O Ensino/Formação e os Serious Games

Curso

Em Lisboa

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Nível

    Intermediário

  • Local

    Lisboa

  • Duração

    Flexível

  • Início

    Datas a escolher

A utilização generalizada das novas tecnologias de informação tem vindo a colocar novos desafios à sociedade e em particular a forçar a inovação no ensino e formação mudando o paradigma da educação.

Entre as diferentes e variadas tecnologias e dispositivos disponíveis podemos destacar os tablets, os smart phones, os quadros interativos, o Streaming Audio e Vídeo, as Push Technologies e a Realidade Virtual.

O uso do computador, dos telemóveis “smart” e da Internet, levou ao desenvolvimento de modelos de ensino interativos em praticamente todos os tipos de ensino. Por exemplo, numa altura em que as redes sociais conquistaram o seu espaço no quotidiano da nossa sociedade, não podemos ignorar as suas potencialidades no que respeita à promoção da aprendizagem.

Contudo, não parece ainda haver consenso sobre a melhor maneira de usar de novas tecnologias de informação nas práticas educativas.
Assim, acompanhar a utilização e aceitação pelos formandos e formadores destas novas tecnologias e espaços de comunicação, como é exemplo o Facebook, e perceber se estes utilizadores estarão, também, motivados a participar e tirar proveito destas plataformas, enquanto facilitadoras da sua aprendizagem, é uma questão premente.

Neste enquadramento, e porque importa conhecer, debater, pensar e planear o papel futuro destas novas tecnologias no Ensino/Formação propõe-se organizar um ciclo de Seminários.

Instalações

Localização

Início

Lisboa
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Debater a problemática dos contextos sociais e tecnológicos atuais na formação profissional como evidência do reposicionamento dos diferentes atores

Público em geral, mediante inscrição prévia.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Matérias

  • Ensino
  • Educação
  • Acessibilidade
  • Social
  • Gestão
  • Prática
  • Psicología
  • Jogos sérios
  • Profissional
  • Desenvolvimento
  • Análise
  • Métodos

Programa

9:00RECEPÇÃO DOS PARTICIPANTES

9:15SESSÃO DE ABERTURA
  • Agostinho Castanheira – Diretor do Citeforma
  • Elsa Caramujo – Diretora do CNQ / IEFP
  • Vitor Santos – Coordenador do Seminário, Citeforma / NOVA IMS
9:30ENQUADRAMENTO DA TEMÁTICA MAIS OU MENOS SÉRIOS
  • Rui Prada - IST
  • Jogos na Formação e Ensino
  • José Bidarra – UAberta
Moderador: João Lourenço – Coordenador do CNQF / IEFP

10:30SERIOUS GAMES NO ENSINO/FORMAÇÃO
  • Jogos e o saber pensar
  • Dulce Gonçalves -Faculdade de Psicologia - Universidade de Lisboa
  • Jogos e o saber fazer (eg: simuladores na gestão)
  • António Valente de Andrade - UCP
  • Jogos para treino de competências sociais - (ex: bullying)
  • Ana Paula Cláudio - FCUL
  • Jogos e a avaliação – Ex da matemática
  • Pedro A. Santos – IST
Moderador: João Barroso - UTAD - UTAD / INESC

11:55PAUSA PARA CAFÉ

12:15SERIOUS GAMES NA ACESSIBILIDADE E COMBATE À INFOEXCLUSÃO
  • Serious Games ao serviço da Acessibilidade
  • João Barroso - UTAD
  • Social Tech Booster
  • Tiago Cardoso – FCT- Universidade Nova
Moderador: Vitor Santos - Citeforma / NOVA IMS

13:00ENCERRAMENTO

O Ensino/Formação e os Serious Games

Preço para verificar