Filosofia para crianças
Mestrado
Em Ponta Delgada
Descrição
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Tipologia
Mestrado
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Local
Ponta delgada
Condições de ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos:
a) Titulares de licenciaturas em Filosofia, Filosofia e Cultura Portuguesa, Educação Básica, Psicologia, outras licenciaturas em áreas afins que se ocupem profissionalmente em atividades nos domínios de Educação e Intervenção Social com crianças e jovens, ou de habilitações legalmente equivalentes.
b) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade dos Açores como atestando capacidade para a realização do mestrado e que demonstre experiência na área de estudos do curso.
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Opiniões
Programa
Objetivos a) Aprofundar o estudo da Filosofia para Crianças enquanto área filosófica; b) Compreender as principais orientações do programa filosófico e educativo de Filosofia para Crianças, desde a sua génese até aos seus diversos modelos atuais. c) Explorar os pressupostos filosóficos e a estrutura de uma €œcomunidade de investigação filosófica€, paradigma educativo e infraestrutura epistemológica da Filosofia para Crianças. d) Promover o papel do educador nas comunidades de investigação filosófica enquanto facilitador que modela o rigor do discurso filosófico e introduz os utensílios conceptuais necessários à atividade dialógica do grupo. e) Estabelecer uma articulação entre a Filosofia para Crianças e as áreas da Literatura para a Infância e das Expressões Artísticas, enquanto potenciais estímulos para a construção de diálogo em comunidade de investigação. f) Compreender a Filosofia para Crianças como proposta filosófico-educativa para um modelo de cidadania comprometida e responsável, com impacto na formação integral do ser humano. g) Promover o desenvolvimento de investigação académica autónoma e original no domínio filosófico da Filosofia para Crianças.
Saídas profissionais Não obstante não assumir uma natureza profissionalizante, o curso de Mestrado visa dotar profissionais já formados com as ferramentas filosófico-educativas necessárias para a promoção de uma atitude ativa nos processos de formação de crianças e jovens. Neste contexto, dirige-se a um vasto conjunto de profissionais, permitindo uma abordagem alternativa aos tradicionais processos de ensino-aprendizagem e promovendo um acompanhamento efetivo da prática do pensamento filosófico com grupos de crianças.
Filosofia para crianças