O Ensino/Formação e os Serious Games
Curso
Em Lisboa
Descrição
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Tipologia
Curso
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Nível
Intermediário
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Local
Lisboa
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Duração
Flexível
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Início
Datas a escolher
A utilização generalizada das novas tecnologias de informação tem vindo a colocar novos desafios à sociedade e em particular a forçar a inovação no ensino e formação mudando o paradigma da educação.
Entre as diferentes e variadas tecnologias e dispositivos disponíveis podemos destacar os tablets, os smart phones, os quadros interativos, o Streaming Audio e Vídeo, as Push Technologies e a Realidade Virtual.
O uso do computador, dos telemóveis “smart” e da Internet, levou ao desenvolvimento de modelos de ensino interativos em praticamente todos os tipos de ensino. Por exemplo, numa altura em que as redes sociais conquistaram o seu espaço no quotidiano da nossa sociedade, não podemos ignorar as suas potencialidades no que respeita à promoção da aprendizagem.
Contudo, não parece ainda haver consenso sobre a melhor maneira de usar de novas tecnologias de informação nas práticas educativas.
Assim, acompanhar a utilização e aceitação pelos formandos e formadores destas novas tecnologias e espaços de comunicação, como é exemplo o Facebook, e perceber se estes utilizadores estarão, também, motivados a participar e tirar proveito destas plataformas, enquanto facilitadoras da sua aprendizagem, é uma questão premente.
Neste enquadramento, e porque importa conhecer, debater, pensar e planear o papel futuro destas novas tecnologias no Ensino/Formação propõe-se organizar um ciclo de Seminários.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Debater a problemática dos contextos sociais e tecnológicos atuais na formação profissional como evidência do reposicionamento dos diferentes atores
Público em geral, mediante inscrição prévia.
Opiniões
Matérias
- Ensino
- Educação
- Acessibilidade
- Social
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- Psicología
- Jogos sérios
- Profissional
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- Análise
- Métodos
Programa
9:15SESSÃO DE ABERTURA
- Agostinho Castanheira – Diretor do Citeforma
- Elsa Caramujo – Diretora do CNQ / IEFP
- Vitor Santos – Coordenador do Seminário, Citeforma / NOVA IMS
- Rui Prada - IST
- Jogos na Formação e Ensino
- José Bidarra – UAberta
10:30SERIOUS GAMES NO ENSINO/FORMAÇÃO
- Jogos e o saber pensar
- Dulce Gonçalves -Faculdade de Psicologia - Universidade de Lisboa
- Jogos e o saber fazer (eg: simuladores na gestão)
- António Valente de Andrade - UCP
- Jogos para treino de competências sociais - (ex: bullying)
- Ana Paula Cláudio - FCUL
- Jogos e a avaliação – Ex da matemática
- Pedro A. Santos – IST
11:55PAUSA PARA CAFÉ
12:15SERIOUS GAMES NA ACESSIBILIDADE E COMBATE À INFOEXCLUSÃO
- Serious Games ao serviço da Acessibilidade
- João Barroso - UTAD
- Social Tech Booster
- Tiago Cardoso – FCT- Universidade Nova
13:00ENCERRAMENTO
O Ensino/Formação e os Serious Games