Filosofia para crianças

Mestrado

Em Ponta Delgada

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Ponta delgada

Condições de ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos:
a) Titulares de licenciaturas em Filosofia, Filosofia e Cultura Portuguesa, Educação Básica, Psicologia, outras licenciaturas em áreas afins que se ocupem profissionalmente em atividades nos domínios de Educação e Intervenção Social com crianças e jovens, ou de habilitações legalmente equivalentes.
b) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade dos Açores como atestando capacidade para a realização do mestrado e que demonstre experiência na área de estudos do curso.

Instalações

Localização

Início

Ponta Delgada (Açores)
Ver mapa
Ladeira da Mãe de Deus

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Objetivos a) Aprofundar o estudo da Filosofia para Crianças enquanto área filosófica; b) Compreender as principais orientações do programa filosófico e educativo de Filosofia para Crianças, desde a sua génese até aos seus diversos modelos atuais. c) Explorar os pressupostos filosóficos e a estrutura de uma €œcomunidade de investigação filosófica€, paradigma educativo e infraestrutura epistemológica da Filosofia para Crianças. d) Promover o papel do educador nas comunidades de investigação filosófica enquanto facilitador que modela o rigor do discurso filosófico e introduz os utensílios conceptuais necessários à atividade dialógica do grupo. e) Estabelecer uma articulação entre a Filosofia para Crianças e as áreas da Literatura para a Infância e das Expressões Artísticas, enquanto potenciais estímulos para a construção de diálogo em comunidade de investigação. f) Compreender a Filosofia para Crianças como proposta filosófico-educativa para um modelo de cidadania comprometida e responsável, com impacto na formação integral do ser humano. g) Promover o desenvolvimento de investigação académica autónoma e original no domínio filosófico da Filosofia para Crianças.


Saídas profissionais Não obstante não assumir uma natureza profissionalizante, o curso de Mestrado visa dotar profissionais já formados com as ferramentas filosófico-educativas necessárias para a promoção de uma atitude ativa nos processos de formação de crianças e jovens. Neste contexto, dirige-se a um vasto conjunto de profissionais, permitindo uma abordagem alternativa aos tradicionais processos de ensino-aprendizagem e promovendo um acompanhamento efetivo da prática do pensamento filosófico com grupos de crianças.


Filosofia para crianças

Preço para verificar