Formação contínua de professores > supervisão pedagógica na avaliação do desempenho docente
Pos-graduação
Em Lisboa
Descrição
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Tipologia
Pos-graduação
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Local
Lisboa
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Início
Datas a escolher
A Ação proposta pretende fornecer as competências básicas de supervisão pedagógica na especificidade da avaliação do desempenho docente (ADD). A clarificação, a diferenciação e a relação dos conceitos “supervisão”, “supervisão pedagógica”, “avaliação formativa”, “avaliação sumativa”, “avaliador interno” e “avaliador “externo”, serão as linhas condutoras da Ação. A legislação mais recente sobre a ADD, sobretudo os aspetos processuais, será outro dos aspetos a ser focado.
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A ter em conta
Pretende-se que os destinatários adquiram as competências de supervisores pedagógicos no âmbito específico da ADD. No final, os participantes deverão ser capazes de se situar no cargo de avaliadores de desempenho docente enquanto supervisores pedagógicos bem como dominar os procedimentos inerentes a uma coerente ADD.
Esta Ação é, assim, dirigida a todos os que ocupam, ou que prevejam vir a ocupar, cargos de coordenadores pedagógicos, coordenadores de departamento, delegados de grupo, subcoordenadores de departamento e a todos os outros que de alguma forma se encontrem em posição de avaliar os seus pares.
Para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8º e no artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão curricular e cientifico-didática de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
ÁREA DE FORMAÇÃO - Liderança, Coordenação e Supervisão Pedagógica
Registo CCPFC/ACC-102193/19
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Programa
Formação contínua de professores > supervisão pedagógica na avaliação do desempenho docente