Licenciatura em educação  

Licenciatura

Em Braga

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Braga

  • Início

    Datas a escolher

A Licenciatura em Educação forma profissionais ou técnicos superiores de educação com competências para atuarem dentro e fora do sistema educativo, em todos os seus níveis e compreendendo diversas modalidades de intervenção (educação, formação, gestão da formação, mediação, etc).
Assim, o licenciado em Educação desenvolve competências para desempenhar, entre outras, funções ao nível de:
- educação e formação para a cidadania;
- formação (pedagógica) de formadores, conceção de projetos e de programas de formação e de intervenção socioeducativa;
- formação em desenvolvimento pessoal, profissional e social, educação e formação de adultos, educação comunitária e animação cultural;
- intervenção socioeducativa junto de grupos de risco, integração social e mediação;
- direção, coordenação e supervisão em organismos ou entidades, públicas e privadas, ligadas à educação, formação, animação e desenvolvimento comunitário, o que inclui o caso dos centros sociais e da Segurança Social.
A Licenciatura em Educação está estruturada em três áreas Científicas: Ciências Básicas da Educação, Metodologias da Investigação e da Intervenção em Educação e Iniciação à Prática Profissional, promovendo uma sólida formação humana, nas suas dimensões ética, cultural, científica, artística, técnica e profissional, através de um plano curricular de base, complementado com um conjunto diversificado de opções e oferecendo aos estudantes, desde o primeiro ano do curso, a oportunidade de contacto com contextos de potencial inserção profissional.

Instalações

Localização

Início

Braga
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

1. Proporcionar um conhecimento amplo dos fenómenos educativos e formativos em seus contextos políticos, sociais e comunitários, a partir dos contributos das diferentes disciplinas básicas da Educação;
2. contribuir para a análise crítica das instituições educativas, das organizações e dos sistemas de formação e intervenção socioeducativa, ao nível das suas políticas e objetivos, dos seus contextos e processos;
3. dotar os estudantes dos métodos e das técnicas de investigação em educação capazes de apoiarem a realização de estudos de caracterização, de trabalhos de diagnóstico e de identificação de necessidades;
4. habilitar os estudantes para o exercício de funções básicas de planificação, organização, gestão e avaliação de programas e projetos de educação e formação;
5. fornecer métodos e técnicas de apoio ao desenho curricular de ações de formação;
6. fornecer métodos e técnicas de apoio à tomada de decisões pedagógicas e sua avaliação;
7. mobilizar metodologias da educação e da formação em contextos socioeducativos diversos;
8. assegurar uma adequada iniciação à prática profissional por forma a promover a inserção dos licenciados no mercado de trabalho, através de atividades de contacto e observação, de reflexão e análise, e de intervenção educativa em contextos de trabalho, estas sob
adequada orientação.

De acordo com o perfil de competências do curso, o licenciado está apto a intervir em contextos socioeducativos e em instituições de caráter educativo e formativo, nomeadamente, instituições escolares, instituições de acolhimento e prestação de cuidados inscritos no sistema de proteção social, centros de saúde, de dia e de atendimento de retaguarda, tribunal de família e menores, centros culturais e serviços educativos de museus, fundações e bibliotecas, centros de educação especial, de reeducação e de reinserção social, serviços de educação de adultos e educação permanente, serviços autárquicos de cultura e ação social, associações culturais, recreativas e desportivas, empresas de consultoria e formação, centros de formação profissional, entre outros.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Correntes da Pedagogia Contemporânea
Educação e Desenvolvimento Sustentável
Iniciação à Prática Profissional I - Análise de Contextos
Introdução às Ciências da Educação
Sociologia da Educação I
Tecnologia e Comunicação Educacional I
Filosofia da Educação
Iniciação à Prática Profissional II - Perfis Profissionais
Metodologia da Investigação em Educação
Sociologia da Educação II
Tecnologia e Comunicação Educacional II
Introdução à Psicologia da Educação
Multiculturalismo e Educação
Pedagogia do Lúdico e do Lazer
Conceção, Gestão e Avaliação de Projetos Educativos I
Iniciação à Prática Profissional III - Análise de Projetos de Formação
Métodos Quantitativos de Análise
Psicologia da Educação I
Teoria e Desenvolvimento Curricular I
Educação para a Saúde
Materiais Educativos Multimédia
Pedagogias Críticas
Conceção, Gestão e Avaliação de Projetos Educativos II
Iniciação à Prática Profissional IV - Métodos e Técnicas da Educação e da Formação
Métodos Qualitativos de Análise
Psicologia da Educação II
Teoria e Desenvolvimento Curricular II
Educação à Distância e E-Learning
Educação e Literacias
Sociologia da Educação Não-Escolar
Metodologias da Educação e da Formação
Organizações Educativas e Administração Educacional I
Políticas Educativas
Comunicação e Mediação na Formação
Formação e Gestão de Recursos Humanos
Pedagogia da Educação de Adultos
Dispositivos e Metodologias de Formação e Mediação I
Educação de Adultos e Intervenção Comunitária I
Formação e Gestão de Recursos Humanos I
Epistemologia das Ciências da Educação
Organizações Educativas e Administração Educacional II
Teoria e Práticas de Avaliação da Formação
Animação Socioeducativa e Intervenção Comunitária
Educação e Trabalho
Supervisão da Educação e da Formação
Dispositivos e Metodologias de Formação e Mediação II
Educação de Adultos e Intervenção Comunitária II
Formação e Gestão de Recursos Humanos II

Licenciatura em educação  

Preço para verificar