Gestão de Equipas e Liderança

Curso

Em Lisboa

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Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Nível

    Intermediário

  • Local

    Lisboa

  • Horário de aulas

    18h

  • Duração

    Flexível

A liderança é um fenómeno de influência interpessoal, o que pressupõe que um líder modifique propositadamente o comportamento de outras pessoas, para que tal aconteça, ganha especial importância a forma como exerce o poder e a sua autoridade. O comportamento de liderar envolve múltiplas funções, tais como planificar, informar, avaliar, controlar, motivar, recuperar, punir, etc. Contudo liderar é, essencialmente orientar o grupo, as pessoas em direção a determinados objetivos ou metas.

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A ter em conta

Formar e treinar as Chefias no Desempenho da sua Função, através da Consolidação/ Desenvolvimento de Competências de Liderança e Gestão de Equipas.

No final do curso os formandos serão capazes de:
− Adquirir Competências no Treino de Colaboradores e adaptar o Estilo de Liderança em função das características da Equipa, permitindo a Retenção de Talentos na Empresa.
− Fornecer a todas as Chefias um Modelo Comum e Coerente que permita a Aquisição de uma Comunicação orientada para o Desenvolvimento dos Colaboradores.

Este curso é destinado a todas as pessoas cuja função seja motivar e liderar recursos humanos em contexto profissional, estando particularmente vocacionado para Gestores, Empresários e cargos de chefia intermédia.

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Opiniões

Matérias

  • Liderança
  • Estilos
  • Direcção
  • Gestão de Equipas
  • Auto
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  • Caso
  • Prático
  • Situação
  • Colaborador
  • Resolução

Programa

Conteúdos Programáticos

Enquadramento Geral: Introdução e Objectivos.

Liderança e Estilos de Direcção.
  • Ciclo de Direcção e Gestão de Equipas.
  • Características do Líder e Estilos de Liderança.
  • Auto-Percepção dos Estilos de Liderança. (CASO PRÁTICO)
  • Como Praticar a Liderança.
  • Análise e Resolução de Situação Complexa com um Colaborador. (CASO PRÁTICO)
Comunicação e Assertividade na Gestão da Equipa
  • Barreiras à comunicação; Técnicas de comunicação; A comunicação não verbal
  • Os estilos comunicacionais-Passivo, Agressivo, Assertivo
  • Assertividade e empatia na Gestão de Conflitos
  • Flexibilidade comportamental-adaptar e gerir diferentes perfis de comportamento
As Competências de Desenvolvimento da Equipa
  • Constrói uma equipa
  • Promoção da cooperação interna
  • Fontes da motivação humana - ações
  • Mobilização para uma visão
  • Integração de novos colaboradores
  • Comprometer em torno de objetivos
  • Estabelece metas
  • Definição de objetivos SMART
  • Desenvolve competências
  • Os 5 passos para desenvolver pessoas
  • A estrutura do Feedback positivo
  • Dar Feedbck negativo
Delegação.
  • Premissas da Delegação. Vantagens da Delegação. Como Delegar.
  • Avaliação do Colaborador: Maturidade Técnica e Psicológica.
  • (CASO PRÁTICO)
Avaliação e Coaching dos Colaboradores.
  • O Coaching e as suas Etapas.
  • A Função do Líder e Tutor.
  • Coaching do Colaborador. (CASO PRÁTICO)
Motivação das Equipas.
  • Componentes da Motivação. Formas de Desenvolver a Motivação.
  • Abordagem para Motivar os Outros. (CASO PRÁTICO)
Planeamento.
  • Porquê Planear. Gerir Prioridades. (CASO PRÁTICO)
  • Etapas do Planeamento. Plano de Acção. (CASO PRÁTICO)
Plano de ação de desenvolvimento pessoal

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