Formação contínua de professores > tipologias textuais para o ensino básico e secundário

Pos-graduação

Em Lisboa

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Local

    Lisboa

  • Início

    Datas a escolher

Nos últimos anos, o tema das tipologias textuais tem ganho um crescente relevo a nível da investigação realizada, com consequências importantes para os programas de ensino de línguas, nomeadamente para a didática da leitura e da produção escrita e oral.

Os documentos intitulados Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico e Programa e Metas Curriculares de Português – Ensino Secundário conferem um lugar de destaque às tipologias textuais, nomeadamente aos conceitos de género e de sequência textual, seja a nível da oralidade, da leitura, da escrita ou da educação literária. A recorrência destes conceitos nos programas de Português comprova que os textos não devem ser abordados em contexto didático sem que se tome em consideração diversos aspetos relacionados com a temática das tipologias textuais.
Justifica-se, portanto, disponibilizar aos professores de Português ações de formação contínua que lhes permitam atualizar os seus conhecimentos nesta área, de modo a tornar as suas atividades letivas mais produtivas e eficientes.

Assim, considera-se importante refletir:
i) acerca dos fatores externos que condicionam o surgimento dos textos e que neles se refletem: em particular, a área de atividade socioprofissional em que são produzidos, os papéis socioprofissionais que os interlocutores assumem, assim como os objetivos que com eles se procura atingir;
ii) acerca das diferentes propriedades internas que os textos evidenciam: em especial, os temas abordados, a estruturação (a nível da ordenação dos conteúdos, da segmentação interna em capítulos, secções, etc., e dos tipos de sequências textuais que incluem), os mecanismos gramaticais e lexicais que neles são atestados.
.
A Universidade Aberta tem vindo a dinamizar múltiplas ações de formação que têm como finalidade sistematizar, refletir sobre e aprofundar conteúdos integrados nos programas de Português

Instalações

Localização

Início

Lisboa
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

No final da ação, cada formando deverá estar apto a:

− caracterizar o conceito de texto;
− explicitar em que consiste a atividade de classificar textos;
− conhecer as classificações textuais mais adequadas a usar em contexto didático;
− distinguir classificações baseadas num único critério de classificações assentes em mais do que um critério;
− indicar o(s) critérios(s) subjacente(s) a uma dada classificação textual;
− reconhecer classes de textos de uma mesma classificação;
− contrastar classes de textos de classificações diferentes;
− relacionar os conceitos de formação sociodiscursiva e de tipo de discurso;
− articular as classificações em tipos de discurso e em géneros;
− identificar propriedades textuais e discursivas de diversos géneros;
− delimitar os conceitos de modo literário e de género literário;
− articular as classificações em modos literários e em géneros e subgéneros literários;
− especificar critérios inerentes a vários subgéneros literários;
− indicar as propriedades de diversos tipos de texto;
− distinguir tipos de texto e tipos de sequências textuais;
− enunciar os critérios subjacentes à classificação em tipos de sequências textuais;
− caracterizar os diferentes tipos de sequências textuais, segundo Adam (1992, 2011).

Para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8º e no artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão curricular e progressão em carreira na área cientifico-didática de Professores dos Grupos 200 210 220 do 2º Ciclo do Ensino Básico e do Grupo 300 dos Ensinos Básico (3º Ciclo) e Secundário.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Tema 1 – Reflexões preliminares (18 horas) 1.1. O conceito de texto - Definição e caracterização do conceito de texto - Caráter pluridimensional dos textos 1.2. Classificar textos - Princípios metodológicos - Tipologias e classificações 1.3. Diferentes classificações textuais - Tipos de discurso - Géneros e subgéneros - Tipos de textos - Tipos de sequências textuais Tema 2 – Tipos de discurso e géneros (20 horas) 2.1. Tipos de discurso - Critérios definidores dos tipos de discurso - Formações sociodiscursivas e tipos de discurso 2.2. Géneros - Critérios definidores dos géneros - Articulação entre tipos de discurso e géneros - Propriedades dos géneros Tema 3 – Modos, géneros e subgéneros literários (20 horas) 3.1. Modos literários e géneros literários - Critérios definidores dos modos literários - Articulação entre modos literários e géneros literários - As distinções entre poesia e prosa 3.2. Géneros e subgéneros literários - Critérios definidores dos subgéneros literários Tema 4 – Tipos de textos e tipos de sequências textuais (20 horas) 4.1. Tipos de textos, segundo Werlich (1975) - Critérios definidores dos tipos de textos - Caracterização dos tipos de textos (narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo, instrucional) 4.2. Tipos de sequências textuais, segundo Adam (1992, 2011) - Critérios definidores dos tipos de sequências textuais - Caracterização dos tipos de sequências textuais (narrativo, descritivo, argumentativo, explicativo, dialogal)

Formação contínua de professores > tipologias textuais para o ensino básico e secundário

Preço para verificar