Formação contínua de professores > tipologias textuais para o ensino básico e secundário
Pos-graduação
Em Lisboa
Descrição
-
Tipologia
Pos-graduação
-
Local
Lisboa
-
Início
Datas a escolher
Nos últimos anos, o tema das tipologias textuais tem ganho um crescente relevo a nível da investigação realizada, com consequências importantes para os programas de ensino de línguas, nomeadamente para a didática da leitura e da produção escrita e oral.
Os documentos intitulados Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico e Programa e Metas Curriculares de Português – Ensino Secundário conferem um lugar de destaque às tipologias textuais, nomeadamente aos conceitos de género e de sequência textual, seja a nível da oralidade, da leitura, da escrita ou da educação literária. A recorrência destes conceitos nos programas de Português comprova que os textos não devem ser abordados em contexto didático sem que se tome em consideração diversos aspetos relacionados com a temática das tipologias textuais.
Justifica-se, portanto, disponibilizar aos professores de Português ações de formação contínua que lhes permitam atualizar os seus conhecimentos nesta área, de modo a tornar as suas atividades letivas mais produtivas e eficientes.
Assim, considera-se importante refletir:
i) acerca dos fatores externos que condicionam o surgimento dos textos e que neles se refletem: em particular, a área de atividade socioprofissional em que são produzidos, os papéis socioprofissionais que os interlocutores assumem, assim como os objetivos que com eles se procura atingir;
ii) acerca das diferentes propriedades internas que os textos evidenciam: em especial, os temas abordados, a estruturação (a nível da ordenação dos conteúdos, da segmentação interna em capítulos, secções, etc., e dos tipos de sequências textuais que incluem), os mecanismos gramaticais e lexicais que neles são atestados.
.
A Universidade Aberta tem vindo a dinamizar múltiplas ações de formação que têm como finalidade sistematizar, refletir sobre e aprofundar conteúdos integrados nos programas de Português
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
No final da ação, cada formando deverá estar apto a:
− caracterizar o conceito de texto;
− explicitar em que consiste a atividade de classificar textos;
− conhecer as classificações textuais mais adequadas a usar em contexto didático;
− distinguir classificações baseadas num único critério de classificações assentes em mais do que um critério;
− indicar o(s) critérios(s) subjacente(s) a uma dada classificação textual;
− reconhecer classes de textos de uma mesma classificação;
− contrastar classes de textos de classificações diferentes;
− relacionar os conceitos de formação sociodiscursiva e de tipo de discurso;
− articular as classificações em tipos de discurso e em géneros;
− identificar propriedades textuais e discursivas de diversos géneros;
− delimitar os conceitos de modo literário e de género literário;
− articular as classificações em modos literários e em géneros e subgéneros literários;
− especificar critérios inerentes a vários subgéneros literários;
− indicar as propriedades de diversos tipos de texto;
− distinguir tipos de texto e tipos de sequências textuais;
− enunciar os critérios subjacentes à classificação em tipos de sequências textuais;
− caracterizar os diferentes tipos de sequências textuais, segundo Adam (1992, 2011).
Para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8º e no artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão curricular e progressão em carreira na área cientifico-didática de Professores dos Grupos 200 210 220 do 2º Ciclo do Ensino Básico e do Grupo 300 dos Ensinos Básico (3º Ciclo) e Secundário.
Opiniões
Programa
Formação contínua de professores > tipologias textuais para o ensino básico e secundário