na sua vertente económica e empresarial.
Descrever e explicar que só a partir do momento em que entendemos que o conhecimento é uma construção e que essa construção representa sempre uma opção axiológica/ética, podemos realmente trabalhar na construção de novas concepções acerca da sociedade em geral e da economia e da empresa em particular.
Promover a reflexão crítica e o debate sobre o conceito de homo economicus, justiça e eficiência económica,ética económica, empresa e ética na empresa.
Adquirir conceitos que ajudem a perceber e discutir sobre estes temas de uma forma crítica e sistemática.
Compreender o papel constitutivo e integrador da dimensão ética, não apenas na reflexão das Ciências Económicas e Empresariais, mas também na organização de uma sociedade/comunidade mais justa e mais equilibrada.

Macroeconomia

Docente responsável

Francisca Guedes de Oliveira

Esta disciplina tem como objetivo o desenvolvimento da compreensão e capacidade de instrumentalização dos
modelos macroeconómicos básicos capacitadores de uma mais correta avaliação da situação económica atual e das prováveis consequências no curto e médio prazo de alterações conjunturais e de política económica. A disciplina tem por base um modelo que permite tirar conclusões sobre o equilíbrio em três mercados distintos: o mercado de bens e serviços, o mercado monetário e o mercado de trabalho. Dependendo do tema em análise as
partes relevantes do modelo serão desenvolvidas com maior detalhe, enquanto as restantes serão simplificadas ou relegadas para segundo plano. Com isto pretendemos mostrar que a Macroeconomia é um todo coerente.
Esta perspetiva permitir-nos-á não só ler os acontecimentos económicos do passado mas também deslindar os
acontecimentos à medida que estes vão acontecendo.
Assim, com esta disciplina pretende-se que o aluno seja capaz de fazer a leitura numa perspetiva técnica dos acontecimentos macroeconómicos de maior relevância (presentes e passados). Neste contexto, a disciplina desenvolver-se-á em torno de um conjunto de temas dos quais se destacam: Contabilidade Nacional; A economia no curto prazo (o mercado de bens e serviços, o mercado monetário, o modelo IS/LM); A economia no médio
prazo (o mercado de trabalho, o modelo AS/AD); A economia aberta (o mercado de bens e serviços em economia aberta, o mercado monetário em economia aberta, o modelo IS/LM em economia aberta).

Contabilidade Financeira

Docente responsável

Paulo Alves

A disciplina apresenta os conceitos fundamentais de contabilidade financeira e está estruturada de forma a conduzir o processo de aprendizagem desde os fundamentos de contabilidade financeira à construção das principais demonstrações financeiras, passando pelo registo das operações correntes e de encerramento de exercício.
No final, o aluno deverá estar preparado para compreender e registar as principais operações contabilísticas e elaborar o balanço e a demonstração dos resultados. Adicionalmente, o aluno deve compreender o impacto que determinado facto económico tem nas demonstrações financeiras e na informação que é transmitida aos utentes.

Projeto Multidisciplinar I

Docentes responsáveis

Eva Oliveira, Rui Cunha

Nesta disciplina procurar-se-á estimular nos alunos a capacidade de realizar investigação, mas entendendo esta actividade como a procura activa de soluções para um determinado problema aplicado, ou para encontrar respostas para uma determinada questão teórica, quer seja por meio da construção e utilização de dados empíricos, quer seja por meio da argumentação racional. O objectivo é que o aluno compreenda, por um lado, o verdadeiro alcance ou potencialidades de aplicação da investigação científica; que esta não se reduz ao que é feito, a um nível avançado, em laboratórios, ou por meio da produção de teses de doutoramento/mestrado, e, por outro lado, que se combata a ideia pré-concebida de que fazer investigação é mera questão de recolher informação de forma acrítica e de reproduzi-la sem qualquer tipo de análise ou reflexão.
Objectivos Gerais:
PMI tem o seguinte objectivo principal: Proporcionar condições para o desenvolvimento da capacidade de investigar, através da prática da investigação científica sob orientação e supervisão. Mais especificamente, tratar-se-á de mostrar aos alunos: i) como identificar um tema de investigação e formular questões viáveis dentro desse domínio, ii) como organizar uma revisão de literatura, iii) como seleccionar metodologias e designs apropriados para realizar um trabalho de investigação, iv) como redigir um relatório científico.
No final do semestre, espera-se que os alunos sejam, pelo menos, capazes de:
- identificar/explicar com precisão a questão que orientou a sua pesquisa, e perceber como se formulam questões de investigação pertinentes e viáveis;
- apontar diferenças entre as várias metodologias, ter noção da sua aplicação e do modo como correspondem a diferentes problemas teóricos/conceptuais.
Observação: O trabalho de investigação será realizado em grupo, no entanto, o desenvolvimento individual é uma clara prioridade desta disciplina. Neste sentido, o estudante deverá ter em mente que 50% da nota final de PM1 é consequência da avaliação individual do estudante, realizada pelo professor da WS, através de mecanismos específicos explicados no item “Avaliação”. O orientador do trabalho de investigação a ser realizado nesta disciplina será o professor do workshop.

3º SemestreEstatística

Docente responsável

Manuela Maia

O programa está dividido em 7 pontos principais, todos relacionados: Estatística Descritiva. Teoria das Probabilidades. Variáveis Aleatórias. Modelos Probabilísticos. Estimação Pontual. Estimação Intervalar e Testes de Hipóteses.
A disciplina tem como objetivo dar a conhecer aos alunos:
-Principais técnicas de análise e apresentação de um conjunto de dados.
-Conceitos básicos da Teoria das Probabilidades.
-Condições de aplicabilidade e limitações dos Modelos Probabilísticos mais importantes.
- Principais métodos de Inferência Estatística.
Ao longo do semestre os alunos estarão capazes de aplicar, de forma crítica, os conceitos lecionados.

Moeda e Mercados Financeiros

Docente responsável

Ricardo Cruz

A disciplina 'Moeda e Mercados Financeiros' (MMF) pretende proporcionar uma visão abrangente do sistema monetário e financeiro, enfatizando as suas funções na afetação de recursos e o seu concurso para a eficiência económica e o bem-estar. No final do curso, o aluno deverá ser capaz de compreender as principais
características institucionais do sistema financeiro, entender o modo como o setor financeiro se relaciona com os demais setores da economia, identificar o papel dos intermediários financeiros nas decisões de poupança e investimento, percecionar o papel dos bancos centrais, em especial na condução da política monetária,
caracterizar e dominar algumas técnicas funda-mentais de avaliação de ativos financeiros e justificar o papel desempenhado pelos dispositivos de regulação do sistema financeiro.
Dado que as taxas de juro desempenham um papel central no processo de afetação de recursos, o aluno será convidado a evidenciar um domínio rigoroso da sua natureza e diversidade, bem como dos fatores que influenciam o seu nível e flutuações e a entender a importância das taxas de juro na determinação dos preços dos ativos financeiros, as relações entre as diversas taxas de juro que se formam nos diferentes mercados e os vínculos entre a condução da política monetária, a dinâmica das taxas de juro e as decisões de investimento.
O programa letivo cobre os seguintes tópicos:
1. Introdução ao estudo do sistema financeiro
2. Taxas de juro e ativos de rendimento fixo
3. Avaliação de ativos de rendimento fixo2
4. Estrutura temporal de taxas de juro
5. Bancos
6. Riscos do negócio bancário e regulação
7. Mercados monetários e de capitais
8. Moeda, oferta de moeda e política monetária

Complementos de MicroeconomiaEconomia da Empresa

Docente responsável

Vasco Rodrigues

A Economia da Empresa estuda os contributos da teoria económica para a compreensão do comportamento das organizações empresariais. Os tópicos tratados na disciplina incluem decisões de produção (o que produzir? quanto produzir?), de preços (quanto cobrar? como cobrar?) e esquemas de incentivos (quanto pagar? como pagar?), bem como a caraterização e análise do ambiente concorrencial. Pretende-se que os alunos apreendam os conceitos lecionados e sejam capazes de os aplicar quer na resolução de exercícios teóricos quer na interpretação de situações reais. A compreensão destes temas é relevante tanto para gestores, como fundamento para a decisão empresarial, como para outros interessados na realidade empresarial, como consultores, jornalistas económicos, etc. Embora não sejam estritamente indispensáveis, conhecimentos prévios de introdução à economia e cálculo são aconselháveis.

Docente responsável

Ricardo Gonçalves

A cadeira de Complementos de Microeconomia tem como objectivo aprofundar os conhecimentos já adquiridos em Microeconomia (1º ano), nomeadamente a compreensão do comportamento dos agentes económicos individuais – consumidores e empresas –, bem como analisar de uma forma rigorosa outros temas importantes, como sejam a incerteza, as externalidades, os bens públicos e a informação assimétrica. A teoria dos jogos surge como uma importante ferramenta de análise.

Complementos de MacroeconomiaComplementos de Contabilidade Financeira

Docente responsável

Maria José Fonseca

Complementos de Contabilidade Financeira dá continuidade e desenvolve o conteúdo da disciplina de
Contabilidade Financeira. Mais especificamente, a disciplina dedica-se à analise dos seguintes temas: activos intangíveis, instrumentos financeiros, movimentos no capital próprio, método da equivalência patrimonial, consolidação de contas, elaboração e análise da Demonstrações de Fluxos de Caixa e da Demonstração dos Resultados por Funções e introdução à análise de rácios financeiros.
No final do semestre, o aluno deverá estar preparado para elaborar Demonstrações Financeiras Consolidadas, bem como a Demonstrações de Fluxos de Caixa e a Demonstração dos Resultados por Funções. Deve estar apto para compreender o tratamento contabilístico das operações que envolvem o capital próprio, o tratamento contabilístico das participações de capital e o processo de consolidação de contas . A disciplina estabelece a ponte para as disciplinas de finanças empresariais ao versar sobre a...

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