A inclusão dos Alunos com NEE na Escola: Exigências e Práticas Educativas

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Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Nível

    Intermediário

  • Metodologia

    Online

  • Horário de aulas

    25h

  • Duração

    Flexível

  • Início

    Datas a escolher

  • Campus online

    Sim

  • Envio de material didático

    Sim

  • Serviço de informação

    Sim

  • Aulas virtuais

    Sim

O sistema educativo português assenta num paradigma inclusivo, na linha das orientações que têm sido emanadas de organismos internacionais, de que são exemplo a UNESCO e a Agência Europeia para o Desenvolvimento em Necessidades Educativas Especiais.
Seguindo estas orientações, nas últimas décadas o sistema educativo português produziu avanços no sentido de todos os alunos, independentemente das suas características, frequentarem a escola da sua área de residência e serem inseridos em programas apropriados ao seu nível etário e ao seu desenvolvimento.
Para a concretização e aprofundamento de uma escola inclusiva, as práticas inclusivas ao nível da escola e da sala de aula necessitam de ser desenvolvidas e disseminadas (ver por exemplo relatório técnico do CNE, 2014), sendo um dos fatores críticos a formação de professores.

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A ter em conta

Aprofundar e atualizar conhecimentos sobre educação inclusiva;
Aprofundar e atualizar conhecimentos sobre as condições associadas a necessidades educativas especiais
Refletir sobre práticas escolares que promovem a inclusão numa perspetiva contextualizada
Desenvolver competências práticas sobre estratégias de ensino adequadas à promoção da aprendizagem de todos os alunos

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Opiniões

Matérias

  • Fundamental
  • Análise
  • Operacionalização
  • Crítica
  • Biopsicossocial
  • Educacional
  • Colaboração
  • Metodologias
  • Pesquisa
  • Profissional

Programa

Conteúdos programáticos

  • Educação Inclusiva: fundamentos e construção socio-histórica do conceito de inclusão.
  • Conceito de NEE: análise, operacionalização e reflexão crítica. Os contributos da perspetiva biopsicossocial da incapacidade e funcionalidade.
  • A escola inclusiva: instrumentos para a análise da organização escolar e estratégias para a intervenção ao nível da escola
  • A sala de aula inclusiva: estratégias de ensino/aprendizagem e dinâmicas sociais em sala de aula
  • Intervenção Educativa e as Estratégias de ensino baseadas na evidência; Programas de Intervenção Precoce; Adaptações Curriculares; Colaboração com as famílias;

Metodologias de realização da ação

As sessões de formação serão dedicadas à exposição de informação, ao debate e partilha de experiências, análise de documentação para aprofundamento dos temas, análise de artigos de investigação. Os conteúdos das sessões são flexíveis para serem dirigidos para os problemas colocados pelos professores com base na sua experiência profissional. Privilegia-se a partilha de experiências e de conhecimentos em pequeno e grande grupo.

Avaliação dos formandos

A avaliação dos formandos baseia-se nos seguintes elementos:

  • participação nas tarefas práticas realizadas nas sessões de formação (50%)
  • relatório de pesquisa sobre um dos conteúdos programáticos do curso a selecionar pelos formandos. Este relatório poderá ser individual ou de grupo e deverá consistir num aprofundamento do tema com base na teoria e na investigação produzida e a recolha de evidências em contexto da escola (50%).

Tal como definido pelo Despacho n.º 4595/2015, de maio de 2015, os formandos serão avaliados quantitativamente numa escala de 1 a 10 valores.

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