Gestão de Equipas e Liderança
Curso
Em Lisboa
Descrição
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Tipologia
Curso
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Nível
Intermediário
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Local
Lisboa
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Horário de aulas
18h
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Duração
Flexível
A liderança é um fenómeno de influência interpessoal, o que pressupõe que um líder modifique propositadamente o comportamento de outras pessoas, para que tal aconteça, ganha especial importância a forma como exerce o poder e a sua autoridade. O comportamento de liderar envolve múltiplas funções, tais como planificar, informar, avaliar, controlar, motivar, recuperar, punir, etc. Contudo liderar é, essencialmente orientar o grupo, as pessoas em direção a determinados objetivos ou metas.
Instalações
Localização
Início
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A ter em conta
Formar e treinar as Chefias no Desempenho da sua Função, através da Consolidação/ Desenvolvimento de Competências de Liderança e Gestão de Equipas.
No final do curso os formandos serão capazes de:
− Adquirir Competências no Treino de Colaboradores e adaptar o Estilo de Liderança em função das características da Equipa, permitindo a Retenção de Talentos na Empresa.
− Fornecer a todas as Chefias um Modelo Comum e Coerente que permita a Aquisição de uma Comunicação orientada para o Desenvolvimento dos Colaboradores.
Este curso é destinado a todas as pessoas cuja função seja motivar e liderar recursos humanos em contexto profissional, estando particularmente vocacionado para Gestores, Empresários e cargos de chefia intermédia.
Opiniões
Matérias
- Liderança
- Estilos
- Direcção
- Gestão de Equipas
- Auto
- PRATICAR
- Caso
- Prático
- Situação
- Colaborador
- Resolução
Programa
Enquadramento Geral: Introdução e Objectivos.
Liderança e Estilos de Direcção.
- Ciclo de Direcção e Gestão de Equipas.
- Características do Líder e Estilos de Liderança.
- Auto-Percepção dos Estilos de Liderança. (CASO PRÁTICO)
- Como Praticar a Liderança.
- Análise e Resolução de Situação Complexa com um Colaborador. (CASO PRÁTICO)
- Barreiras à comunicação; Técnicas de comunicação; A comunicação não verbal
- Os estilos comunicacionais-Passivo, Agressivo, Assertivo
- Assertividade e empatia na Gestão de Conflitos
- Flexibilidade comportamental-adaptar e gerir diferentes perfis de comportamento
- Constrói uma equipa
- Promoção da cooperação interna
- Fontes da motivação humana - ações
- Mobilização para uma visão
- Integração de novos colaboradores
- Comprometer em torno de objetivos
- Estabelece metas
- Definição de objetivos SMART
- Desenvolve competências
- Os 5 passos para desenvolver pessoas
- A estrutura do Feedback positivo
- Dar Feedbck negativo
- Premissas da Delegação. Vantagens da Delegação. Como Delegar.
- Avaliação do Colaborador: Maturidade Técnica e Psicológica.
- (CASO PRÁTICO)
- O Coaching e as suas Etapas.
- A Função do Líder e Tutor.
- Coaching do Colaborador. (CASO PRÁTICO)
- Componentes da Motivação. Formas de Desenvolver a Motivação.
- Abordagem para Motivar os Outros. (CASO PRÁTICO)
- Porquê Planear. Gerir Prioridades. (CASO PRÁTICO)
- Etapas do Planeamento. Plano de Acção. (CASO PRÁTICO)
Gestão de Equipas e Liderança